Índice
Carregando...

Tudo sobre etiquetas personalizadas: conheça as opções de aplicação

Manter a organização da casa ou do escritório pode ser um desafio para muitas pessoas, principalmente com a correria do dia a dia. Porém, adotar a prática oferece inúmeros benefícios e facilidades para quem tem uma rotina agitada. Por isso, separar e guardar os objetos de acordo com seu uso e utilizar etiquetas personalizadas são as melhores formas de organizar o ambiente e achar o que procura com mais facilidade!

Por que organizar e identificar?

Organizar a casa ou o escritório após um dia cansativo pode ser uma tarefa difícil e muitas pessoas acabam deixando essa atividade de lado. O que muitos não sabem é que a organização, seja no trabalho, em casa ou nos estudos, traz diversos benefícios que são essenciais para as nossas vidas, como:
  • Redução de estresse

Um estudo realizado por estudantes da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, apontou que as mulheres que descreveram suas casas como desorganizadas estavam mais deprimidas, cansadas e apresentavam níveis mais altos de cortisol, o hormônio do estresse.

Ver a casa bagunçada pode afetar o humor, sono, saúde e muito mais, por isso, dedicar um tempo para arrumar a bagunça ajuda as pessoas a se sentirem mais felizes e relaxadas.


 

  • Melhora de hábitos

O ambiente organizado pode ajudar a melhorar os hábitos das pessoas, como se alimentar melhor, manter uma rotina de exercícios e até mesmo ter uma boa noite de sono. Como a desordem é estressante para o cérebro, o indivíduo acaba recorrendo a mecanismos de enfrentamento, que acabam prejudicando as atividades do dia a dia.

Pesquisas realizadas pela Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, mostram que as pessoas que trabalharam em um espaço limpo por 10 minutos tiveram duas vezes mais chances de escolher uma maçã para comer do que uma barra de chocolate.

Já um estudo feito pela Universidade de Bologna, na Itália, mostra que ser uma pessoa organizada e anotar seu plano de treino todos os dias ajuda a melhorar o seu progresso nos exercícios físicos.

Além disso, com o estresse reduzido naturalmente, com o auxílio da organização e, consequentemente, com a melhora nos hábitos, o sono é diretamente afetado. Um estudo realizado pela Sleep Foundation apontou que pessoas organizadas que arrumam suas camas todas as manhãs têm 10% mais chances de ter uma boa noite de sono e 75% das pessoas alegaram que dormiram melhor quando os lençóis estavam limpos.

Melhora de hábitos

 

  • Auxilia na produtividade

A produtividade das pessoas está diretamente ligada à organização do ambiente em que elas estão inseridas. De acordo com o Journal of Neuroscience, a desordem pode afetar a capacidade de se concentrar. Observar uma grande quantidade de objetos em um só lugar interfere na forma como o cérebro processa informações.

Quando você trabalha em um ambiente organizado, acaba sendo mais produtivo e eficiente, sendo capaz de realizar as tarefas com mais agilidade e, em consequência, tendo mais tempo para se exercitar e realizar outras atividades.

Por que manter a casa organizada?

Estar em casa significa estar em um lugar onde você se sente bem, confortável e em paz consigo mesmo, por isso, mantê-la arrumada, limpa e organizada traz uma série de benefícios para toda a família, como o bem-estar físico e mental, relaxando e ajudando a saúde. Separamos alguns motivos para você manter a casa em ordem:

  • Melhora o visual

Uma casa com os objetos em seus devidos lugares é muito mais convidativa, e ter o hábito de deixá-la sempre em ordem ao sair dará uma ótima sensação sempre que você voltar. Manter a limpeza e a organização de todos os cômodos melhora o visual da casa e também passa uma sensação de paz.


  • Favorece a criatividade

Desfrutar de um lar organizado é uma ótima fonte de inspiração para praticar sua criatividade, já que estar em um ambiente que lhe traz paz faz com que novas ideias surjam, seja para o trabalho, uma viagem ou até para projetos pessoais. Um ótimo exemplo é a cozinha, que, quando está limpa e arrumada, aumenta a vontade de cozinhar e experimentar receitas novas.

Economia e desapego

 

  • Economia e desapego

Quando você cria o hábito de deixar sua casa limpa e arrumada, passa a valorizar mais o seu espaço, reduzindo por exemplo, a vontade de ir jantar fora só porque a louça está suja. A organização também ajuda a ter uma visão mais ampla de quais objetos você tem em casa, evitando que uma nova compra do mesmo item seja feita.

Outro ponto importante de organizar seus pertences é fazer uma limpa nos objetos que você tem guardados. Muitas vezes, achamos que precisamos de mais espaço para guardar itens, mas na verdade, o que precisamos é de menos coisas. Para isso, é importante desapegar e doar aquilo que você não usa mais.

  • Melhora a saúde física e mental

Um ambiente bagunçado é capaz de causar ansiedade. Quando as coisas estão fora dos seus lugares, as pessoas se sentem sufocadas com as pendências e isso causa estresse em quem está nesse ambiente, prejudicando sua saúde mental.

Com a desorganização, a saúde física das pessoas também sofre. Ficar muito tempo sem organizar e limpar a casa faz com que o ambiente acumule sujeira, pó, e até mesmo fungos e bactérias, que são prejudiciais para a saúde, principalmente para quem possui algum tipo de alergia.

Por que manter o local de trabalho organizado?

Assim como em casa, manter o espaço de trabalho organizado é muito importante e traz diversos benefícios para o profissional. Separamos alguns motivos para você deixar o seu ambiente de trabalho limpo e arrumado:

  • Aumenta a produtividade

A falta de organização impacta diretamente no rendimento de um profissional. Quando o seu espaço de trabalho está desorganizado, com documentos e materiais espalhados pela mesa, é normal que a sua produtividade diminua, afinal, primeiro será necessário arrumar a bagunça para começar a trabalhar logo depois.

No momento em que a organização do espaço se torna rotineira, é possível iniciar a execução das atividades mais rapidamente, realizando o serviço de forma rápida, e assim, aumentando a sua produtividade diária.

Aumenta a produtividade

  • Otimiza o tempo

A organização é a melhor forma de se planejar adequadamente e otimizar a sua rotina de trabalho. Sabendo exatamente quais serviços devem ser entregues, fica mais fácil de se planejar e trabalhar para conseguir cumprir todas as tarefas no tempo previsto.

O famoso ditado “tempo é dinheiro” é uma grande verdade, principalmente quando falamos do mundo corporativo, ainda mais considerando a alta concorrência do mercado atual. Cada minuto não dedicado às atividades pode refletir nos lucros da empresa e, principalmente, atrasar a rotina de trabalho.

 

  • Promove o foco

Estar em um ambiente organizado, sem um monte de objetos fora do lugar, permite que a pessoa mantenha seu foco nas atividades que está realizando. Com um escritório arrumado e limpo, o profissional consegue se concentrar completamente no cumprimento de suas responsabilidades, já que itens espalhados poderiam tirar sua atenção.

 

  • Garante mais conforto

A organização no trabalho pode garantir que a rotina se torne menos desgastante e estressante, já que diminui as chances de ocorrer erros e imprevistos que podem causar algum tipo de prejuízo. Trabalhar em um ambiente limpo e organizado aumenta o engajamento e a motivação das pessoas, fazendo com que ela tenha uma sensação de bem-estar que faz bem à saúde.

Etiquetas personalizadas: o segredo da organização

Embora pareça um grande desafio, organizar a casa ou o escritório é algo simples. Para começar, você só precisa arrumar o ambiente uma única vez, depois, basta manter. Para organizar os armários, gavetas e documentos, as etiquetas personalizadas são a solução ideal. 

Além de serem práticas e fáceis de usar, as etiquetas são completamente versáteis, oferecendo inúmeras vantagens que auxiliam o seu dia a dia. Etiquetas de boa qualidade conseguem ser aplicadas em diversas superfícies, com diferentes possibilidades de uso, como:

 Etiquetas personalizadas: o segredo da organização

  • Objetos pessoais: identificar onde cada objeto está guardado é fundamental não apenas na hora de organizar a bagunça, mas também para encontrá-lo facilmente na hora em que você deseja utilizá-lo.

 

  • Materiais de trabalho: quem trabalha com um alto fluxo de documentos sabe da importância de manter tudo organizado, por isso, identificar as pastas para saber quais arquivos estão nelas é indispensável para a otimização da rotina.

 

  • Cozinha: confundir o sal com o açúcar pode estragar qualquer receita, por isso, etiquetar e nomear potinhos de tempero é importante para garantir o sucesso gastronômico. E quem nunca abriu um pote de sorvete e encontrou feijão? Saber o que está em cada utensílio pode ajudar na hora de fazer o almoço ou o jantar.

 

  • Chaveiros: quem já não perdeu tempo testando chave por chave para saber qual é a certa? Identificar de onde é cada chave é a melhor forma de acertar de primeira e não perder tempo procurando a certa no meio do molho.

Etiquetas personalizadas para uso pessoal

Quando pensamos em nossa organização pessoal, existem inúmeros cuidados a serem tomados. Os detalhes são muitos e nós separamos as principais dicas de identificação para colocar em prática:
  • Material escolar

Que mãe nunca sofreu com o filho perdendo o material escolar ou voltando para casa com algum objeto do colega? Manter a organização dos materiais das crianças é um desafio para qualquer pessoa, por isso, é importante etiquetar item por item com o nome da criança.

Além de colocar nome nos materiais, as etiquetas personalizadas podem ser temáticas e ajudar a enfeitar os objetos das crianças. Com os rotuladores da Brother, é possível criar conteúdos únicos para identificar e enfeitar a mochila, estojo, lápis e até mesmo o uniforme.

Material escolar

Organização doméstica

  • Organização doméstica

Todo mundo sabe que manter um ambiente grande organizado é um desafio, porém, com as etiquetas, essa atividade se torna mais simples e prática. Elas são muito utilizadas para nomear caixas organizadoras e gavetas, facilitando na hora de procurar algum objeto.

Organizar micro espaços, como um apartamento pequeno, também não é nada fácil. Com poucos espaços para armazenamento, separar os objetos e saber onde colocar cada coisa é muito importante. Utilizando etiquetas personalizadas, é possível nomear os temperos da cozinha, identificar potes, saber o que está em cada gaveta, organizar o quarto das crianças, e muitas outras possibilidades.

  • Mudança de casa

Quem já se mudou de uma casa para outra sabe a bagunça que é! Com tantas caixas e embalagens, fica difícil de saber onde está o que. Para não deixar nada para trás, é muito importante categorizar seus itens e separar em caixas organizadoras.

Depois de encaixotar tudo, é hora de etiquetar as caixas para saber o que está dentro de cada uma delas. E para facilitar esse momento, as etiquetadoras e rotuladores domésticos da Brother são equipamentos essenciais, pois agilizam o processo de identificação e padronização das caixas.

 

Mudança de casa

 

Identificação de arquivos corporativos

Organizar os arquivos físicos é um cuidado essencial que deve existir em qualquer escritório. Além de ajudar a evitar o acúmulo de papéis, facilita o acesso a informações, gerando segurança contra extravios e perdas que podem prejudicar a rotina da empresa. Mas afinal, qual a melhor forma de organizar os arquivos para otimizar a rotina de trabalho?

Métodos de armazenamento

Existem diferentes formas de organizar os arquivos em pastas ou gavetas, de acordo com cada tipo de documento ou estrutura organizacional do escritório. Há 4 metodologias que são mais frequentes para o armazenamento de arquivos. São elas:

  • Ordem alfabética: sendo o método mais comum, organizar os arquivos em ordem alfabética é simples, rápido e de fácil compreensão. É muito utilizada para acomodar informações de clientes, pacientes ou até mesmo de empresas.

 

  • Ordem geográfica: essa metodologia é muito comum nos departamentos públicos, em que  você organiza os arquivos de acordo com a procedência ou local. Mesmo utilizando o modelo geográfico, ainda é possível organizar os documentos na ordem alfabética.

 

  • Ordem numérica: quando se trabalha com documentos com elementos numéricos, como boletos, documentações de pessoas físicas ou jurídicas, etc., é muito comum organizá-los por ordem crescente. 

 

  • Ordem ideográfica: para adotar esse método organizacional, você deve usar vocábulos especializados e ter bastante conhecimento das áreas na empresa, analisando os documentos nos mínimos detalhes antes de estabelecer alguma classificação ideográfica.
Identificação de arquivos corporativos

Como organizar os arquivos corporativos?

Por mais que pareça complicado organizar os arquivos de uma empresa, essa atividade pode ser simples e ainda auxilia na realização do trabalho. Depois de definir os métodos de armazenamento mais adequados, é hora de colocar em prática a organização. Para isso, basta seguir o passo a passo:

  • Estude o ambiente de armazenamento: é importante saber onde os arquivos serão guardados, como por exemplo, o tamanho do local. Tendo em mente essa informação, você poderá escolher a melhor forma de organizar e armazenar.

 

  • Faça a triagem dos documentos: saber o assunto de cada documento e algumas informações básicas é importante para definir o local mais adequado para armazená-lo. Colocar arquivos sobre o mesmo assunto juntos é fundamental para essa organização.

 

  • Defina os tipos de arquivos: separar os documentos por tipos é muito importante para facilitar na hora de encontrar alguma informação. Colocar os arquivos correspondentes em uma única gaveta auxilia em sua organização.

 

  • Crie um índice e identifique as pastas: colocar nomes nas pastas, dados como prazo de validade e até mesmo um resumo do conteúdo que tem nela vai ajudar na hora de procurar alguma informação. Para isso, os rotuladores eletrônicos da Brother são super indicados para a impressão de etiquetas com essas informações.

 

  • Compartilhe a prática com toda a equipe: não adianta nada apenas uma pessoa criar o hábito de guardar os documentos no local correto, assim, a desorganização irá continuar. Por isso, é fundamental compartilhar essa prática com toda a equipe, para manter os arquivos organizados e facilitar a rotina de trabalho de todos.

Artesanato e etiquetas personalizadas

Pensar em todos os detalhes de um projeto é fundamental para o artesanato. Desde o material a ser usado até o resultado final, cada etapa precisa de muito cuidado para surpreender e encantar os clientes. Pensando nisso, as etiquetas personalizadas para artesanato estão sendo muito utilizadas e ganhando novas funções.

Inicialmente, essas etiquetas eram muito utilizadas apenas para fornecer informações sobre o produto, mas com o passar do tempo, passaram a ser usadas como uma forma estilosa e sofisticada de divulgação de uma marca. 

Além disso, elas podem conter o nome da pessoa e até mesmo mensagens especiais, aumentando o encanto e demonstrando um posicionamento empático do artesão que se preocupou em desenvolver um item a mais na encomenda.

Aplicações

Com a personalização, surgiram muitas opções de aplicações das etiquetas. Conheça algumas delas:

Aplicações de personalização em etiqueta

 

  • Cartão de visitas;
  • Casamentos;
  • Lembrancinhas de aniversário;
  • Frases personalizadas que acompanham produtos;
  • Eventos corporativos;
  • Promover a marca ou o artesão.

Etiquetas personalizadas mais utilizadas no artesanato

Existem inúmeras possibilidades de etiquetas personalizadas que podem ser usadas de diversas formas, no entanto,  não adiantaria nada utilizá-las se, em pouco tempo, o conteúdo impresso desbotasse. Pensando nisso, as fitas TZe da etiquetadora Brother oferecem alta qualidade e resistência, sem perder a beleza! Separamos as mais utilizadas para você se inspirar:
  • Etiquetas de cetim: elas possuem um alto brilho e maciez, provocando uma ótima nitidez nas figuras que serão impressas nas etiquetas. Podem ser utilizadas interna ou externamente, como em roupas, por exemplo, além de enfeitar lembrancinhas, doces, convites e sacolas.

  • Etiquetas de tecido: possui alta resistência a lavagens, atritos, trações, entre outros agentes, por isso, é ideal para criar identificações de roupas, como uniformes escolares.

  • Fitas decorativas: essas fitas possuem modelos laminados com diversas estampas e cores, sendo muito indicadas para a criação de etiquetas para compor a decoração e identificar ao mesmo tempo.

Conheça as etiquetadoras que vão facilitar a organização da sua casa!

Deixe sua rotina mais prática com o melhor modelo modelo para suas necessidades

A Brother garante praticidade para criar etiquetas personalizadas!

Com as etiquetadoras Brother, sua organização pessoal, do escritório ou as criações artesanais não serão mais um desafio, porque, você poderá criar o conteúdo, personalizar e imprimir as etiquetas em um único dispositivo.

É muita facilidade, agilidade e padronização para tornar seu dia a dia muito mais prático! Além disso, com as fitas TZe, você tem certeza de que pode contar com um material de alta durabilidade, que não vai desbotar ou rasgar.