Mais do que nunca, é hora de colocar a alma empreendedora para agir, afinal, está chegando a tão esperada Black Friday, que, neste ano, será dia 25 de novembro! A data é um sucesso, porque movimenta o comércio com ofertas encantadoras, além de ser um dia estratégico para fomentar as vendas, já que antecede em, basicamente, um mês do Natal.
Tudo isso significa que a Black Friday é uma oportunidade imperdível para atrair novos clientes e vender mais. No entanto, é essencial ter em mente que a data é para todos os empreendedores, ou seja, a concorrência, que já é acirrada, torna-se ainda mais desafiadora. Por isso, é indispensável traçar boas estratégias e buscar inovações que façam seu negócio se destacar em meio a tantas promoções.
Para traçar uma boa estratégia, o primeiro passo é entender o cenário atual. 2020 e 2021 foram marcados pela pandemia da Covid-19. A tendência é que, nesse semestre, o consumo aumente gradativamente com a reconstrução da economia - como já vem acontecendo. Isso significa que o consumidor está apto e cheio de vontade de comprar e, diante dessa situação, é necessário promover campanhas irresistíveis para convencer que o seu negócio é o melhor entre a concorrência.
Outro ponto de atenção é que, devido às regras de isolamento social causadas pela pandemia, os hábitos de consumo tiveram que migrar para o ambiente on-line. Assim, o e-commerce disparou e a tendência é que ele permaneça em alta mesmo depois da liberação do comércio físico, afinal, os clientes descobriram a praticidade e comodidade de comprar à distância.
Como bons empreendedores, os criativos do mundo da papelaria e artesanato devem aproveitar muito a data. Assim como o comércio geral, é importante focar nas vendas e divulgação on-line, acompanhando as tendências do mercado, além de estudar a concorrência para se inspirar e buscar ofertas diferenciadas.
Uma das grandes vantagens da papelaria criativa é a possibilidade de trabalhar on-demand. Pensando nisso, sua produção pode ser B2C, focando em promover ofertas para consumidores em geral que desejam comprar itens personalizados, assim como há possibilidade de criar uma estratégia B2B, comercializando produtos de Black Friday para outros empreendedores que desejam, por exemplo, decorar suas lojas.
Pensando nisso, você pode criar campanhas antes mesmo da data, produzindo letreiros, cartões de visita e cartazes com o tema da Black Friday para atingir outros comerciantes. No dia 26 de novembro, você pode abusar da criatividade com um catálogo de itens promocionais, ofertas relâmpago, condições especiais para determinados volumes de encomenda, entre várias outras opções que encantem consumidores de papelaria personalizada. O importante é saber o que cabe no seu orçamento e na sua capacidade de produção.
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Primeiro, entenda seu negócio para selecionar quais produtos podem entrar em oferta sem gerar prejuízo para você. Essa estratégia depende do seu contexto atual, por isso, analise com cautela. Depois de definir suas promoções, é indispensável pensar em como a divulgação e o atendimento serão feitos, afinal a Black Friday dura apenas 24 horas, mas pode ser a porta de entradas de novos clientes que farão sua papelaria personalizada expandir.
Pensando nisso, separamos quatro dicas essenciais de como se organizar para ganhar destaque na Black Friday e vender mais:
Ao invés de fazer campanhas falando sobre você, busque mostrar como seu negócio ajuda seus clientes, afinal, os protagonistas dessa história são eles. Foque em se posicionar como empresa humanizada, que ouve e procura trazer soluções pertinentes a cada perfil de consumidor. Quando falamos em papelaria criativa, esse conceito vai além, porque o segmento, por si só, já envolve afetividade, aspecto que deve ser muito explorado.
Sabendo que a tendência é o comércio on-line, organize-se para produzir dentro do prazo estipulado e jamais prometa uma entrega antecipada, evitando criar falsas expectativas nos clientes. Estude, também, as parcerias de frete que são mais vantajosas e até onde você consegue atender.
Lembre-se: a Black Friday é um dia para fidelizar clientes para a vida toda! Ou seja, se você disparar suas vendas dia 26/11, mas não encantar no atendimento, provavelmente os consumidores não retornarão. Por isso, desenvolva uma comunicação encantadora - e mantenha a empatia, inclusive, nos outros dias do ano!
E tem lugar melhor para divulgar seus personalizados? As redes sociais são seu portfólio e porta de entrada de clientes, permitindo que eles conheçam seu trabalho e se comuniquem com você. Por isso, explore a comunicação em mídias para a Black Friday!
É hora de se organizar! Selecione quais produtos são mais estratégicos para criar promoções e inove sua produção para atrair mais clientes. Com planejamento e criatividade, seu negócio pode decolar na Black Friday!