Dicas de personalizados e cortes precisos em craft, feltro e EVA

Índice
Carregando...

O mundo dos personalizados

Você sabia que o segmento de papelaria personalizada cresce ano a ano desde 2010? Segundo o Infosys, 86% dos consumidores afirmam que a customização incentiva muito mais na hora da decisão de compra. Pense bem: se você fosse presentear um ente querido, escolheria um objeto comum ou um item exclusivo que fosse do jeitinho que seu parente ou amigo gosta? É por isso que muitas pessoas estão optando por artigos criados sob demanda. 

Com a alta procura por itens afetivos, a simplicidade se tornou peça-chave para encantar clientes, já que, ultimamente, eles desejam muito mais produtos com valores sentimentais do que artigos luxuosos, mas pobres em significado. Pensando nisso, investir em produção exclusiva é uma estratégia encantadora. Mas, para se destacar, a inovação é o segredo. Por isso, reunimos as melhores dicas para te inspirar!

A busca por personalizados na internet não para de crescer

Como se não bastasse a procura elevada por personalizados, o mercado da área teve um crescimento exponencial devido à alta das vendas on-line impulsionada pelas regras de isolamento social. A tendência mais que dobrou ano passado, aumentando em cerca de 122%, segundo o indicador de e-commerce da Câmara Brasileira de Economia Digital e da empresa Neotrust.

Para acompanhar a onda crescente e aumentar sua produtividade, a tecnologia se torna seu braço direito no preparo dos mais diversos materiais, afinal, é com ela que você conseguirá produzir mais em menos tempo e, consequentemente, levantar uma renda extra. Desde o processo de confecção até a divulgação, os recursos estão cada vez mais facilitadores para atingir novos horizontes. 

 

Venda de personalizados no digital

Aproveitando a onda do e-commerce, os pedidos de papelaria feitos pela internet atingiram a marca de 746,5 mil, segundo o levantamento da Compre&Confie de 2020. Esse número representa um crescimento de 21,3% no setor on-line. A pesquisa ainda aponta que os itens mais procurados foram: livros, calculadoras, canetas e papéis. Isso significa que, de fato, os materiais mais simples se destacaram em meio às possibilidades, reduzindo o valor do ticket médio, mas aumentando a possibilidade de oferecer produtos e serviços de customização em conjunto às buscas mais frequentes.

 

e-commerce

 

Áreas da papelaria personalizada

Embora a busca por personalizados seja muito comum, você pode se atrapalhar se tentar abraçar o mundo. Por isso, uma boa estratégia é filtrar sua produção para uma demanda mais específica. Essa tática, além de te ajudar na organização, chama a atenção de um público mais direcionado e a possibilidade de encantá-lo é maior, afinal, você passa a oferecer um atendimento empático.

Veja alguns exemplos de segmentos que você pode adotar:

 

  • Brindes corporativos
    Disponibilizar lembranças que estejam relacionadas a uma marca é uma tendência antiga. E não é para menos: ao aderir a essa prática, as empresas transmitem mais credibilidade, além de garantir kits mais completos a seus colaboradores, afinal, os brindes são direcionados para funcionários, parceiros e clientes. Pensando nisso, você pode disponibilizar agendas, calendários, canetas, cartões de visita, copos e chaveiros através de uma produção customizada simples, com recortes e colagens. Além de tudo, os itens sustentáveis estão em alta, então, essa é a hora de reaproveitar materiais e investir em craft para campanhas corporativas!

  • Batizados e chás de bebê
    Todo cliente que busca por itens personalizados para compor a festinha dos novos integrantes da família deseja transmitir muita emoção aos convidados. É um momento marcante, então sua produção precisa ser cuidadosa e extremamente atenciosa aos detalhes. A dica prioritária é conversar muito com seus clientes para entender suas preferências e fazer tudo de maneira bem personalizada.

    Ainda dentro desse universo, podem surgir chá de casa nova, chá revelação, primeira comunhão, entre outras comemorações singulares. Pensando nisso, explore possibilidades de decorações delicadas e aconchegantes, bem como ideias de lembrancinhas fofas em craft para que todos os convidados guardem na memória momentos especiais em família.

  • Aniversários
    Nada mais exclusivo do que o aniversário, não é mesmo? Com uma festa memorável e uma decoração personalizada, o cliente ganha um dia para chamar de seu. Sob essa perspectiva, pense em decorações de parede e de mesa, além de detalhes como toppings de bolo, letreiros para formar o nome do aniversariante, forminhas de doces personalizadas, kit de lembrancinhas etc.

  • Casamento
    Se aniversário é o dia para chamar de “meu”, o casamento é o dia para chamar de “nosso”. A comemoração é, sem dúvidas, uma das mais especiais e exige muita atenção, afinal, noivos são clientes extremamente exigentes. Por isso, o atendimento precisa de muita empatia e atenção para captar todos os desejos que precisam ser materializados em customização. Você pode oferecer a produção de convites elegantes, plaquinhas, cardápios, sinalizadores de mesa, lembrancinhas personalizadas e até itens decorativos artesanais, se a temática do evento for condizente à ideia.

  • Material escolar
    As crianças adoram mostrar aos coleguinhas seu material escolar novo. Melhor ainda se ele for exclusivo e com as personagens mais queridas da turma! Mas a customização dos objetos acadêmicos não se fecha apenas aos pequenos: universitários e professores também adoram personalizados! A verdade é que os estudos se tornam muito mais prazerosos com itens singulares. Canetas, cadernos, agendas, borrachas, estojos: tudo pode ganhar uma nova cara com materiais baratos e muita criatividade.

  • Encomendas personalizadas
    Às vezes, tudo que o cliente quer é um presente simples, mas muito afetivo. Por exemplo: no dia dos namorados, é muito comum a comercialização de ursinhos com mensagens de amor. Pensando nisso, você pode confeccionar bonecos, acessórios, canecas e até roupas customizadas atendendo a pedidos exclusivos. Ah, e não se esqueça de criar kits especiais para as datas comemorativas, afinal, são elas que trarão ainda mais pedidos e farão sua produção bombar!
Brindes corporativos
Batizados e chás de bebê
Aniversários
Casamentos
Material escolar
Encomendas personalizadas

Como explorar materiais simples - sem desperdício

Assim como você pode segmentar o produto final pensando nas demandas de cada nicho, é possível focar em certos materiais para a sua produção. Assim, além de disponibilizar itens para um público específico, você desenvolve mais técnica e ganha destaque como especialista.

Conforme você vai se aperfeiçoando, é possível agregar outros tipos de materiais ao seu artesanato e oferecer mais versatilidade. No entanto, cada um exige um tratamento específico e alguns cuidados para deixar sua produção ainda mais bonita. Para contextualizar, veja as dicas que separamos para diversos tipos de produção: 

img-7

 

  • EVA

O EVA é o queridinho da papelaria criativa. O material é colorido, por isso, é muito comum que seja direcionado para personalizar itens infantis e escolares. É possível customizar e encapar objetos planos através de colagens, assim como também pode criar itens mais elaborados e volumosos, como bonecos, acessórios, chaveiros etc.

O material chega em uma placa inteiriça. Embora flexível, se você decidir recortar à mão, terá um baita trabalho e, provavelmente, perderá várias tesouras. Por isso, é recomendado utilizar uma lâmina bem afiada. Você pode optar por um estilete ou, para agilizar o processo, uma máquina de corte, que te garantirá resultados mais precisos. Para fazer colagens, será necessário investir em cola específica para EVA. Já para dobraduras e montagens volumosas, você precisará de régua e, claro, muito treino.

  • Feltro

O feltro possui um aspecto aveludado muito elegante. Com ele, você pode forrar peças como almofadas e cadernos, fazer aplicações em roupas ou criar projetos como bonecos e decoração. 

Como o material é muito maleável e, se for de baixa qualidade, pode rasgar ou se desfazer. Cortá-lo manualmente traz riscos de menos precisão, então, a máquina de corte é o recurso ideal. Para usá-la, você deve escolher uma esteira de aderência moderada: suficiente para manter a folha bem esticada, mas não tão viscosa para que não fique presa.

Além disso, o feltro precisa de um tratamento impermeabilizante antes de ser manuseado. Para isso, é utilizada a termolina, uma mistura que faz com que o material fique mais resistente, ou o termocolante, adesivo transparente que é aplicado no verso da folha.

  • Papel

O bacana do material é evitar o desperdício. Você pode fazer recortes e colagens para enfeitar quadros, porta-retratos, cadernos, envelopes e convites. Outra possibilidade de artesanato são as amadas dobraduras, que exigem papéis específicos.

O papel, dependendo da espessura, é o material mais simples de ser cortado manualmente. No entanto, se sua demanda for alta, esse processo pode te causar prejuízo de tempo e atolamento de tarefas. Sem contar que a variedade do material é gigante, por isso, alguns tipos são mais firmes e difíceis de lidar. Por isso, uma máquina de corte pode agilizar seu trabalho. Para usá-la com papel, assim como o feltro, a esteira não deve ser extremamente adesiva, senão rasgará o material.

Uma tesoura para detalhes e uma régua para medidas exatas são importantes para quem prefere o trabalho manual. Se você fizer molduras e capas, opte por colas bastão, a fim de evitar manchas e marcas no material. A líquida só é “permitida” caso você utilize papel machê, uma técnica que faz com que as folhas fiquem rígidas depois de mergulhadas em uma mistura de cola e água.

  • Vinil Termocolante

Sabe aquela camiseta estampada que você viu na loja de roupas? Dá para fazer através de sublimação. O vinil termocolante é um dos meios mais simples para a técnica, basta cortá-lo no formato desejado, fixá-lo ao tecido e prensá-lo com calor. Usando uma máquina de corte, esse processo fica muito mais fácil e preciso. Para isso, fixe o material à esteira de aderência padrão com o lado do adesivo virado para cima e dê os comandos para o corte. 

Por fim, é só fazer as devidas marcações no tecido para que a folha seja posicionada com precisão e realizar o processo de sublimação através de calor, que pode vir até do seu ferro de passar roupas!

  • Tecido

Assim como o papel, você pode aproveitar restos de tecido para fazer recortes e colagens desenvolvendo técnicas de patchwork. Além disso, é possível criar artigos como capas de garrafinhas, retalhos para aplicação em roupas, colchas, almofadas ou simplesmente itens decorativos, como quadros e bonecos.

O tecido demanda cortes precisos para não desfiar e ganhar formas retas. Na máquina de corte, certifique-se de que o material esteja muito bem esticado na esteira e ajuste os comandos exatos para um bom resultado. Além disso, assim como o feltro, é necessário o processo de pré-tratamento para garantir mais durabilidade.

Artesanato + Tecnologia: variedade e inovação

Você já percebeu que, para trabalhar com EVA, tecido, papel vinil e feltro, uma mãozinha da tecnologia é indispensável à sua produção. Embora a confecção artesanal seja o foco, se seu objetivo é comercializar produtos, você precisará de mais agilidade nos processos e de resultados que demonstram mais profissionalismo. Assim, o caminho para encantar seus clientes se torna acessível.

Ou seja, contar com tecnologia não significa perder a essência manual que tanto agrada os consumidores. O apoio dos recursos contemporâneos é justamente para aprimorar sua produção artesanal, adiantando os processos de preparo de materiais para que você consiga se dedicar totalmente à confecção. Além disso, sem criatividade, não há equipamento que faça milagre. É por isso que a combinação de Artesanato + Tecnologia é a mistura que fará seu negócio expandir.

 

Agilizando a produção

Ficou claro que a intenção dos recursos tecnológicos é otimizar a produção e permitir que você se dedique ao que realmente importa, que é o processo criativo e a montagem dos produtos, não é? Mas, como, então, aproveitar os equipamentos disponíveis no mercado em um nicho tão variado?

Como a papelaria personalizada envolve diversos segmentos e materiais, a lista de acessórios tecnológicos para te ajudar na produção é gigante. No entanto, existe um equipamento coringa para todas as opções: uma máquina de corte. Com ela, você pula a etapa de recorte e agiliza a confecção dos seus moldes. Além disso, os retalhos são gerados no tamanho exato, sem desfiados e com precisão. 

Como se não bastassem resultados mais rápidos e precisos, lidar com as máquinas de corte não é nenhum bicho de sete cabeças! Veja como funciona:

scanncut

 

  • Primeiro, você pode criar o desenho que você deseja cortar no software de design que você costuma usar, selecionar opções prontas na memória da máquina ou comprar arquivos;
  • Depois, basta enviar o design à máquina através da conexão disponível;
  • Se necessário, ajuste detalhes do desenho diretamente na tela da máquina;
  • Fixe o material na esteira adesiva; 
  • Deixe a máquina otimizar seu tempo!

Enquanto sua máquina de corte dispensa o trabalho com réguas, tesouras e estiletes, você pode dar atenção aos processos que realmente importam, como dobradura, costura, sublimação etc.

A tecnologia por trás da versatilidade

 

A máquina de corte é um poderoso equipamento que suporta diversos tipos de materiais. Basta se atentar à espessura máxima que o equipamento suporta e colocá-lo para agir automaticamente! Além disso, alguns modelos possuem recursos diferenciados, como a opção do meio corte, que permite selecionar apenas a metade da espessura do material - opção indispensável principalmente para quem trabalha com vinil termocolante para sublimação.

sdx225_0-1

Conheça a Brother BM2800 

O modelo mecânico da Brother é ideal para quem prefere a simplicidade de manuseio e resultados precisos.  Ela é leve e facilmente transportável. Com ela, é possível criar peças, fazer costuras gerais, reparos de roupas, bolsas, entre outros. Veja as principais características da BM2800:

 

  • Velocidade de até 800 pontos por minuto;

  • 27 pontos, dos mais básicos aos decorativos para patchwork

  • Consertos em geral, zíper

  • Várias camadas de tecidos, quilt, com 63 funções;

  • Caseador automático de 1 passo;

  • Iluminação da área de costura (LED);

  • Braço livre para costura de peças tubulares;

  • 6 calcadores inclusos além de outros acessório especiais;

  • Passador avançado de linha na agulha;

  • Controle de largura e comprimento do ponto.

 

BM2800

 

Conheça a Brother CS6000XLDV

Modelo computadorizado que conta com estrutura interna reforçada de metal para desenvolver qualquer tipo de trabalho com tecidos finos e grossos. Com essa máquina, sua costura criativa, patchwork e quilting ganharão forma mais rápida, encantando seus clientes. Veja as principais características da CS6000XLDV:

 

  • Modelo Autovolt (110v ou 220v);

  • Velocidade de até 750 ppm;

  • 60 pontos decorativos com 7 tipos de casa de botão de 1 passo;

  • Botão Start/Stop;

  • Controle de velocidade (funciona com ou sem pedal);

  • Painel de operação em LCD e Iluminação em LED;

  • Ponto caseado para Patchwork;

  • 10 calcadores inclusos;

  • Regulagem de largura e comprimento de ponto pelo painel;

  • Acessórios para Quilt e Patchwork.

 

CS6000XLDV

 

Se você pretende incluir algum material diferente à sua produção, com uma máquina específica, não precisará se preocupar com a metodologia de corte dele. A única atenção necessária é se certificar que não sejam colocadas espessuras diferentes ao mesmo tempo da esteira, porque pode prejudicar a lâmina do equipamento, diminuindo sua vida útil. Além disso, é muito importante fazer testes antes de utilizá-la, principalmente se for a primeira vez que determinado material será cortado.

 

Vantagens de contar com uma máquina de corte em sua produção

Que a tecnologia aumenta sua produtividade, agiliza processos e traz mais resultados, você já entendeu, não é? Mas existem outros benefícios de uma máquina de corte que podem facilitar sua rotina. Veja alguns deles:

scanncut2


  • Desenhos e fontes embutidos: se você não tiver tempo para criar designs, pode aproveitar as opções prontas que vêm na memória da máquina!
  • Lâmina automática que detecta a espessura dos materiais;
  • Versatilidade de conexão para você escolher de qual dispositivo deseja enviar seus arquivos para corte;
  • Fácil manuseio e transporte.

É lógico que, para desfrutar dessas facilidades, você precisa conhecer os modelos disponíveis no mercado, porque os recursos variam de um para o outro. Além disso, para uma decisão mais assertiva, avalie suas necessidades e objetivos. Por exemplo, se sua produção é voltada para comércio e seu negócio já atingiu um bom número de clientes, opte por recursos mais elaborados. Por outro lado, se você mantém a papelaria personalizada como manifestação artística, então, provavelmente, não vai precisar de uma máquina de última geração.

 

Concretize suas ideias com uma mãozinha da tecnologia!

Use e abuse da criatividade colocando seus projetos em prática com a ajudinha de uma máquina de corte. O recurso é indispensável para empreendedores criativos que desejam ampliar sua capacidade de encomendas, porque agiliza a produção, pulando a etapa do corte e permitindo que mais produtos sejam feitos em menos tempo.

Com mais produtos disponíveis, mais clientes são atendidos e seu negócio em papelaria personalizada aumenta! Está esperando o que para empreender com sucesso e criatividade?

Scan digitaliza, Cut corta. ScanNCut: a máquina de corte perfeita para projetos personalizados.

Vamos empreender com criatividade e inovação?

Se você decidiu que está na hora de explorar novas possibilidades de personalizados, organize-se, respeite seu orçamento, entenda seu público-alvo e abuse da criatividade. Por fim, é claro, conte com a Brother para se equipar da melhor maneira possível! 

A ScanNCut é a máquina de corte para todos os gostos: empreendedores de papelaria personalizada, artistas e apaixonados por artesanato. A solução também é para quem trabalha com diversos tipos de materiais e busca por versatilidade! Conheça as nossas linhas e escolha os melhores equipamentos para a sua produção.


Preencha o formulário para receber atendimento comercial.