Impressora DTG para tecido — Preço, Custos e Sustentabilidade

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A impressora DTG (Direct to Garment Printing), também conhecida como máquina de impressão direta em tecido, é um equipamento de alta tecnologia que estampa tecidos sem meios intermediários. 

Mas não se engane, para que esse equipamento chegasse à tecnologia que conhecemos hoje, houve um longo processo de desenvolvimento. Desde a Revolução Industrial, a produção têxtil passou por uma série de evoluções. Do “spinning Jenny” inventado em 1764 como solução para  tecelagens mais eficientes, ao protótipo de carrossel para serigrafia de Antoine Véricel em 1902, a impressão em tecido vem se reinventando para atender de forma mais eficiente e com mais qualidade às demandas do mercado. 

A impressora DTG veio para suprir as necessidades mais atuais. Essas demandas não envolvem apenas o ponto de vista do negócio como meio de rentabilidade, mas diz respeito, também, ao enfrentamento de problemas ambientais, como usar suprimentos ecológicos, matéria-prima sustentável e redução de descartes.

Custos e equipamentos para impressão têxtil

Para que possamos entender melhor como a impressora DTG surgiu, vale um simples comparativo entre as outras técnicas de impressão têxtil que são populares nos dias atuais. Cada uma delas possui características próprias com vantagens e desvantagens, relacionadas ao negócio, ao público e ao meio ambiente.

Hoje, a maioria das estamparias trabalham com pelo menos uma das seguintes técnicas de impressão em tecido:


  • Serigrafia (Silk Screen)
  • Sublimação (transfer ou DTF)
  • Impressão direta (DTG)

Primeira técnica de impressão em tecido

A Serigrafia, também conhecida como Silk Screen, é a técnica de impressão em tecido mais antiga que conhecemos. Seu processo foi criado pelos chineses e tem como principal característica o uso de telas para que o tecido seja estampado.

Desde sua criação até os dias atuais, a serigrafia também passou por um desenvolvimento interno, o que garantiu a longevidade do processo para estampar tecidos.

Essa técnica, por mais que seja vista como um processo manual, pode contar com maquinário que torna o processo muito mais automatizado. Umas dessas soluções, por exemplo, é o “carrossel”, equipamento que garante mais autonomia para as estamparias e trabalha de forma sistemática e muitas vezes computadorizada.

 

Primeira técnica de impressão em tecido

 

Em geral, a serigrafia é indicada para estampar tecidos naturais, como o algodão. Isso porque a tinta utilizada no silk screen consegue colorir as peças do vestuário com mais facilidade.

A nível de curiosidade, confira abaixo alguns materiais consumíveis para trabalhar com Serigrafia (Silk Screen):

Papel vegetal Papel vegetal

para impressão da arte
(pré-impressão)

Quadro de madeira Quadro de madeira para montagem da tela
(pré-impressão)
Tela de poliéster Tela de poliéster para montagem da tela
(pré-impressão)
icon-4 Cola para emulsão para revelação da tela
(pré-impressão)
icon-5 Thinner para revelação da tela
(pré-impressão)
icon agua Água para finalização da tela
(pré-impressão)
icon-7 Tinta para tecido para estampar
(impressão)

Técnica de impressão em tecido mais acessível

A Sublimação, também conhecida como Transfer ou DTF, é outra técnica de impressão em tecido muito popular presente em oficinas de estampa de pequenos empreendedores, até as maiores empresas do setor têxtil. Uma de suas principais características é o baixo custo para impressão em pequenas quantidades.

Pode-se dizer que a sublimação (transfer ou DTF) surgiu da adaptação de uma impressora convencional, dessas que possuímos em nossas casas e escritórios. E antes do processo de estampar o tecido, primeiro é necessário que a arte seja impressa em uma superfície de transferência, no caso, uma folha de papel.

Técnica de impressão em tecido mais acessível

 

Essa técnica se tornou muito popular por seu baixo custo, sendo a forma escolhida por muitos empreendedores entrarem no ramo das artes gráficas voltada para a produção têxtil. Assim como escolhida por grandes varejistas fashion store, atraídos  pela facilidade de sua utilização da tecnologia e para suprir necessidades de demanda específicas. Como é o caso de ser necessário a produção de um pequeno volume de peças para reposição de estoque em uma determinada loja.

Para se ter uma ideia, a sublimação (transfer ou DTF) é mais indicada para utilização em tecidos sintéticos como o poliéster ou similares. Isso porque o processo de impressão por calor adere melhor em materiais compostos por fibras não naturais.

Confira abaixo alguns materiais consumíveis para trabalhar com Sublimação (transfer ou DTF):

 

Papel para impressão da arte Papel para impressão da arte
(pré-impressão)
Tinta para tecidos Tinta para tecidos para impressão da arte
(pré-impressão)
Fita térmica Fita térmica para posicionar a estampa
(pré-impressão)
Papel antiaderente Papel antiaderente para estampar
(impressão)

Revolução no setor têxtil

A impressão direta em tecido, também conhecida como DTG, é a mais recente e inovadora técnica de impressão têxtil. Grandes empresas e lojas de varejo de moda rápida já adotam esse sistema de impressão para disponibilizar uma opção customizável de seus produtos para seus clientes. 

Ter uma impressora DTG garante aos grandes varejistas e estamparias mais agilidade para atender as tendências de mercado, além de assegurar um processo simplificado se comparado às formas tradicionais de impressão em tecido. 

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DTG (em inglês Direct to Garment), é a técnica que permite que a estampa seja impressa diretamente no tecido por meio de um equipamento específico para sua aplicação. Muitas vezes, dependendo do tecido a ser estampado ou das características específicas da estampa, não é necessário o processo de pré-impressão ou pós-impressão como acontece com outras técnicas. E mesmo quando esses processos existem, a intervenção pode ser considerada mínima.

Por isso, essa técnica surgiu com a proposta de revolucionar o mercado têxtil. A tecnologia empregada em uma impressora DTG a torna muito mais eficiente, sustentável e rentável a longo prazo. Sua operação não requer a contratação de mão de obra e profissionais especializados. Além disso, as empresas que contam com essa tecnologia produzem menos resíduos ao longo do processo de produção têxtil e não necessitam de grandes espaços dedicados à instalação e funcionamento do equipamento.

Veja abaixo os materiais consumíveis para trabalhar com impressão direta em tecido (DTG):

 
Pré tratamento Pré-tratamento para impressão do tecido
(pré-impressão)
Tinta para tecidos Tinta para tecidos para impressão da arte
(impressão)
 

Diferentes técnicas de impressão para necessidades específicas

Como vimos acima, as três técnicas de impressão possuem características únicas. Quando analisamos a quantidade de consumíveis (produtos que são utilizados pré e durante a impressão), fica clara a diminuição de etapas e mão de obra empregadas no processo de impressão.

Uma das tendências da tecnologia é minimizar o esforço empregado por processos manuais para se atingir um mesmo resultado. Podemos dizer que a automação das estamparias serve para maximizar seus resultados, sejam eles obtidos por menos emprego de mão de obra, ganho relacionado a tempo ou atingir produtos de qualidade superior em menos tempo.

Como precificar produtos estampados

Inevitável falar sobre como precificar produtos estampados sem falar em uma das variáveis mais importantes para a composição de preços: os custos de operação!

 

Custos de operação para estamparias:

Se você tem uma estamparia, trabalha como gerente ou encarregado de produção, provavelmente, estão entre os seus grandes desafios: descobrir como minimizar seus custos de produção/operação, maximizar seu lucro e garantir a melhor qualidade de seus produtos.  

Você não conseguirá fugir de alguns custos que são inerentes a qualquer estamparia independente da tecnologia adotada em seu método de trabalho. Entre eles, certamente você precisa de um espaço físico dedicado para a sua operação. Esse ambiente está diretamente ligado ao tamanho da sua estamparia. Pode ser um conjunto de galpões, um galpão, uma sala ou até mesmo um espaço reservado na garagem da sua casa, afinal, para tudo que vamos nos dedicar precisamos do primeiro passo.

A mão de obra é outro custo que devemos colocar na ponta do lápis. Da mesma forma que precisamos de um espaço para colocar nossa estamparia para funcionar, também é necessário ter pessoas habilitadas para nos ajudar nas etapas de produção. Você pode trabalhar com um grande grupo de profissionais ou ser uma estamparia de “uma pessoa só”, mas saiba que a sua mão de obra tem valor e deve ser levada em consideração na hora de formular os preços dos seus produtos.

Acima, citamos três tipos de tecnologia e técnicas de impressão em tecido mais populares. Assim como cada uma delas requer um tipo de consumível, elas têm seus custos específicos para operação. Você sabe qual o custo mensal para manter um carrossel de silk screen em funcionamento. Qual o custo para manutenção de uma impressora transfer? Qual o preço do líquido de pré-tratamento para estampar com uma impressora DTG?

O ideal é conhecer cada um dos custos que sua operação apresenta para que eles sirvam de base ao valor de venda de seus produtos e seu lucro. 

 

Lucro em produtos estampados:

Resumindo: Lucro, quando relacionado a finanças ou economia, significa todo retorno positivo de um investimento. 

Por isso, ao produzir uma estampa personalizada, é preciso colocar no papel qual foi exatamente o seu investimento nesse produto: quanto tempo, custos operacionais e de produção foram empregados para sua criação. Com isso, é possível estabelecer qual valor foi investido nesse produto.

Por exemplo, entre a compra de matéria-prima, consumíveis, mão de obra e tecnologia empregadas para sua criação, quanto você gastou para a criação de uma camiseta? Suponhamos que o valor chegou a R$15,00, portanto, esse será o seu custo de investimento para criação do produto final. 

Desta forma, é possível almejar qual é o retorno desejado do seu investimento. Para isso, temos alguns critérios que podem influenciar nessa decisão:

  • Sua estampa é personalizada?
    Produzida por sua equipe de designer, com arte própria e impressa em uma única peça ou em um pequeno número de peças?
  • Sua estampa oferece qualidade?
    Se comparada às estampas produzidas por seus concorrentes, a sua se sobressai em termos de qualidade, cores, detalhes e até mesmo quando se trata do tecido utilizado?
  • Sua marca é referência no setor têxtil?
    Muitas empresas são referências em seu segmento de atuação. Sua estamparia tem uma marca consolidada, que tem um posicionamento claro e se destaca das demais?

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Essas três perguntas são essenciais para saber se seus produtos estampados podem obter um lucro maior ou menor se comparado a produtos similares em seu mercado. Com base nessas perguntas e em uma análise sobre a precificação de produtos estampados, é possível estabelecer um percentual de lucro que você deseja obter. Fique atento, geralmente na venda em atacado, seu lucro será menor do que na venda a varejo. 

 

Precificação em produtos estampados

Sabendo como é feita a composição de custos e lucro, é possível estabelecer a precificação de seus produtos estampados. Em regra, esse método é usado por qualquer empresa, seja ela do setor têxtil ou não. 

Para facilitar o entendimento, abaixo deixamos algumas fórmulas simples para te ajudar a entender como funciona tudo que escrevemos acima, só que na prática:

 

  • Preço do seu produto estampado =  Lucro esperado + os custos de produção 

(R$ 70,00 = R$ 50,00 + R$ 20,00)

  • Lucro esperado = Preço do seu produto estampado - os custos de produção

(R$ 50,00 = R$ 70,00 - R$ 20,00)

  • Custos de produção = Preço do seu produto estampado - Lucro esperado

(R$ 20,00 = R$ 70,00 - R$ 50,00)


Sustentabilidade no mercado têxtil

Nossa sociedade, assim como o mercado têxtil, estão passando por grandes desafios. Entre eles, podemos destacar a sustentabilidade. 
 
Os materiais descartados, que podemos chamar de resíduos da produção têxtil, estão passando por um processo estratégico para se chegar a uma solução que visa reduzir os impactos ambientais e tornar a operação das empresas do setor mais sustentáveis a curto, médio e longo prazo.
 
Provavelmente, esse tema será cada vez mais recorrente à medida que o consumidor final passa a ter novos hábitos de consumo. Isso nos leva a reflexos sociais, ambientais e econômicos.
 
Segundo publicado pelo Portal Terra sobre produção responsável de algodão, “As pessoas estão descobrindo que suas roupas podem oferecer algo além da estética. Nosso papel como indústria da moda é viabilizar e dar atenção aos desejos de mudanças do consumidor”. 
 
Além disso, uma pesquisa da IEMI para o setor de calçados aponta que 55% dos consumidores dizem valorizar marcas e produtos que sejam realmente sustentáveis.
 
 
Sustentabilidade: tendência social e empresarial
A sustentabilidade, mais que uma tendência social e empresarial, pode ser traduzida como o grande desafio do nosso século. A produção automotiva, por exemplo, nos últimos anos vem adaptando seu modelo de negócio com a criação de veículos automotores híbridos ou totalmente elétricos. Já podemos ver alguns deles circulando pelas grandes metrópoles.
 
A indústria têxtil, por sua vez, está preocupada em criar novos processos, produtos e uma cadeia de valor que minimize os impactos causados ao meio-ambiente. Há alguns anos, vemos um forte movimento de entre grandes marcas de vestuário para que seus produtos sejam menos poluentes, utilizem insumos reciclados como fonte de matéria-prima e reestruturação de seu processo produtivo.
 
 
Sustentabilidade: valor e propósito de marca
Muitas marcas têm como propósito a sustentabilidade. No caso da moda sustentável, termos como o lema ASAP, tecidos sustentáveis ou biodegradáveis, projetos eco-friendly e consumo consciente já fazem parte de uma filosofia seguida à risca. 
 
Marcas nacionais como Florita Beachwear, FARM, Virgínia Barros, Osklen e Reserva são algumas que trazem valores sustentáveis para suas marcas. 
 
Para se ter uma ideia, o tema sustentabilidade não é algo recente. A Osklen, por exemplo, começou a investir em projetos socioambientais no final da década de 90. Desde então, a marca traz para as passarelas coleções sustentáveis, apoia iniciativas em prol do meio ambiente, além de trabalhar em conjunto com comunidades em projetos sociais.

DTG — A tecnologia de impressão Eco-friendly

Você quer que sua estamparia seja mais sustentável, reconhecida por seguir as melhores práticas e criar tendências no setor têxtil? Além disso, pretende se posicionar como uma marca inspiradora com o objetivo de um futuro melhor? 
 
Uma das formas de tornar sua estamparia mais sustentável é adotar tecnologias menos poluentes, que diminuam os resíduos de sua produção e usam a tecnologia como aliada para um futuro eco-friendly.
 
Uma das soluções que podem contribuir com sua estamparia é o processo de produção por meio de uma impressora DTG (direta em tecido). 
Essa é a técnica de impressão mais moderna do mercado que, por sua vez, diminui drasticamente os níveis de resíduos gerados na produção de peças estampadas quando comparada a outras técnicas, como serigrafia e sublimação, afinal, imagine a quantidade de telas em madeira que são descartadas pela silk screen e a quantidade de papel utilizado no transfer durante meses. Todo esse desperdício não ocorre ao utilizar a técnica de impressão direta (DTG)!
 
A impressão direta em tecido possui uma tecnologia de impressão superior, garantindo menos impactos ambientais. Ela é uma ótima alternativa para estamparias que pensam no futuro, não apenas de seu próprio negócio, mas da sociedade como um todo.
 
Para se ter uma ideia, muitas máquinas de estampar DTG usam suprimentos e consumíveis a base de água, que são menos poluentes que outros tipos de tintas usadas pelo setor têxtil.

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Equipamentos GTX Pro Brother:

Os equipamentos GTX Pro e GTX Pro B são máquinas de impressão direta em tecido (DTG) que possuem alto desempenho e eficiência. Por trabalharem com o sistema tecnológico moderno, não precisam de meios intermediários para que as estampas sejam aplicadas ao tecido, sendo assim, automaticamente mais sustentáveis.

As impressoras DTG Brother são equipamentos compactos, ágeis e produzem estampas em alta resolução. Por isso, são ideais para estamparias que querem manter a qualidade de seus produtos, serem mais sustentáveis e terem mais autonomia em seu processo de produção.

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Conheça a Brother BM2800 

O modelo mecânico da Brother é ideal para quem prefere a simplicidade de manuseio e resultados precisos.  Ela é leve e facilmente transportável. Com ela, é possível criar peças, fazer costuras gerais, reparos de roupas, bolsas, entre outros. Veja as principais características da BM2800:

 

  • Velocidade de até 800 pontos por minuto;

  • 27 pontos, dos mais básicos aos decorativos para patchwork

  • Consertos em geral, zíper

  • Várias camadas de tecidos, quilt, com 63 funções;

  • Caseador automático de 1 passo;

  • Iluminação da área de costura (LED);

  • Braço livre para costura de peças tubulares;

  • 6 calcadores inclusos além de outros acessório especiais;

  • Passador avançado de linha na agulha;

  • Controle de largura e comprimento do ponto.

 

BM2800

 

Conheça a Brother CS6000XLDV

Modelo computadorizado que conta com estrutura interna reforçada de metal para desenvolver qualquer tipo de trabalho com tecidos finos e grossos. Com essa máquina, sua costura criativa, patchwork e quilting ganharão forma mais rápida, encantando seus clientes. Veja as principais características da CS6000XLDV:

 

  • Modelo Autovolt (110v ou 220v);

  • Velocidade de até 750 ppm;

  • 60 pontos decorativos com 7 tipos de casa de botão de 1 passo;

  • Botão Start/Stop;

  • Controle de velocidade (funciona com ou sem pedal);

  • Painel de operação em LCD e Iluminação em LED;

  • Ponto caseado para Patchwork;

  • 10 calcadores inclusos;

  • Regulagem de largura e comprimento de ponto pelo painel;

  • Acessórios para Quilt e Patchwork.

 

CS6000XLDV

 

Explore a tecnologia de impressão em tecidos. Conheça a impressora DTG da Brother

SAIBA MAIS

Confiabilidade e tecnologia para inovar sua produção

Desde 2005, a Brother é conhecida por suas impressoras de tecido com firmware, software e cabeçotes de impressão próprios. Com nossas tintas e recursos avançados, a impressora GTX Pro é a ferramenta para expandir seu negócio.

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