Que atire a primeira pedra quem nunca passou em frente a uma lojinha de artesanato e se encantou por itens que nunca viu antes. A verdade é que a arte de produzir peças manualmente acompanha o ser humano desde a pré-história e a comercialização de produtos é uma forma de expandir a manifestação cultural, bem como levantar uma renda extra.
Com a possibilidade de confeccionar produtos que transmitem valor afetivo, fazer artesanato para vender é um sucesso. Não é à toa que o mercado representa 3% do PIB brasileiro, de acordo com o último levantamento feito pelo IBGE. No entanto, para se destacar no setor, é fundamental apresentar projetos inovadores e planejar campanhas de divulgação estratégicas. Pensando nisso, reunimos as melhores ideias de produção e dicas de empreendedorismo para te ajudar!
Um dos fatos mais encantadores do artesanato é a possibilidade de versatilizar a produção. Você pode utilizar basicamente qualquer tipo de material e desenvolver uma (ou mais) técnica para confeccionar os mais criativos produtos personalizados. Enfim, basta explorar esse universo e escolher o processo com o qual você mais se identifica.
Se você está pensando em começar, separamos algumas técnicas incríveis para te inspirar:
Muito comum no Nordeste, o artesanato em cerâmica é uma manifestação cultural que é passada de geração para geração. Através do manejo com barro, são confeccionados, principalmente, figuras de personagens históricos e religiosos, além de recipientes e vasos.
Tecido, linhas e máquinas de costura e bordado fazem desse segmento um dos mais versáteis, porque é possível produzir desde peças de roupas até decoração. Técnicas como patchwork, crochê, quilting e fuxico permitem criar diferentes efeitos no resultado final.
Arte original dos povos indígenas, a cestaria é uma verdadeira herança cultural brasileira. Através de fibras naturais de árvores, bambu, cipó e palha de milho ou carnaúba, é possível confeccionar peças como cestos, chapéus, redes e peneiras.
Desde peças delicadas com MDF até grandes projetos em madeira maciça, o artesão possui ampla liberdade criativa para confeccionar basicamente qualquer estrutura sólida, desenvolvendo esculturas, móveis, itens decorativos etc.
É uma das tendências mais procuradas por quem busca itens simples e exclusivos, como decoração de festa, cartões personalizados, caixas de presente, topping de bolos etc. A técnica envolve materiais de papelaria, como papel, EVA e papelão.
Definindo a técnica e os principais materiais para a sua produção, você pode confeccionar diferentes peças e encantar clientes com um amplo catálogo de produtos. Veja algumas ideias:
Investir em comunicação e marketing é fundamental para conquistar novos clientes e fidelizar os antigos. Em 2020, cerca de 83% dos artesãos utilizaram ferramentas digitais para divulgar seus produtos, segundo a pesquisa feita pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas. No entanto, existem inúmeras estratégias para disseminar sua produção, como:
A produção artesanal é uma terapia e uma forma de arte. Como se não bastasse, pode ser uma fonte de renda de sucesso. Por isso, encontre a técnica com a qual você mais se identifica, faça cursos e divulgue muito seus produtos. A dedicação para confeccionar as peças com carinho é o segredo para encantar os clientes.