Índice
Por que empreender em bordado computadorizado?
Da toalha de mesa à jaqueta jeans. Do quadro na parede da sala ao tênis da criança. Basta olhar para o lado e, provavelmente, você encontrará alguma peça com aplicações de bordado. As possibilidades de personalização são inúmeras, mas há uma coisa em comum em todas elas: a beleza e elegância provenientes dessa forma de arte.
O bordado é a técnica de entrelaçar linhas coloridas através de agulhas para formar os mais variados desenhos em tecidos. Além de uma forma de personalização de peças, a arte é, também, uma manifestação cultural que acompanha a humanidade desde a pré-história.
Hoje, empreender com bordado é uma aposta assertiva para quem deseja unir a arte aos negócios, afinal, a busca dos consumidores por itens personalizados de valores afetivos é crescente. Por isso, se você é do time da criatividade e quer transformar seu hobby em fonte de renda, esse artigo é para você! Vamos descobrir as melhores técnicas para uma produção voltada ao profissionalismo, sem, é claro, perder a essência da inovação?
Curiosidades gerais sobre o bordado
O bordado é uma cultura milenar que se desenvolve ao mesmo passo da humanidade. Por isso, embora seu surgimento seja muito antigo, a tendência ainda está em alta nos dias de hoje, fazendo-se presente em roupas, peças decorativas e artigos de casa, como cama, mesa e banho.
Breve história do bordado
Os primeiros registros da arte mostram que ela desenvolveu a partir da técnica mais básica e clássica: o ponto-cruz. Com o passar do tempo, novos métodos surgiram - e, certamente, ainda irão surgir.
O bordado é uma das primeiras formas de arte do mundo. Historiadores encontraram fósseis pré-históricos de seres humanos vestindo peças customizadas. Acontece que, naquela época, a intenção primordial das vestimentas era a proteção contra o frio. Assim, as peles de animais eram utilizadas como grandes cobertores e, para que se encaixassem no corpo das pessoas, as tribos começaram a desenvolver as primeiras técnicas de costura com agulhas feitas de ossos e linhas formadas por fibras vegetais ou até restos de animais caçados, como intestino.
Seguindo a linha do tempo, a Idade Antiga também possui registro de bordados feitos à mão. Os egípcios de 3.000 anos Antes de Cristo e chineses do século IV Antes de Cristo utilizavam a técnica para compor suas vestimentas, já que ambas as sociedades possuíam estética cultural extremamente marcante.
No Ocidente, o bordado passou a ser utilizado como adorno por volta do século VII. Nessa época, a técnica era muito aplicada em itens domésticos para decoração, como tapetes e quadros. Por volta do ano de 1.400 é que a arte começou a ser presente em roupas comuns.
Acompanhando diferentes sociedades e culturas, o bordado está em constante evolução, tornando-se cada vez mais comercial. Essa tendência surgiu no fim do século XIX, com a Revolução Industrial, que permitiu que a técnica fosse desenvolvida em massa através de máquinas que agilizam a produção. Com esse movimento, a globalização do design têxtil também expandiu, ganhando muita popularidade, inclusive, no Brasil.
Mas, afinal, como produzir um bordado?
Sim, existem muitos tipos de ponto e anos de estudos para se aprimorar no bordado. Mas um passo de cada vez: para começar, tudo o que você precisa é dos recursos básicos:
Linhas: a variedade no mercado é gigante. Por isso, explore diferentes cores e espessuras para saber quais tipos de linhas resultam no bordado que você pretende produzir.
Agulha: também há inúmeras possibilidades no mercado. Um ponto importante é que a agulha deve perfurar o tecido com facilidade, evitando marcá-lo ou até mesmo rasgá-lo.
Tecido: para começar, o ideal é optar por tecidos leves e fáceis de manusear. No entanto, com técnica mais aprimorada e uma ajudinha da tecnologia, você pode explorar superfícies mais densas, personalizando peças como moletons e jeans com bordado.
Bastidor: não é um item obrigatório, mas auxilia quem está começando - e também quem já é profissional - porque mantém o tecido esticado, garantindo mais firmeza na hora de bordar.
Criatividade: de nada adianta se equipar se você não tiver ideias para bordar. Por isso, busque inspirações, pesquise imagens e coloque suas ideias no tecido!Empreendendo com arte e criatividade
Já deu para perceber que o bordado é uma tendência atemporal, não é mesmo? Quem o produz só precisa desenvolver as técnicas e acompanhar quais são os desenhos mais condizentes com a época e público-alvo, afinal, o tempo passa e os gostos mudam, mas a procura pela personalização é sempre alta. Prova disso é que o segmento tem potencial de crescimento de até 7% ao ano, segundo a matéria veiculado no Máquinas União (2016) e a personalização foi a promessa de negócio para 2020, segundo os estudos da revista Exame.
Estrutura para começar seu negócio de bordado
Se você deseja expandir seu negócio, é necessário investir em uma estrutura que comporte seu volume de produção, além de oferecer um espaço de atendimento ao público que seja acolhedor. Segundo o Sebrae, a área mínima para uma empresa de bordado é de 30m², acomodando com facilidade a máquina e a área de recepção.
Para montar sua oficina de bordado, existem alguns itens básicos, como:
- Bancada de produção com espaço para máquina de bordar;
- Balcão para atendimento;
- Armário para estoque;
- Cabides, prateleiras e estantes;
- Assentos e sofá;
- Computador, telefone e impressora fiscal;
- Máquinas de cartões de crédito e débito.
É indispensável, também, pensar na ambientação, afinal, bordado e estética têm tudo a ver. Por isso, decore seu atelier respeitando seu estilo, utilizando cores, móveis e acessórios condizentes à sua personalidade de produção.
Além da estrutura básica, seu local de atendimento e produção deve ser muito bem organizado para que o negócio seja tocado com eficiência. Por isso, reserve um espaço para separar as peças prontas, que devem contar com identificação de clientes sempre. Você também pode criar uma área de exposição de produtos, como se fosse um portfólio vivo da sua confecção.
Localização
Tudo depende da demanda. Por exemplo, se você se identifica com o atendimento personalizado e trabalha sob encomendas exclusivas de pessoas físicas, um bom ponto para seu negócio é uma área comercial com grande fluxo de pessoas. Por outro lado, se você pretende trabalhar com peças para revenda, os locais mais estratégicos são aqueles próximos a polos de confecção.
Outro aspecto determinante é a relação de custo x benefício. Por exemplo, um shopping center possui alta rotatividade de pessoas, porém o valor para a instalação varejista é elevado. Por outro lado, um local afastado pode oferecer aluguel mais barato, mas será necessário um bom investimento em divulgação.
Bordados personalizados para quem?
É essencial definir seu público na hora de montar um negócio. Você pode partir do princípio de avaliar seu estilo de bordado para direcionar sua produção ao público certo ou fazer o caminho inverso, definindo quem é seu cliente para adaptar sua confecção à demanda. Enfim, não importa a ordem, o que é indispensável é que sua produção esteja na mesma página dos consumidores que você pretende atingir.
Pensando nisso, separamos alguns nichos assertivos para quem personaliza tecidos. Cada um possui demandas diferentes, bem como estilo de produção - enquanto alguns pedem peças exclusivas, outros podem buscar uma produção padronizada. Mas um aspecto todos têm em comum: a matriz deve ser criativa, afinal, o bordado, independentemente do uso final, é uma forma de arte!
Encomendas de pessoas físicas
Geralmente, são encomendadas peças de roupas ou acessórios exclusivos para dar um ar de originalidade à peça, presentear alguém ou até consertar alguma roupa, por exemplo. Ou seja, são pedidos pontuais, em que você poderá explorar sua criatividade de produção e aplicar seu bordado livre nas encomendas de diferentes clientes.
Varejistas, vendedores autônomos e feirantes
Nesse caso, você também pode explorar seus dotes artísticos para compor os produtos. No entanto, um mesmo desenho deve ser reproduzido em várias peças, porque a intenção é mandá-las para a revenda.
Escolas e empresas
Muitas instituições utilizam uniformes com suas marcas para diferenciar seu grupo de trabalho ou de estudos dos demais. Pensando nisso, é possível criar os logotipos através do bordado, dando um ar mais sofisticado às vestimentas, sem perder a padronização.
Cama, mesa e banho
Sem dúvidas, um dos nichos mais clássicos do bordado. Você pode trabalhar sob demanda, estampando nomes e figuras selecionadas, como também pode prestar serviços para revendedores.
Decoração de casa
Com a valorização do bordado como arte, muitas pessoas buscam bastidores e flâmulas bordados para pendurar na parede de casa. Nesse caso, você precisa de bastante técnica para criar verdadeiras obras de arte que ficarão lado a lado de quadros e enfeites domésticos.
Kits para bebês
Se você deseja segmentar bem sua produção, uma oportunidade que tem tudo a ver com o bordado é a confecção de artigos infantis. Desde a plaquinha que vai na maternidade até as roupinhas dos bebês, tudo pode receber o nome da criança e as figuras mais procuradas pelas famílias, como borboletas, corações, carrinhos etc.
Mais produção com bordado computadorizado
Seja para produzir peças únicas ou atender encomendas de altos volumes, você precisará de uma mãozinha da tecnologia para produzir com eficiência para todos os clientes. Por isso, empreender na área é, basicamente, sinônimo de investimento em uma máquina de bordado computadorizada.
O bordado digital simula a produção manual, no entanto, entrega resultados com muito mais agilidade. Isso não significa que o trabalho artístico é substituído - muito pelo contrário, sua criatividade deve ser ainda maior para criar designs diferenciados para uma capacidade produtora ainda maior.
O que é necessário para investir no bordado computadorizado
É necessário um dispositivo para que você crie seu design - pode ser um computador ou até mesmo celular ou tablet. O importante é que você consiga desenvolver suas ideias com facilidade.
Na hora de escolher a máquina de bordar, é importante analisar sua capacidade de produção, que deve ser condizente à sua demanda. Além disso, quanto mais simples a operação e mais qualidade nos resultados, melhor para satisfazer seus clientes.
💡 Conheça as Máquinas de Costura e Bordado Brother para empreendedorismo criativo.Máquina de bordar Brother: sua ferramenta para empreender
Para empreender com bordado, é importante ter em mente que o tempo é um recurso valioso e, quanto mais você economizá-lo, melhor para o seu negócio.
A máquina de bordar computadorizada PR1055X da Brother é ideal para empreendedores que desejam investir em customizações únicas, produção de uniformes, cama mesa e banho, entre diversos outros nichos. Com ela, sua produtividade decola e suas ideias se transformam em resultados incríveis em basicamente qualquer peça de qualquer tecido - basta utilizar o bastidor adequado. Tudo isso porque ela oferece recursos de ponta que agilizam o processo e tornam seus projetos únicos. Veja alguns deles:
- Multiagulhas e passador de linha automático
Traduzindo, você pode colocar até 10 cores de linha de uma vez no equipamento que ele fará a seleção automaticamente de acordo com seus comandos de bordado, evitando parar a operação para trocar a linha.
- Desenhos e fontes embutidos
Bateu o bloqueio criativo? Utilize um dos 1184 desenhos ou 37 fontes que já vêm na memória da máquina.
- Edição em tela
Se precisar ajustar detalhes do seu design, você pode editar o desenho diretamente na tela touch de LCD da PR1055X.
Conheça os principais modelos de Máquina de Bordado Brother
Empreenda com a Brother!
Para oferecer produtos de qualidade, é necessário se equipar adequadamente. Por isso, conte com nossas máquinas de bordar computadorizadas e veja seu negócio decolar!
Preencha o formulário para receber atendimento comercial.