Já ouviu o ditado “quem não é visto não é lembrado”? Embora clichê, essa é, sem dúvidas, uma frase de ordem para pequenos empreendedores, afinal, o desafio de vender envolve uma comunicação direta com seu público. Quando a comercialização é de uma produção própria e personalizada, aí é que a divulgação e o relacionamento com o cliente se tornam ainda mais indispensáveis, porque a confecção depende das encomendas e particularidades de cada pedido.
A grande vantagem de hoje em dia é que essa exposição de produtos se tornou muito mais fácil com a internet, que é uma verdadeira vitrine virtual e canal de comunicação à distância. As redes sociais são excelentes aliadas para empreendedores de papelaria personalizada e, quando somadas ao WhatsApp, as chances de suas vendas aumentarem são muito maiores!
Não, você não leu errado. Não é só de Instagram, Facebook e Google que vive a divulgação. O WhatsApp, há muito tempo, tornou-se uma plataforma que vai muito além dos grupos de família e se transformou em uma verdadeira ferramenta de negócios. Ou seja, agora, seu Mundo ScanNCut de produção personalizada pode ganhar um novo - e muito poderoso - aliado para disparar suas vendas.
O que acontece é que o envio de mensagens e multimídias pelo WhatsApp é muito mais fácil e, como o canal é exclusivo para conversas, a comunicação por meio da ferramenta cria uma relação mais próxima com seu público. Assim, seu cliente se sente mais confortável em encomendar personalizados do jeitinho que imagina, além de você poder aproveitar seus contatos para criar promoções exclusivas e pertinentes a cada perfil.
Com o crescimento da comunicação com clientes e vendas pelo WhatsApp, a plataforma também “evoluiu” para apresentar recursos mais profissionais. Hoje, é possível fazer toda a jornada de divulgação, relacionamento e até pagamentos através do chat. Mas, afinal, você conhece todas as funcionalidades da ferramenta?
Pensando em ajudar os empreendedores de papelaria personalizada, separamos 5 dicas de como vender pelo WhatsApp suas criações do Mundo ScanNCut:
Assim como as redes sociais possuem classificações de acordo com o tipo de conta, o WhatsApp oferece o recurso Business, que, além de transmitir mais credibilidade, garante recursos diferenciados. Entre eles, estão os dados detalhados sobre suas mensagens, a organização de “pastas de contatos” de acordo com os perfis de cliente e até a automação de envio de comunicados.
É possível deixar um catálogo disponível no seu perfil do WhatsApp Business. Essa função é fundamental para que seus clientes vejam seus produtos e consultem os valores. Por isso, faça upload de fotos em boa resolução e organize seus personalizados por categoria. Por exemplo, se você trabalha com mais de um material, pode segmentar por “produção em E.V.A”, “produção em feltro” e “produção em acetato”.
Seus clientes precisam de atenção, só que sua produção não pode parar. Por isso, organize sua agenda para sempre ter um tempinho para responder as mensagens. Uma dica é aproveitar o momento em que sua ScanNCut está cortando o material para dar aquela checada no celular, afinal, o processo é automático.
O Status do WhatsApp é equivalente aos Stories do Instagram e do Facebook. Lá, você pode divulgar produtos em destaque, criar promoções exclusivas para seus contatos e promover campanhas rápidas.
A comunicação com o cliente deve ser objetiva, mas sempre muito empática, principalmente porque o segmento de papelaria e artesanato envolve itens personalizados que, geralmente, são encomendados para representar algum momento especial ou presentear pessoas próximas. Por isso, ouça com atenção, responda com delicadeza e aproveite feedbacks para melhorar seu negócio.
Já deu para perceber que a ScanNCut pode ser uma grande aliada para você produzir mais e conseguir dedicar parte do seu tempo para um atendimento mais personalizado, não é? Isso porque a máquina de corte da Brother é versátil em materiais, agiliza processos e possibilita resultados mais precisos.
Se você criar estratégias de sucesso para divulgar sua papelaria personalizada, vai precisar de equipamentos que te ajudem a entregar mais encomendas. A SDX225 é perfeita para quem está se preparando para aumentar a demanda e quer ver seu negócio crescer! Veja por quê:
Quando a confecção de papelaria criativa é somada a uma comunicação empática, você cria um relacionamento encantador e aumenta as chances de fidelização. Pensando nisso, busque sempre mais informações de como vender pelo WhatsApp e explore o recurso para se aproximar dos seus clientes!