Estamparia digital — por que vender produtos personalizados?

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O mercado de produtos personalizados vem crescendo diariamente e, com isso, o uso da estamparia digital para a confecção de peças únicas e especiais está ganhando cada vez mais espaço. Seja para presentear ou para o uso próprio, as pessoas estão buscando itens que tenham a ver com elas e refletem suas personalidades.

Crescimento do mercado de produtos personalizados

Os hábitos de consumo das pessoas estão em constante mudança. Com o tempo, elas estão cada vez mais preferindo comprar produtos personalizados, que refletem o seu estilo e seus gostos, a comprar itens genéricos, que são encontrados em qualquer loja.

Não apenas no Brasil, mas em todo o mundo, o mercado de produtos personalizados está crescendo constantemente. Segundo um relatório de pesquisa da empresa Market Research Future (MRFR), está previsto que o mercado de presentes customizados atinja US$38,66 bilhões até 2027.

Por que investir no mercado de produtos personalizados?

Por que investir no mercado de produtos personalizados?

Oferecer produtos originais e únicos, que não são possíveis de encontrar em qualquer lugar, acaba sendo um diferencial para os lojistas, fazendo com que eles se destaquem no mercado. Além disso, existem diversos motivos para investir no ramo dos personalizados. O principal deles é suprir as vontades do consumidor e atender o seu público com qualidade.

 

Produtos personalizados que estão em alta

Para trabalhar no ramo, deixar a criatividade fluir é essencial. Com tantas opções para agradar seus clientes, pensar com cuidado nos materiais a serem utilizados, em qual produto confeccionar e até mesmo na escolha da embalagem são detalhes fundamentais.

A estamparia digital é a opção ideal para quem busca investir no mercado de produtos personalizados. Pensando nisso, separamos algumas tendências:

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  • Vestimentas

Nos dias de hoje, é impossível sair na rua e não encontrar uma pessoa que esteja vestindo alguma peça de roupa estampada. Seja a camiseta, moletom, jaqueta, calça, boné ou até mesmo o chinelo, usar um produto que se encaixe perfeitamente com o seu estilo está conquistando cada vez mais pessoas.

Existem diversas opções que podem ser impressas nesses diferentes tipos de produtos, como uma foto, uma homenagem, a imagem de um personagem, a banda preferida, o curso da faculdade, o time do coração ou lembrancinhas de casamento, basta o cliente escolher a estampa desejada.

  • Utensílios

Quem não gosta de tomar um belo café usando uma caneca com uma imagem especial? Além de estarem presentes no dia a dia das pessoas, as canecas e os copos personalizados unem a utilidade e a versatilidade de acordo com o gosto da pessoa de forma criativa e estão se tornando cada vez mais comuns na mesa.

Seja com mensagens para mães e pais, fotos, personagens preferidos, frases engraçadas, times do coração ou tantas outras opções, existe uma ampla quantidade de possibilidades de personalizações que conquistam qualquer um.

Além de canecas e copos, existem outros objetos que são muito utilizados no dia a dia, como por exemplo as capinhas de smartphones, que podem ser personalizadas com o gosto de cada um.

  • Decoração

Decorar a casa ou o escritório da forma que a gente gosta é fundamental para nos sentirmos bem. Para isso, utilizar quadros e almofadas personalizadas para enfeitar os cômodos é uma ótima opção. Esses itens estão se tornando cada vez mais atrativos, pois além de simplesmente dar uma cor ao ambiente, permitem que os consumidores encontrem os modelos que mais combinam com eles.

As variações podem ocorrer na cor, no formato ou na estampa, seja com mensagens positivas, palavras impactantes, personagens icônicos, filmes especiais, ou até mesmo com folhagens e natureza, permitindo que você atenda aos mais variados gostos e interesses.

  • Papelaria criativa

Seja para a escola ou para o planejamento pessoal e profissional, os cadernos, agendas e planners personalizados estão conquistando tanto crianças quanto adultos. Sejam revestidos com tecido, feltro, juta, scrapbooking ou com cortes precisos em EVA, os materiais estão ganhando cada vez mais espaço nas bolsas e mochilas.

  • Itens promocionais

Quem nunca recebeu um brinde personalizado de alguma empresa, principalmente no fim do ano? Os itens promocionais personalizados estão sendo cada vez mais procurados pelas corporações para presentear colaboradores e clientes. Produtos como garrafas de água, ecobags, cadernos, bonés, canecas, mousepads, entre outros, são itens muito comuns de serem customizados.

Como abrir seu negócio de produtos personalizados

Se você deseja abrir sua própria loja de produtos personalizados ou alavancar as vendas da empresa que você já possui, existem alguns aspectos e cuidados que devem ser levados em consideração. Por isso, é importante que alguns passos sejam seguidos, como:

  • Planejamento

O planejamento é uma etapa fundamental para avaliar todos os aspectos que são necessários para a abertura de uma empresa. Pensar sobre o espaço que será utilizado, a forma como os produtos serão vendidos, como será feita a personalização, são etapas importantes para saber quais passos devem ser tomados.

Para fazer um bom planejamento, é importante realizar uma boa pesquisa de mercado para conhecer quais são os gostos e preferências dos consumidores e saber quais tipos de produtos eles desejam para entender se realmente buscam pelos produtos que você deseja vender em sua loja.

Planejamento

 

Investimento

 

  • Investimento

É impossível abrir qualquer empresa sem ter o investimento certo. Após realizar o planejamento, você poderá colocar na ponta do lápis os valores que serão necessários para abrir a sua loja. Valores de aluguel, custos de sites e manutenção, valores das máquinas que serão necessárias, valor da mão de obra, fornecedores e preços de divulgação da empresa são alguns exemplos que entram na conta.

Após pensar em todos esses valores e colocar tudo no papel, é hora de avaliar quais serão seus gastos reais e quanto será necessário para investir no momento. É importante ter em mente que é muito comum que as empresas não atinjam o lucro esperado nos primeiros meses, por isso, é bom projetar suas despesas como aluguel, pagamento de funcionários e contas extras para alguns meses à frente.

  • Foco nos meios de venda

Seja pelas redes sociais, e-commerce ou lojas físicas, existem muitas formas de vender os produtos de sua empresa, e saber por onde você deseja realizar as vendas é importante na hora do planejamento.

Investir em diferentes meios de venda pode ser importante para atingir um maior número de pessoas e alavancar suas vendas. E hoje, com o uso da internet, o processo de montar uma loja virtual se torna mais fácil, sendo um ótimo começo para quem deseja iniciar uma empresa sozinho.

Foco nos meios de venda

 

Dicas para quem deseja investir na área

Não é novidade que para abrir qualquer tipo de negócio, é importante tomar alguns cuidados, e no ramo dos produtos personalizados não é diferente. Separamos algumas dicas para quem deseja abrir o seu próprio negócio:

  • Defina seu público-alvo: definindo o seu público, você otimiza seu tempo e atende com mais qualidade seus clientes, porque direciona campanhas assertivas a eles.

  • Entenda as necessidades de seus clientes: saber o que seus clientes procuram e oferecer esses produtos é fundamental para alavancar suas vendas e atender a todos da melhor forma possível. Pesquise sobre seus consumidores e trace um perfil das pessoas que frequentam sua loja.

  • Crie estratégias de comunicação: a forma como você se comunica com os seus clientes antes de realizar uma venda e até mesmo após, diz bastante sobre o seu negócio, além de fazer com que os clientes se sintam especiais, fazendo com que eles voltem a comprar em sua loja.

  • Fique atento às novidades e tendências: o mundo está em constante evolução e novos produtos e marcas surgem todos os dias. É importante sempre procurar saber quais objetos estão surgindo e conquistando as pessoas.

  • Invista na sua equipe: trabalhar com uma equipe treinada e focada em dar o melhor atendimento aos clientes é muito importante para o desenvolvimento de uma loja, por isso, é importante investir em treinamentos.

  • Garanta um bom pós-venda: a estratégia de pós-venda está diretamente ligada às estratégias de comunicação da empresa, porém, elas necessitam de um cuidado maior. Mesmo após a compra já ter sido finalizada, é importante continuar trabalhando para satisfazer o cliente e assim, fazer com que ele volte mais vezes a sua loja.

  • Invista em networking: o networking nada mais é do que uma forma moderna de realizar negócios. Consiste em uma forma estratégica de criar uma rede de contatos que possam se interessar pelos produtos da sua empresa.

A estamparia digital e a personalização

Quando falamos em personalização, a primeira coisa que nos vem à cabeça são roupas estampadas.

Técnicas de estamparia

Para atender as mais diferentes demandas de produtos personalizados, é possível desenvolver diversas técnicas. Separamos algumas para você entender melhor como elas funcionam e qual se encaixa melhor ao seu tipo de negócio:

 Silk Carrossel

 

Silk Carrossel

Essa técnica nada mais é do que o Silk Screen tradicional, conhecido também como Serigrafia, porém, feita de forma automatizada. O Silk Carrossel alcança uma alta qualidade de impressão em artes, traços ou cromia, de forma rápida e com um bom preço. 

O método do Silk Carrossel é recomendado para encomendas de no mínimo 200 peças por estampa, pois assim como no Silk Screen, é necessária a revelação de telas - uma para cada cor utilizada na estampa.

 Bordado

 

Bordado

O bordado é uma técnica de estamparia que cria formas e figuras no tecido através de pontos com linha, com uma textura perceptível ao toque. Embora os primeiros bordados tenham sido feitos à mão, hoje em dia, com a evolução da tecnologia, é possível criá-los com máquinas especializadas.

 Sublimação

 

Sublimação

A Sublimação é a técnica de estamparia mais comum no mercado têxtil. Esse é um método de baixo custo que não requer uma quantidade mínima de peças para ser estampada, nem possui um limite de cores. Porém, essa técnica não é recomendada para estampar tecidos escuros.

Através da Sublimação, a estampa é impressa com tinta vinílica sublimática em um papel próprio. Após a impressão, a imagem é posicionada em cima da peça e transferida para o tecido por meio de uma prensa térmica.

 Silk Digital

 

Silk Digital

Também conhecida como impressão DTG, essa é a técnica mais recente de estamparia têxtil. Ela funciona como uma impressora de papel comum, porém, ao invés de realizar a impressão em uma folha, ela imprime a arte diretamente no tecido a ser estampado. 

O Silk Digital permite que as estampas tenham uma alta quantidade de impressão e possam ser feitas com diversas cores, mantendo o resultado fiel à arte original vista no computador. A estampa é feita em alta resolução e sem precisar revelar telas, sem pedido mínimo e com alta capacidade de produção.

Vantagens e benefícios da estamparia digital

Utilizando as técnicas digitais de estamparia, é possível alcançar maiores objetivos e diversificar a sua produção. Separamos algumas vantagens e benefícios de trabalhar com a estamparia digital:

Vantagens e benefícios da estamparia digital

 



  • Maior qualidade das impressões;
  • Otimização no tempo de produção das peças;
  • Produção em pequena e larga escala;
  • Liberdade de criação;
  • Maior durabilidade das estampas;
  • Mais sustentabilidade.

A estamparia digital é o futuro!

Com a modernização dos equipamentos, as técnicas de estamparia digital estão cada vez mais tecnológicas. Por isso, para manter a alta qualidade, durabilidade e agilidade nos processos de confecção, a técnica é a melhor opção, sendo cada vez mais utilizada nas empresas. Mas afinal, vale a pena investir nesse ramo?

Dados do mercado de estamparia digital

O mercado da impressão digital está crescendo a cada dia e a previsão é de crescer ainda mais. Para quem pensa em abrir uma empresa voltada a produtos personalizados, estar atento aos dados referentes ao mercado é fundamental.

Segundo um relatório da empresa de pesquisa Allied Market Research (AMR), o mercado global de impressão digital terá um valor de US$ 35,7 bilhões até 2028, com um aumento na demanda por métodos de impressão sustentáveis e econômicos. De acordo com o relatório, o setor de impressão digital expandirá a uma taxa CAGR (Compound Annual Growth Rate - taxa de crescimento anual composta) de 3,7% entre os anos de de 2021 e 2028.

 

Dados do mercado de estamparia digital

 

Impressão DTG para a sua empresa

Sendo a técnica de estamparia mais recente e mais tecnológica, a impressão DTG - também conhecida como Silk Digital - oferece diversas vantagens para as empresas que pretendem entrar no ramo da personalização têxtil, como:
  • Agilidade na produção: a impressão DTG não utiliza materiais intermediários para a impressão das estampas, como por exemplo telas e papéis, tornando o processo de produção mais rápido, prático e automatizado.
     
  • Processo simples de impressão: as impressoras DTG funcionam literalmente como uma impressora comum, então, se você ou sua equipe sabe como manusear um equipamento desse, provavelmente não terá dificuldades para imprimir uma estampa. Basta criar a imagem em um software de design e realizar a impressão diretamente no tecido.
     
  • Alta qualidade: diferente de outras técnicas que não oferecem resultados tão precisos, a impressora DTG conta com uma alta resolução das estampas, permitindo manter a riqueza de detalhes até mesmo em projetos pequenos.
     
  • Flexibilidade de estilos: através da impressão digital direta no tecido, é possível oferecer qualquer tipo de estampa, afinal, basta apenas criar a imagem em um software de design e imprimi-la diretamente na peça a ser estampada. Além disso, você pode ampliar seu leque de produtos e oferecer diferentes opções.
     
  • Processo sustentável: essa tecnologia utiliza menos água e energia elétrica para a produção das estampas comparada às demais. Também não há desperdício de tinta, uma vez que a máquina direciona a quantidade exata que é necessária para estampar o tecido, além de não depender de papéis ou telas, utilizando e descartando menos materiais.
     
Alta produtividade: devido ao curto tempo de preparação e ao processo de impressão simplificado e automatizado, é possível processar pedidos rapidamente com uma impressora DTG, assim, você pode conquistar seus clientes com um atendimento rápido que não compromete a qualidade da impressão.

Use as técnicas de estamparia digital de forma complementar!

Para ter uma empresa de personalização têxtil, não é necessário utilizar uma única técnica de estamparia. Com tantas opções, você pode utilizá-las de forma complementar.

Os equipamentos DTG podem ser usados associados a outras técnicas de impressão em tecido, possibilitando maior facilidade e possibilidade de produção e, consequentemente, um melhor atendimento aos clientes.

Explore a tecnologia de impressão em tecidos.

Conheça a impressora DTG da Brother

GTX Pro Brother

 

Faça sua impressão DTG com a Brother!

Para equipar a sua empresa e alavancar as suas vendas, a Brother conta com opções ideais de impressoras DTG: a linha GTX Pro, indicada para as lojas varejistas e fashion stores, e a GTX Pro B, recomendada para a indústria.

As duas impressoras Brother possuem altíssima tecnologia e inúmeras vantagens para o seu negócio, como:

  • Alto desempenho;
  • Baixo custo de produção por estampa;
  • Sistema operacional avançado;
  • Alta capacidade de lavagem.

Produtos que podem ser personalizados com a GTX Pro

Ao contrário do que muitos pensam, a impressão DTG não serve apenas para estampar camisetas. As impressoras GTX Pro da Brother podem ser utilizadas para personalizar diferentes tipos de produtos. Separamos algumas opções para você se inspirar:

  • Camisetas;
  • Moletons;
  • Peças em jeans;
  • Tênis;
  • Bonés.

Estampa DTG
Estamparia em larga escala
Brother GTX Pro
GTX Graphics Lab
Brother GTX Pro
Tênis estampado DTG

Conheça a Brother BM2800 

O modelo mecânico da Brother é ideal para quem prefere a simplicidade de manuseio e resultados precisos.  Ela é leve e facilmente transportável. Com ela, é possível criar peças, fazer costuras gerais, reparos de roupas, bolsas, entre outros. Veja as principais características da BM2800:

 

  • Velocidade de até 800 pontos por minuto;

  • 27 pontos, dos mais básicos aos decorativos para patchwork

  • Consertos em geral, zíper

  • Várias camadas de tecidos, quilt, com 63 funções;

  • Caseador automático de 1 passo;

  • Iluminação da área de costura (LED);

  • Braço livre para costura de peças tubulares;

  • 6 calcadores inclusos além de outros acessório especiais;

  • Passador avançado de linha na agulha;

  • Controle de largura e comprimento do ponto.

 

BM2800

 

Conheça a Brother CS6000XLDV

Modelo computadorizado que conta com estrutura interna reforçada de metal para desenvolver qualquer tipo de trabalho com tecidos finos e grossos. Com essa máquina, sua costura criativa, patchwork e quilting ganharão forma mais rápida, encantando seus clientes. Veja as principais características da CS6000XLDV:

 

  • Modelo Autovolt (110v ou 220v);

  • Velocidade de até 750 ppm;

  • 60 pontos decorativos com 7 tipos de casa de botão de 1 passo;

  • Botão Start/Stop;

  • Controle de velocidade (funciona com ou sem pedal);

  • Painel de operação em LCD e Iluminação em LED;

  • Ponto caseado para Patchwork;

  • 10 calcadores inclusos;

  • Regulagem de largura e comprimento de ponto pelo painel;

  • Acessórios para Quilt e Patchwork.

 

CS6000XLDV

 

Confiabilidade e tecnologia para inovar sua produção

As duas linhas de impressoras DTG da Brother são ideais para quem busca por inovação tecnológica no ramo da estamparia digital, alavancando suas vendas e aumentando o leque de produtos estampados do seu negócio. Invista e faça sua empresa disparar as vendas de itens únicos!