Índice
Melhores opções para impressão de projetos de arquitetura
Encante clientes com seus projetos de arquitetura
Os arquitetos, além de imaginar soluções projetuais incríveis, ainda possuem o desafio de expressá-las de diversas maneiras diferentes, seja através de croquis, maquetes eletrônicas, ou desenhos em duas dimensões. Mas como apresentar todo esse conteúdo para os seus clientes?
É através do seu portfólio que seus clientes saberão como é seu estilo, quais são suas capacidades e experiências e, principalmente, se podem confiar no seu trabalho. Por isso, é necessário detalhar as especificações para as construções e áreas onde você atua. O conteúdo principal são as imagens e descrições de projetos já elaborados para a consulta.
Certifique-se de ressaltar sua identidade, apresentando projetos que traduzam seu estilo e personalidade profissional. Por fim, explore a experiência visual através de materiais bem definidos e variados, como impressões personalizadas, imagens em 3D, plantas etc.
Explore os estilos arquitetônicos em seu design
Se você tem uma identidade firmada, fica mais fácil se destacar no mercado de arquitetura. Isso significa que você pode explorar estilos já conhecidos e dar o seu toque especial a eles, criando uma marca que te defina.
- Arquitetura Mediterrânea: Com grandes aberturas, terraços na fachada das construções, texturas e cores que remetem à tranquilidade e paz, esse estilo é perfeito para relaxar no clima tropical e litorâneo;
- Arquitetura Escandinava: Esse estilo traz cores neutras, linhas retas e poucos móveis. Utiliza muita madeira e fibras naturais, que combinam perfeitamente em ambientes bem iluminados e de paisagem exuberante;
- Arquitetura Clássica: Carta coringa para diferentes tipos de terrenos, o classicismo traz imponência, pé direito alto, tons sóbrios e decoração rica com materiais nobres. É ideal para dar aquele toque luxuoso e pode ser sofisticado para conversar com estilos modernos;
- Arquitetura Tropical: Cores bem quentes e itens da natureza trazem alegria para esse estilo! Ele é muito utilizado no litoral, mas também harmoniza com ambientes urbanos justamente para quebrar o clima "cinzento" da cidade;
- Arquitetura Asiática: Cores pastéis, linhas retas e simples, muito vidro e portas de madeira deslizantes trazem um ambiente iluminado e com sensação de amplitude. É a estratégia perfeita para fazer aquele espaço pequeno parecer maior;
- Arquitetura Americana: Fachadas de madeira enormes, geralmente brancas, muitas colunas, terraços, muro baixo e um quintalzão fazem parte desse estilo que combina no interior, em terrenos grandes e planos;
- Arquitetura Eclética: A mistura de estilos pode encantar seus clientes! Por isso, embora traçar um perfil para firmar sua identidade seja uma jogada estratégica, sempre é bom se atualizar para desafios diferenciados, originais e exclusivos.
Além disso, é importante entender o que está em alta, as preferências da sua rede de atuação e quais projetos são possíveis de elaborar dentro da região geográfica em que você trabalha, afinal, não adianta querer construir uma casa arejada na serra ou uma moradia com lareira no Rio 40ºC, por exemplo. Ao contextualizar seu estilo às procuras mais constantes do seu público, certamente, você encantará novos clientes apresentando projetos condizentes à expectativa de cada um.
Dicas para encantar seu cliente
O primeiro passo para encantar seu público-alvo é conhecer, realmente, quem é ele. Para isso, faça uma pesquisa de campo, analisando os perfis e expectativas dos seus possíveis clientes. Com essas informações em mente, fica mais fácil traçar as melhores estratégias para agradar o consumidor, como:
- Dê importância ao valor que seus projetos terão para seus clientes
Monte um material que reúna informações sobre os benefícios e vantagens que seus projetos oferecem. Argumentar com preço, nesse caso, não é a melhor opção, afinal, a valorização do seu trabalho não tem a ver com o orçamento, mas com propostas inovadoras, sustentáveis, seguras e originais. Enfim, explore seus diferenciais como arquiteto e deixe claro que suas soluções são as que seus clientes realmente precisam.
- Prepare-se para os questionamentos
É natural que os clientes tenham muitas dúvidas e incertezas, principalmente porque o investimento em projetos de arquitetura é alto. Por isso, além do material informativo sobre seus valores, tenha em mente um roteiro de possíveis perguntas e suas respostas para deixar suas ideias claras. Na hora da conversa, abuse da empatia e seja flexível em suas propostas, oferecendo alternativas favoráveis ao cliente e, logicamente, a você também.
Invista em marketing
Além do bom e velho boca a boca, a presença digital se tornou indispensável para os escritórios de arquitetura. Acontece que, na maioria das vezes, quem quer contratar esse tipo de serviço busca suas soluções pela internet, que, por sua vez, abre as portas para expor seus projetos e se comunicar com interessados em seu trabalho. Além disso, é indispensável fornecer um material de consulta físico e muito bem detalhado, mostrando seus principais projetos, as etapas de elaboração e firmando, mais uma vez, a sua identidade.
Quanto mais informações e detalhes você inserir em seu material, maiores serão as chances do seu público-alvo entender suas propostas. Não são todas as pessoas que dominam a linguagem técnica da arquitetura, por isso, explore imagens coloridas, tridimensionais e humanizadas.
Quais as melhores soluções para imprimir desenhos e projetos
Existem diversas impressoras e scanners corporativos, mas uma impressora capaz de imprimir A3 é fundamental se você trabalha com gráfica ou arquitetura. Esse equipamento é versátil e não se limita ao layout maior do papel.
No entanto, se seu escritório de arquitetura tem demandas de impressão muito grandes e uma equipe mais robusta, é ideal contar com impressoras A4 também.
Como qualquer segmento, haverá momentos em que será necessário gerar documentos padrões ou imagens reduzidas que não precisam de um papel A3. Nestes casos, como as multifuncionais A4 costumam ter menos custo inicial, é ideal contar com, pelo menos, uma delas em seu espaço de trabalho para não depender de apenas uma máquina.
Impressão A3 em projetos de arquitetura
A folha A3 é muito utilizada em cartazes, informativos, projetos, pranchas de arquitetura, entre outros documentos que envolvam muitas cores, imagens e detalhes. Esse layout de papel é maior quando comparado ao usual A4. Enquanto o tamanho mais utilizado possui as medidas de 21 x 29,7cm, o A3 mede 42 x 29,7cm.
Quanto maior o papel, mais detalhes são mantidos na impressão. Para apresentar ideias fiéis aos clientes, os arquitetos precisam contar com layouts que mantenham linhas, escalas e legendas nítidas e exatas. Por isso, na hora de montar seu portfólio ou prancha, o profissional costuma preferir folha A3, a fim de gerar projetos que possuem formatos e cores que mais se assemelham com a realidade.
Vantagens de usar impressoras tanque de tinta
Como a intenção dos arquitetos é gerar projetos em alta resolução, as impressoras devem suportar uma variedade maior de papéis sem comprometer a qualidade da impressão e manter a vivacidade das cores.
Por isso, as impressoras tanque de tinta são ideais, afinal, elas geram mais documentos com menos recargas quando comparadas às jatos de tinta comuns, além de alta velocidade e desempenho.
Reserve um momento para se familiarizar com os recursos e novas tecnologias de impressão. Existem muitas marcas e modelos maravilhosos por aí, mas nem todos eles são ideais para imprimir desenhos, projetos ou outros documentos técnicos.
Melhores softwares para gerar projetos incríveis
Sabemos que, além de um bom computador ou notebook, um arquiteto precisa diariamente contar com softwares de design para criar representações fiéis às suas ideias de projetos. Investir nos melhores programas para desenvolvimento faz toda diferença. Listamos aqui os mais conhecidos e utilizados no universo de arquitetura e urbanismo:
- ArchiCad: Uma das ferramentas mais completas do mercado, o ArchiCad permite criar projetos BIM e CAD através de uma interface fácil e intuitiva.
- SketchUp: Um dos programas mais conhecidos, é um software voltado para a modelagem em 3D que conta com duas versões - gratuita e pro.
- Armedia: Software que permite criar e personalizar maquetes com texturas, materiais e cores do jeito que você quiser. Ele funciona como um plugin de realidade aumentada para programas como SketchUp, 3DSMAX e cinema 4D.
- AutoCad: Sem dúvidas, um dos mais populares. O programa permite desenhos em 3D, modelagem e criação de maquetes eletrônicas.
- Lumion 3D: Programa ideal para quem vai começar a trabalhar com vídeos, porque conta com uma biblioteca completa e ferramentas intuitivas.
- Photoshop: O software não é exclusivo para arquitetos, mas pode ser um grande aliado. Com ele, a pós-produção do projeto é otimizada, corrigindo brilho, saturação de cor e inserindo filtros.
- V-Ray: O V-Ray é um plugin que disponibiliza efeitos e texturas para editar imagens geradas em outros softwares de modelagem computacional, trazendo mais realismo aos projetos. Ele pode ser utilizado em programas como o 3DS MAX e SketchUp.
- Promob: Software de ambientação virtual perfeito, principalmente, para design de interiores. O programa é flexível e conta com cotagem do ambiente em 3D e biblioteca de itens como móveis e eletrodomésticos.
- Simlab: O software permite que você importe arquivos 3D e insira materiais na imagem, Além disso, oferece recursos de edição de luz.
Independentemente de quais softwares você utiliza, mantenha-se atualizado sobre as novidades, tendências, e tecnologias, especialmente aquelas que conectam suas principais ferramentas de trabalho.
Invista em tecnologia para qualidade de impressão
Na hora de elaborar e apresentar seu portfólio e projetos de arquitetura, é importante pensar que ele precisa ser impactante aos olhos. Organize as imagens, textos e elementos gráficos de um modo que expressem bem suas ideias e invista em tecnologia de impressão que priorize recursos como:
- Precisão: Arquitetos e engenheiros imprimem regularmente documentos técnicos altamente detalhados, como esquemas ou projetos. Isso exige uma impressão de altíssima qualidade e com perfeita precisão. O tamanho de papel maior torna esses documentos mais fáceis de ler e a tecnologia de impressão oferece a clareza de detalhes que esses documentos exigem.
- Velocidade: Existem soluções que imprimem diversos tamanhos e formatos e que podem produzir documentos técnicos em apenas alguns minutos. Embora as velocidades de impressão variem de dispositivo para dispositivo, os arquitetos costumam escolher dispositivos mais rápidos que possam acompanhar o ritmo do escritório.
- Economia: O número de projetos e pranchas de arquitetura impressos é muito alto. Se você recorrer a uma gráfica sempre que for gerar um novo arquivo, o prejuízo será grande. Por isso, ter uma impressora que comporte seus designs em escalas ampliadas é essencial.
- Segurança: Nenhum profissional gostaria de ter um projeto vazado ou clonado, não é mesmo? Esse é outro motivo pelo qual uma impressora em seu escritório de arquitetura faz toda a diferença, afinal, você elimina o risco de que terceiros tenham contato com suas ideias, além de proteger seus dados.
Recursos para analisar na hora da decisão
A resolução das impressoras é medida em dpi (pontos por polegada). Para arquitetos, é necessária a altíssima qualidade nas suas impressões de projetos.
Existe uma série de critérios que você pode considerar antes de escolher a sua impressora. Listamos alguns a seguir:
- Suprimentos;
- Velocidade de impressão dada em páginas por minuto (ppm);
- Conectividade (wi-fi, bluetooth, ethernet etc.);
- Tamanho;
- Recursos multifuncionais (scanner, cópias, fax).
Conheça impressoras mais econômicas para projetos coloridos em A3
A Brother tem a impressora ideal para seu escritório de arquitetura
Valorizamos e apoiamos o empreendedorismo e, sabendo das demandas dos arquitetos para se manterem ativos e relevantes no mercado, desenvolvemos soluções para ajudar a reforçar sua identidade e conquistar um escritório de arquitetura referencial!
A linha InkBenefit da Brother garante um excelente custo x benefício para altas demandas de impressão coloridas, porque a capacidade do tanque de tinta é superior e pode gerar diversos documentos coloridos em alta qualidade. Conheça os modelos ideais para seu escritório:
Multifuncional Tanque de Tinta InkBenefit Colorida, impressão em formato A4, suporta altas gramaturas até 300g, ganhe tempo com alimentador de originais até 20 folhas para cópia e digitalização. Acompanha duas garrafas inclusas que imprimem, no total, até 15.000 páginas em preto e 5.000 páginas em cores
Multifuncional Tanque de Tinta InkBenefit Colorida; Velocidade de impressão de até 28 ppm em preto e 11 ppm em cores; Copie facilmente os dois lados de um documento de identidade em uma única página; Impressão fácil de documentos e imagens em vários tipos e tamanhos de papel; Conectividade sem fio, USB e wireless direct
Multifuncional A3 Tanque de Tinta InkBenefit Colorida ideal para os melhores projetos em A3. Características: 35 ppm (mono) e 27 ppm (cores); Conexão USB 2.0 de alta velocidade, Wireless e Ethernet;Impressão e cópia em formato A3.
Vamos deixar seu escritório ainda mais estruturado?
Explore as ideias para personalizar seu escritório e se organize para estruturar de uma forma que otimize sua rotina e reflita ainda mais excelência na entrega e apresentação dos seus projetos. Conte com as dicas e soluções Brother para se tornar um empreendedor de sucesso e fazer seu escritório de arquitetura crescer cada vez mais.
Preencha o formulário para receber atendimento comercial.