Índice
Carregando...

Direct to Garment — Além da Máquina de estampar camiseta

É impossível sair na rua e não ver uma pessoa com uma roupa estampada, cheia de desenhos. As estampas estão presentes na vida das pessoas desde o princípio da humanidade, quando nossos ancestrais utilizavam pele de animais como vestimenta. Com o passar do tempo, outros tipos de vestimentas surgiram, e com elas, novas técnicas de estamparia.


Na década de 70, com a evolução da tecnologia, começaram a surgir técnicas de estamparias digitais, utilizando máquinas para a confecção de produtos estampados. Sendo a técnica mais nova, a impressão direto no tecido, também conhecida como DTG, começou a ser popularizada no mercado apenas nos últimos anos.


Essa técnica é conhecida por sua facilidade na produção de peças personalizadas, utilizando apenas uma única máquina de estampar. Devido as suas principais características, como a personalização on-demand permitindo que as peças sejam confeccionadas sob demanda e a diversidade de produtos, a impressão DTG vem ganhando cada vez mais espaço.

O que é “Direct to Garment”?

A técnica Direct to Garment também conhecida como DTG é a impressão direta da estampa no tecido. A estamparia é feita através de uma impressora muito similar à que utilizamos para gerar documentos, porém, em vez de imprimir no papel, ela utiliza cabeças de impressão e tinta à base de água para realizar a estampa diretamente na superfície da peça.

Diferente de outros métodos, como a serigrafia (Silk Screen), que utiliza uma tela como matriz, e da sublimação (Transfer), em que a estampa é transferida de um papel para o tecido, a DTG não utiliza outros materiais como matriz intermediária. Para realizar a estamparia de uma peça, basta apenas criar o design através de um software de criação e realizar a impressão através da impressora DTG.

5 características da impressão Direct to Garment (DTG)

 

  • Alta tecnologia
    As impressoras Direct to Garment (DTG) contam com tecnologia de última geração. Como a impressão é feita diretamente de um software de criação de design, a estampa se mantém fiel ao desenho original, visto no computador. Com essa tecnologia, é possível trabalhar com diversas opções de cores, além de poder imprimir imagens detalhadas e com qualidade fotográfica.

    Essas impressoras também contam com cristais piezo em suas cabeças de impressão. Esses cristais consistem na emissão de pulsos elétricos, que forçam o cristal piezoelétrico a se deformar, permitindo que a tinta saia da cabeça de impressão de forma controlada, sem que haja defeitos e borrões na estampa impressa.
  • Agilidade
    Como a impressão DTG não necessita de outras etapas, como por exemplo a sublimação (Transfer), que requer a impressão da arte em um papel de transferência e com tinta sublimática, para que depois ela seja posicionada na peça e estampada através de uma prensa térmica, a impressão digital direta no tecido apresenta maior agilidade na hora da confecção de peças estampadas.

    No caso da impressão DTG (Direct to Garment), basta escolher a estampa desejada e enviá-la para a impressão por meio de um computador, eliminando diversos processos que seriam necessários em outras técnicas de estamparia. Esse processo ágil permite que seja confeccionada qualquer demanda de produto, desde as menores, como por exemplo uma única peça, até grandes quantidades.
  • Qualidade

    Diferente de outras técnicas, onde é mais comum ocorrerem erros de impressão relacionado à tonalidades de cores ou imprecisão na aplicação de uma estampa, com a tecnologia DTG, os riscos desses problemas acontecerem são reduzidos, já que o sistema de produção é quase totalmente automatizado e digital.

    As impressoras DTG reproduzem estampas com altíssima qualidade e combinações de cores fiéis ao arquivo digital, ou seja, as tonalidades são calculadas e aplicadas de acordo com cada estampa de forma digital.

  • Durabilidade

    Como as impressoras Direct to Garment (DTG) utilizam tintas feitas a base de água, que penetram nas fibras e pigmentam o tecido, elas são mais resistentes às lavagens, possibilitando assim maior durabilidade da arte estampada. 

    Ao fazer impressão em tecidos claros (sem tinta branca) os processos de pré e pós tratamento são dispensáveis e não comprometem a durabilidade da estampa.

    Quando necessário o pré-tratamento da peça, os tecidos compostos em sua maior parte de fibras naturais ganham maior fixação, possibilitando uma vida útil ainda maior à estampa. Por isso, é indicado o uso desse tratamento antes da entrega do produto final.

  • Economia

    Como a impressora DTG não utiliza produtos intermediários para produção das peças, isso gera menos resíduos. Como consequência, maior economia durante o processo. Sendo dispensável a compra de diversos materiais.

    O investimento em impressão direta em tecido (Direct to Garment) é basicamente a compra da máquina de estampar camiseta (além de outras peças do vestuário) e consumíveis (tintas e outros materiais para pré-impressão quando necessário).

    Além disso, a aplicação da tinta é calculada de forma tecnológica e precisa. Evitando assim, desperdícios de matéria prima em seu processo de aplicação, e maior controle de suprimentos. Tudo isso torna a impressão digital direta no tecido (DTG) “mais verde”, sustentável e econômica.

Comparação da impressão DTG com outras técnicas
Mas afinal, comparada com outras técnicas de estamparia, a impressão DTG vale a pena? Por se tratar de um método mais recente e tecnológico, a impressão digital direta no tecido conta com diversas vantagens e benefícios.

Serigrafia*

*Dados de pesquisa interna

Prazo de entrega da peça estampada Prazo de entrega da peça estampada 4 a 15 dias  
Quantidade de peças para pedido mínimo Quantidade de peças para pedido mínimo Alta  
[Th] Ícones Brother 14 Custo por estampa a curto prazo Alto  
Custo por estampa a longo prazo Custo por estampa a longo prazo Baixo  
Limite de cores para produção Limite de cores para produção Limitado  
Reprodução de imagens fotográficas Reprodução de imagens fotográficas Não  
Fidelidade a cor na impressão Fidelidade a cor na impressão 98%  
Detalhes de impressão Detalhes de precisão da imagem final Baixo  
Estampar sobre outras cores Estampar sobre outras cores Sim  
Estampar sobre branco Estampar sobre branco Sim  
Tecidos indicados Tecidos indicados Tecidos naturais  
icon-12 Qualidade final Média  
Resistência a lavagem Resistência a lavagem Alta  

Sublimação*

*Dados de pesquisa interna

Prazo de entrega da peça estampada Prazo de entrega da peça estampada Imediato  
Quantidade de peças para pedido mínimo Quantidade de peças para pedido mínimo Baixa  
Custo por estampa a curto prazo Custo por estampa a curto prazo Baixo  
Custo por estampa a longo prazo Custo por estampa a longo prazo Alto  
Limite de cores para produção Limite de cores para produção Limitado  
Reprodução de imagens fotográficas Reprodução de imagens fotográficas Não  
Fidelidade a cor na impressão Fidelidade a cor na impressão 90%  
Detalhes de impressão Detalhes de precisão da imagem final Médio  
Estampar sobre outras cores Estampar sobre outras cores Não  
Estampar sobre branco Estampar sobre branco Sim  
Tecidos indicados Tecidos indicados Tecidos sintéticos  
icon-12 Qualidade final Média  
Resistência a lavagem Resistência a lavagem Média  

Impressão DTG*

*Dados de pesquisa interna

Prazo de entrega da peça estampada Prazo de entrega da peça estampada Imediato  
Quantidade de peças para pedido mínimo Quantidade de peças para pedido mínimo Baixa  
[Th] Ícones Brother 14 Custo por estampa a curto prazo Alto  
Custo por estampa a longo prazo Custo por estampa a longo prazo Baixo  
Limite de cores para produção Limite de cores para produção Ilimitado  
Reprodução de imagens fotográficas Reprodução de imagens fotográficas Sim  
Fidelidade a cor na impressão Fidelidade a cor na impressão 99%  
Detalhes de impressão Detalhes de precisão da imagem final Alto  
Estampar sobre outras cores Estampar sobre outras cores Sim  
Estampar sobre branco Estampar sobre branco Sim  
Tecidos indicados Tecidos indicados Tecidos naturais e sintéticos  
Qualidade final Qualidade final Alta  
Resistência a lavagem Resistência a lavagem Alta  

Por que utilizar a impressão DTG

Como nessa técnica a tinta é aplicada diretamente no tecido e introduzida entre suas fibras, não dependendo de outros materiais de matriz, como tela e papel, a impressão é realizada com maior agilidade e conta com maior durabilidade, além de ser um processo mais sustentável e econômico.

A impressora DTG também é considerada mais versátil, já que não se limita a um número específico de cores, superfícies claras ou escuras, possibilitando mais liberdade de criação de estampas, diferentes tipos de designs personalizados, de acordo com cada cliente.

Por que utilizar a impressão DTG

 

Para quem é uma máquina DTG?

A impressão DTG, por ser uma técnica que conta com diversas vantagens, é o futuro da estamparia. Com ela, não é preciso impor limites à criatividade, permitindo que sejam criadas peças únicas, de diferentes tipos, cores e tamanhos. Porém, esse método não é indicado para qualquer tipo de negócio.

Por se tratar de uma técnica com um custo de investimento mais alto, as impressoras DTG são ideais para grandes varejistas do setor têxtil e fast fashion. Além disso, as máquinas também podem ser utilizadas em lojas de departamentos, franquias de vestuário e em feiras e eventos.

Como grandes varejistas podem utilizar a impressora DTG?

Independentemente da quantidade de peças confeccionadas, seja em pequenas ou grandes quantidades, para uma única pessoa ou grande público, os grandes varejistas que trabalham no mercado têxtil, agilidade e alta qualidade são fundamentais para o desenvolvimento do seu negócio. 

As impressoras DTG permitem a impressão de qualquer quantidade de peças de roupa, sendo possível realizar impressões em pequena ou grande quantidade, oferecendo versatilidade para quem trabalha no ramo.

box-2

 

Como uma loja de departamentos pode utilizar a impressora DTG?

É comum encontrar pessoas que se deslocam até uma loja para comprar uma camiseta, mas acabam saindo sem levar nada. Muitas vezes por não achar o produto com uma estampa específica ou, a encontram mas não para o seu tamanho. Muitas lojas passam por esse tipo de problema, por isso, a impressora DTG pode ser a aliada ideal para agradar a todos os tipos de clientes.

Por que não vender uma camiseta lisa e possibilitar que o consumidor escolha uma imagem de seu gosto para poder estampá-la? 

Com uma impressora DTG é possível imprimir qualquer arte no tecido, independente da quantidade de peças, de forma rápida. Isso ajuda sua marca a alavancar as vendas e conquistar e fidelizar ainda mais clientes.

Personalizar camisetas, bonés, tênis e mais

Quando falamos de estampar produtos, a primeira coisa que vem na cabeça das pessoas é: camiseta. Porém, o mundo da estamparia vai muito além de criar estampas apenas para a parte da frente das camisetas. Com as impressoras Direct to Garment, existe um mundo de possibilidades, basta utilizar a sua criatividade para criar peças únicas.

box-3

 

Como é possível estampar diferentes peças?

Seja na parte da frente de camisetas, em mangas, bonés, tênis e muito mais, é possível personalizar diversos tipos de peças, tudo isso utilizando bastidores específicos. 

Mas afinal, o que são bastidores? 

Os bastidores são acessórios adaptadores para impressão de estampas localizadas, que permitem sua aplicação em diferentes superfícies. Mesmo em peças e tecidos irregulares, como bonés, tênis, zíperes e costuras, é possível criar estampas perfeitas, sem interferência.

Claro que estampar camisetas é um ótimo começo para o seu negócio, mas por que parar por aí? Diversifique sua estamparia e confeccione peças para todos os gostos, como por exemplo:

  • Jeans personalizados: Seja jaquetas, shorts ou calças, mesmo sendo um tecido grosso e com costuras sobressalentes, é possível criar estampas perfeitas através das impressoras DTG.

  • Tênis personalizados: Mesmo sendo um produto com uma superfície irregular, cheia de curvas, com a técnica da impressão digital direta em tecido, não é mais difícil criar tênis estampados de acordo com o gosto do consumidor.
     
  • Bonés personalizados: Com a tecnologia DTG é possível realizar a impressão de estampas dos pés à cabeça. Esse método é uma ótima alternativa ao bordado e apliques, agilizando a confecção de estampas.

  • Moletons personalizados: Mesmo sendo uma das vestimentas mais comuns de serem estampadas, por ser um tecido grosso, não são todas as técnicas de estamparia que são recomendadas. A impressora DTG permite a impressão nesse tipo de tecido e garante alta durabilidade.

E se você pensa que a impressão DTG pode ser feita apenas em vestimentas, você está muito enganado! Há a possibilidade de personalizar muitos produtos feitos de tecido, como por exemplo bolsas e sacolas, o importante é que sejam feitas de tecidos naturais ou mistos, assim, a pigmentação da tinta se fixará melhor no material.

Contar com um amplo leque de produtos personalizados é fundamental para fazer sua estamparia crescer.

Melhor máquina de estampar camiseta e outras peças

Na hora de escolher uma técnica de estamparia e uma máquina para a sua empresa, surgem várias dúvidas. Qual forma de estampar é a melhor? Qual máquina é mais indicada? Como saber qual será o lucro com a técnica escolhida?

Para responder todas essas perguntas e escolher o método e a máquina ideal para o seu negócio, é importante sempre ter em mente qual a sua demanda e suas necessidades. A partir desse ponto, você encontrará a técnica mais adequada, já que cada tipo de impressão é indicado para um tipo de negócio.

 

Quais os tipos de impressão e suas vantagens?

Serigrafia
A Serigrafia também conhecida como Silk Screen é considerada a técnica de estamparia mais antiga do mundo. Criada na China, essa técnica evoluiu, e foi aperfeiçoada ao longo dos anos, até se tornar uma das mais populares nos dias de hoje, no mercado têxtil.

Ela pode ser realizada por uma pessoa, de forma manual ou automática, por meio de máquinas. Esse método consiste no vazamento da tinta, por meio da pressão de um rodo ao longo de uma tela (feita de nylon ou seda), que é esticada em um bastidor feito de madeira ou aço. Como ela utiliza diversas telas, essa técnica não é considerada muito sustentável.

box-4

 

Vantagens do Silk Screen

  • Melhor custo-benefício para pedidos médios e grandes
  • Alta durabilidade da estampa
  • Possibilidade de criar estampas em tecidos claros e escuros
  • Baixo custo de produção

Sublimação

A Sublimação em tecido também conhecida como Transfer é o processo de impressão digital indireta, em que a tinta é transferida de um papel impresso para o tecido. Nesse tipo de estamparia, é indicado o uso de tecidos com fibras sintéticas, para melhor fixação da estampa.

Nesse processo, a imagem a ser estampada é impressa com tinta sublimática em uma folha de papel específica. Em seguida, a arte é posicionada no tecido e levada a uma prensa térmica, onde ela deverá agir por cerca de 30 segundos a 200°C. Como essa técnica gera resíduos como o papel transfer, ela não é considerada muito sustentável.

box-5

 

Vantagens do Transfer

  • Flexibilidade na quantidade de produção
  • Sem limitações de cores
  • Possibilidade de realizar estampas em todo o tecido
  • Possibilidade de estampar outros materiais, como vidro, plástico, borracha e metal

Impressão DTG

A impressão digital direta em tecido (DTG) também conhecida como Silk Digital é a técnica mais recente de estamparia e uma grande revolução tecnológica para a personalização. Como o próprio nome sugere, a estampa é impressa diretamente no tecido, sem precisar de materiais matrizes para a confecção.

A técnica DTG é mais indicada para estampar camisetas on-demand, que permite que as peças sejam criadas sob demanda. Esse método pode ser utilizado de forma estratégica por estamparias ou grandes varejistas que precisam de agilidade em seu processo de produção, para acompanhar as tendências de mercado e oportunidades sazonais.

box-6

 

Vantagens do Silk Digital

  • Alta resolução das imagens estampadas
  • Maior agilidade de impressão
  • Não há quantidade mínima e máxima de produtos para realizar pedidos
  • Processo mais sustentável, por não criar resíduos como telas e papel

Como otimizar a produção para alavancar suas vendas?

Com uma variedade de técnicas de estamparia, para a empresa que trabalha nesse ramo, não é preciso utilizar apenas uma. Você pode utilizar quantos métodos quiser de forma complementar, utilizando a técnica mais adequada para determinado tipo de produto a ser estampado.

O uso de técnicas de impressão têxtil diferentes de forma complementar permite a diversificação de produtos oferecidos em termos de quantidade e qualidade. Não é necessário ficar preso a apenas um tipo de produto, nem a um tipo de tecido ou superfície, é possível confeccionar produtos diferenciados a partir de diferentes técnicas.

DTG com a Brother

Agora que você sabe como funciona a técnica de impressão DTG e suas vantagens em relação a outros métodos de estamparia, que tal inovar na sua empresa? 

Conheça as impressoras DTG da Brother

Em um mundo cada vez mais dinâmico, agilidade é uma característica fundamental em diversos segmentos, inclusive no mercado têxtil. A impressão digital (DTG) já conta com essa qualidade, os processos para estampar uma peça são mais simples e rápidos, porém, com a impressora GTX Pro da Brother, essa agilidade pode ser ainda maior.

Por ser um equipamento de última geração e com alta tecnologia, a impressora GTX Pro proporciona a rápida aplicação de estampas diretamente em tecidos, otimizando o tempo de produção das peças, além de manter a qualidade e a alta durabilidade dos seus produtos.

GTX Pro

 

Por que usar a GTX Pro em sua estamparia?

Na hora de escolher o equipamento ideal para a sua empresa, é importante pesquisar e entender como cada impressora funciona, assim, você encontrará a que mais se adequa às suas necessidades. A Brother conta com duas linhas de impressoras DTG, a GTX Pro recomendada para lojas e fashion stores e a GTX Pro B recomendada para indústrias.

Mas afinal, por que a impressora GTX Pro da Brother é ideal para a sua empresa?

As impressoras Brother contam com altíssima tecnologia e inúmeras vantagens para o seu negócio, como:

  • Agilidade: a impressora GTX Pro é capaz de produzir uma estampa de 14” x 16” em pouco mais de um minuto, ou seja, aproximadamente 55 estampas com esse tamanho em apenas uma hora.

  • Alta qualidade de impressão: a GTX Pro conta com alta tecnologia de cabeça de impressão, utilizando cristais piezo, aumentando a qualidade de impressão (1.200 dpi).

  • Redução de custos com suprimentos: as impressoras contam com o software de impressão Graphic Labs da GTX Pro, onde é possível que o operador do equipamento consiga saber a quantidade de tinta exata que será utilizada na produção da estampa antes mesmo dela sair do computador para o tecido.

  • Alta durabilidade da impressão: a impressora GTX Pro utiliza as tintas Innobella, feitas à base de água, que são de alta durabilidade, garantindo nota 4.0 pela AATCC (Associação Americana de Químicos e Coloristas Têxteis).

  • Compatibilidade de conexão:
    não importa se você trabalha com computador com sistema operacional Windows ou com MacOS, a GTX Pro tem compatibilidade com ambas as versões. É recomendado para Windows 8.1 (64 bits) ou Windows 10 (64 bits) e, no caso dos computadores Apple, MacOS 10.14 Mojave ou MacOS 10.15 Catalina.

Conheça a Brother BM2800 

O modelo mecânico da Brother é ideal para quem prefere a simplicidade de manuseio e resultados precisos.  Ela é leve e facilmente transportável. Com ela, é possível criar peças, fazer costuras gerais, reparos de roupas, bolsas, entre outros. Veja as principais características da BM2800:

 

  • Velocidade de até 800 pontos por minuto;

  • 27 pontos, dos mais básicos aos decorativos para patchwork

  • Consertos em geral, zíper

  • Várias camadas de tecidos, quilt, com 63 funções;

  • Caseador automático de 1 passo;

  • Iluminação da área de costura (LED);

  • Braço livre para costura de peças tubulares;

  • 6 calcadores inclusos além de outros acessório especiais;

  • Passador avançado de linha na agulha;

  • Controle de largura e comprimento do ponto.

 

BM2800

 

Conheça a Brother CS6000XLDV

Modelo computadorizado que conta com estrutura interna reforçada de metal para desenvolver qualquer tipo de trabalho com tecidos finos e grossos. Com essa máquina, sua costura criativa, patchwork e quilting ganharão forma mais rápida, encantando seus clientes. Veja as principais características da CS6000XLDV:

 

  • Modelo Autovolt (110v ou 220v);

  • Velocidade de até 750 ppm;

  • 60 pontos decorativos com 7 tipos de casa de botão de 1 passo;

  • Botão Start/Stop;

  • Controle de velocidade (funciona com ou sem pedal);

  • Painel de operação em LCD e Iluminação em LED;

  • Ponto caseado para Patchwork;

  • 10 calcadores inclusos;

  • Regulagem de largura e comprimento de ponto pelo painel;

  • Acessórios para Quilt e Patchwork.

 

CS6000XLDV

 

Explore a tecnologia de impressão em tecidos. Conheça a impressora DTG da Brother

SAIBA MAIS

Se você está procurando por agilidade e qualidade em um único equipamento para sua estamparia, as impressoras DTG da Brother são a solução ideal!

Elas permitem que você produza mais peças estampadas em menos tempo, com alta qualidade e atendendo os gostos de qualquer cliente. Para alavancar suas vendas, conte com uma impressora GTX Pro da Brother!

Preencha o formulário para receber atendimento comercial.