Não é de hoje que o e-commerce vem em um curva crescente de adesão entre os consumidores. A tendência se populariza cada vez mais ano a ano e, em 2020, teve sua grande explosão devido às regras de isolamento social causadas pela pandemia. Segundo a Ebit|Nielsen, o faturamento do comércio digital cresceu 47% no ano passado. O estudo também apontou que 7,3 milhões de brasileiros fizeram compras pela internet pela primeira vez em 2020.
A tendência é que esses números, mesmo depois da pandemia, só aumentem, afinal, quem não gosta da praticidade de poder comprar sem sair de casa? Pensando nisso, como o empreendedorismo em papelaria criativa pode ser afetado pela alta do e-commerce?
Dizem que o segredo para o sucesso é estar onde o consumidor está. Se esse ambiente é o virtual, fica muito mais fácil atingir pessoas interessadas em seus produtos personalizados. Isso significa que você pode ampliar seu empreendimento para além da sua comunidade local!
Com mídias sociais, marketplaces e canais populares, é possível atingir pessoas de até outros países. Além disso, existem várias formas de pagamento on-line para facilitar seus processos, além de opções de envio variadas para escolher o frete que mais compensa.
Em fevereiro de 2020, foi feito um levantamento pela Compre&Confie que constatou cerca de 746,5 mil pedidos feitos em um ano só no setor de papelaria. Esse número representa um crescimento de 21,3% quando comparado ao mesmo período de 2019. Além disso, a plataforma de e-commerce Nuvem Shop aponta que a quantidade de lojas do segmento de papelaria aumenta a cada ano e, hoje, totaliza 134 dos 70 mil comércios que fazem parte dessa comunidade on-line.
Sabendo disso, divulgar serviços personalizados é uma estratégia excelente para o momento. Pense: se os itens de papelaria estão em alta, ao oferecer um diferencial de customização e exclusividade, você se destaca no meio. Como se não bastasse, criatividade e craft são tendências que nunca saem de moda e chamam a atenção do público!
Se você tiver em mente quais são os objetos mais procurados pelos consumidores, fica mais fácil direcionar sua criação para atender às tendências do momento. Isso significa que, basta se manter antenado, que os próprios dados encontrados na internet vão te dizer o que mais os clientes desejam ver na sua papelaria personalizada.
Segundo os dados divulgados em 2020 pelo levantamento da Compre&Confie, instituição que monitora vendas reais de mais de 80% do varejo digital brasileiro, os itens mais vendidos em papelarias on-line foram: livros, calculadoras, canetas e papéis. Sabendo disso, foque sua produção personalizada nesses objetos, divulgue muito e, claro, use e abuse da criatividade para oferecer exclusividade e se destacar diante da concorrência.
Para te ajudar, separamos algumas dicas:
Passam-se os anos e o período de volta às aulas sempre será bombástico para a papelaria criativa. Por isso, tenha sempre uma carta na manga de opções infantis com as personagens mais populares e desenhos mais adorados pela criançada.
Se for para ser comum, os consumidores acabam fazendo em casa. Existe uma gama de materiais lindos e baratos que certamente encantarão seus clientes, como TNT colorido, E.V.A. brilhante ou estampado, feltro, papéis variados, fitas de diferentes tecidos etc.
Veja os itens mais procurados e ofereça estampas personalizadas para as datas sazonais. Por exemplo, sabendo que o dia dos pais está chegando, você pode criar agendas com mensagens de amor e admiração de filhos.
Quanto mais você se popularizar, mais precisará produzir para atender à alta demanda. Uma máquina de corte, num momento como esse, é uma aliada fundamental para aumentar sua produtividade e garantir resultados mais precisos.
Empreendedorismo e tecnologia formam uma combinação infalível. Somando criatividade a essa mistura, seu negócio se torna um sucesso! Invista no e-commerce para fazer sua papelaria personalizada crescer ainda mais, conquistando novos clientes sem precisar sair de casa!