Mundo ScanNCut

Entrevista de Tico Volpato ao Mundo ScanNCut sobre exposição Low Poly

Escrito por Time de especialistas ScanNCut | 13.12.2021

Quando pensamos que nada mais pode nos surpreender, chega a arte e nos apresenta um projeto maravilhoso. As manifestações possuem infinitas linguagens e, dentro de cada uma delas, a criatividade é o gatilho para despertar o encanto do público.


No mundo da papelaria e artesanato, há muito espaço para arte. Seja origami, maquetes, desenhos, são infinitas possibilidades de criação. Hoje, falaremos um pouco da técnica Low Poly, que é a especialidade de Tico Volpato, um grande artista com quem conversamos e, recentemente, fez uma belíssima exposição de primavera no Shopping JK Iguatemi - e é claro que também trouxemos muito material sobre esse evento.

 

📸 Nicolas Calligaro

 


Como é a técnica Low Poly

Low Poly diz respeito a qualquer figura formada através de polígonos - quanto menos, melhor. Essa arte transforma todo o tipo de imagem em composições minimalistas e geométricas que podem ser representadas no meio digital ou físico.

No caso da exposição do Tico Volpato, o Low Poly é aplicado em papel (papercraft). Assim, a técnica consiste em criar objetos tridimensionais através de recorte e colagens do material, criando esculturas concretas.

📸 Nicolas Calligaro

 

 

Exposição de Tico Volpato no Shopping JK Iguatemi

De 29 de setembro a 17 de outubro de 2021, ficou exposta uma belíssima instalação de esculturas em papel no shopping JK Iguatemi. O autor da obra, Tico Volpato, criou peças coloridas e cheias de vivacidade para marcar o início da primavera. Assim, flores, folhagens, pássaros e mensagens de positividade foram contemplados pelo público em uma composição magnífica.

O artista, além de um grande processo criativo e muita mão de obra, utilizou a ScanNCut para confeccionar cortes precisos em papel. A parceria entre a Brother e Tico é longa e, diante de um evento tão sensacional, fizemos uma entrevista incrível!

 

📸 Nicolas Calligaro

 


 

Entrevista completa com Tico Volpato

Suas exposições acontecem a partir de ideias pontuais ou você possui um cronograma para seguir com certa periodicidade?

Os dois. Às vezes, é o cliente que solicita o tema de acordo com a necessidade ou, então, eu crio um determinado projeto e ofereço ao mercado. Atualmente, faço produção de acordo com a demanda. Para 2022, pretendo desenvolver um planejamento estratégico para melhorar o desempenho do meu negócio.

Você já teve bloqueio criativo? O que fez para contornar?

Raramente, dificilmente acontece, por conta da maioria dos projetos serem por demanda.

Atualmente, você trabalha mais com ideias conceituais ou faz parte da produção também?

Trabalho com os dois lados, por conta do processo de confecção e resultado para garantir a qualidade de cada peça/projeto.

Quantas pessoas trabalham com você para montar uma exposição? Quais as funções delas?

Hoje, quatro pessoas são staff fixa. Para uma exposição maior, como essa do JK Iguatemi, são dez pessoas: dois produtores, um cuidando do administrativo e o restante trabalhando com a confecção de peças e a montagem da exposição.

Você enxerga o Low Poly como forma de empreendedorismo? Como?

Sim, e não só com o Low Poly, mas todas as formas de trabalhar com papercraft. Essa exposição do JK Iguatemi me trouxe um outro olhar sobre como empreender com papel e as diversas possibilidades que podemos explorar como artista.

Como a tecnologia da SDX125 e SDX225 ajudou sua produção sem deixar sua essência artística de lado? E quanto tempo você ganha ao utilizar a ScanNCut?

Ganhei tempo de produção e, principalmente, precisão de corte e vinco (utilizando a função meio corte). Ganhei agilidade de 25% do tempo de produção através da autonomia da máquina.

Se você pudesse aconselhar um artista iniciante que deseja viver do seu dom, quais seriam suas dicas?

Planejamento de carreira, conhecimento e estudo sobre  o mercado em que pretende atuar, foco e objetivo. E depois de tudo isso, divulgação nas redes sociais, fazendo parcerias estratégicas e se mantendo ativo!

 

Mundo ScanNCut, arte e empreendedorismo!

Tico Volpato é um grande exemplo de criatividade e inspiração para artistas que sonham em divulgar suas obras! Por isso, nossa dica é persistir naquilo que acredita e aprimorar suas técnicas com cursos e ferramentas que farão sua produção se destacar. E então, que tal colocar seu dom em prática e apostar na sua criatividade?