Índice
Passo a passo para montar um atelier de costura de sucesso
Um espaço acolhedor, uma boa máquina de costura, linhas, tecido e muita criatividade. Veja as melhores estratégias para montar seu atelier e fazê-lo bombar!
Você já pensou em abrir um atelier de costura?
Um atelier é um espaço de versatilidade.
Você pode criar roupas sob medida, peças personalizadas para enxovais, toalhas de mesa, panos de prato, necessaires, entre outros itens que sua imaginação permitir. Além disso, muitas pessoas procuram especialistas em costura para reparos e ajustes, afinal, todos nós sabemos como é difícil encontrar um vestuário que caia perfeitamente no corpo.
Se você gosta de costurar e deseja transformar seu hobby em uma fonte de renda, é hora de investir no seu próprio atelier! Listamos algumas dicas para dar os primeiros passos de um negócio próprio e te inspirar a empreender.
Dicas para empreender e conquistar seu próprio atelier de costura
Investir em um atelier de costura é apostar em um mercado próspero que pode te trazer um bom retorno financeiro. A procura por peças personalizadas é crescente, afinal, elas podem ser confeccionadas no tamanho e estilo ideal do consumidor.
Com o espaço e a estrutura definidos, basta ter amor pela arte da costura para empreender. Você pode começar o seu negócio em casa, divulgando entre os vizinhos e parentes e, conforme o boca a boca e a divulgação virtual expandirem, seu atelier crescerá também! Enfim, dedicação, persistência e amor pela atividade são essenciais nessa etapa.
No entanto, o maior desafio nem sempre é o começo, mas a continuidade do negócio. Por isso, se você tem afinidade com a costura, é importante sair da zona de conforto e evoluir para um nível mais técnico com especializações e muito treino. Além disso, manter o atelier em constantes evoluções para atender melhor aos clientes é indispensável. Os equipamentos também devem acompanhar seu crescimento, dando conta das demandas que aumentam de acordo com seus novos investimentos.
A organização do seu atelier de costura é um processo que não acaba, mas que, se bem estruturado logo no começo, pode ser mais fácil de manter. Separamos, aqui, algumas dicas para se preparar antes de abrir seu negócio e ajudar na manutenção à medida que sua clientela aumenta!
Plano de Negócios
O plano de negócios não precisa ser um bicho de sete cabeças. Ele serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre o mercado em que ele deseja investir, direcionando suas primeiras ações e ajudando a estruturar estratégias futuras.
No plano de negócios, você vai definir assuntos como:
- O tipo de serviço do seu atelier de costura: filtre o atendimento para conseguir acompanhar a demanda. Não adianta abraçar o mundo e não dar conta no final. Comece aos poucos e aumente as possibilidades somente quando tiver mais estrutura;
- Questão financeira e recursos para iniciar: é muito importante saber quanto você pode investir e ter uma margem de sobra, caso algum imprevisto aconteça. Se for fazer um empréstimo, estude todas as condições e tenha em mente planos A, B e C para não entrar em uma bola de neve;
- Material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário: definida a quantia do investimento inicial, faça uma divisão cuidadosa e direcione a renda para os itens essenciais do seu atelier;
- Público-alvo: conhecer sua audiência é fundamental para definir o seu serviço. Entenda o que seu público mais procura. Conversas, entrevistas, pesquisas e interações em redes sociais são muito bem-vindas para coletar informações sobre as tendências que mais estão em alta;
- Principais concorrentes: para ganhar espaço, é necessário inovar. Conheça os serviços que seus concorrentes já realizam, coloque a criatividade para funcionar e foque em novidades que seu público-alvo ainda não conhece;
- Fornecedores e parceiros: ninguém empreende sozinho. Pesquise muito sobre os fornecedores e parceiros para seu atelier. Procurar saber a experiência de outras pessoas e as indicações que elas podem fazer é um ótimo recurso para essa etapa;
- Nicho principal de atuação do seu negócio: assim como o tipo de serviço, filtrar o nicho, principalmente no começo do empreendimento, é muito importante para não se sobrecarregar. É muito melhor começar com qualidade de criações a explorar a quantidade de produtos;
- Divulgação: comunicação é a alma do negócio! Invista em cartazes, redes sociais, boca a boca e qualquer tipo de divulgação que chegue a seu público. Você não precisa desembolsar tanto no início, basta explorar ferramentas gratuitas ou de custo baixo e, mais uma vez, usar e abusar da criatividade.
Como regularizar seu atelier de costura com uma abertura descomplicada?
Por menor e mais simples que seja o seu atelier de costura, é importante se regularizar. Fazer tudo certinho desde o começo, além de eliminar a clandestinidade, é uma forma de transmitir confiança ao consumidor, que saberá que seu negócio segue todas as condutas exigidas por lei.
A abertura não é complicada. O registro mais usual para pequenas empresas é o MEI (microempreendedor individual), que não depende de processos complexos e burocráticos. De qualquer maneira, contratar um contador traz mais segurança nesse momento, afinal, ele deverá avaliar as opções que mais atendam às suas expectativas e ao perfil do negócio pretendido, ajudando nos trâmites de abertura e acompanhando o desenvolvimento.
Por fim é necessário, também, consultar a Prefeitura da sua cidade para saber sobre as exigências específicas do município, tais como locais permitidos para abrir um negócio e a documentação necessária para manter tudo em ordem.
Escolha de espaço e localização
Você pode começar a estruturar seu atelier em um espaço especial na sua própria casa. Nesse caso, seus vizinhos serão seu público-alvo, o que pode ser uma boa estratégia, afinal, o primeiro contato do seu empreendimento será com pessoas já conhecidas. Conforme seu atelier cresce, você pode migrar para um local maior e de localização estratégica. O ideal é se manter em bairros com alto fluxo de pessoas, facilitando o acesso da sua clientela ao seu negócio. Bairros residenciais são boas opções, assim como lugares próximos a centros comerciais, universidades, mercados e escolas. Enfim, o importante é estar onde o consumidor está.
A estrutura interna também deve ser cada vez mais desenvolvida. Separar um local para troca de roupas, com espelhos e espaço suficiente para os clientes e sua medição de tamanhos é indispensável. Além disso, uma sala de espera acolhedora é muito bem-vinda. Por fim, mas não menos importante, o seu próprio local de trabalho deve ser organizado, com boa luminosidade e confortável para que você possa se dedicar sem empecilhos às suas criações.
Tudo que você precisa saber sobre Máquinas de Costura
Existem modelos para todos os gostos, rendas e demandas. Quando pensamos em uma produção de larga escala, logo imaginamos equipamentos extremamente robustos e rápidos, conhecidos como máquinas de costura industriais. De fato, a produtividade delas é gigante, mas não são o modelo ideal para um atelier criativo. O que acontece é que elas são projetadas justamente para uma produção técnica e, por isso, fazem apenas um tipo de ponto (reto), destinado à confecção de peças encomendadas com um padrão pré estabelecido. Além disso, imagine o espaço que você precisaria ter para acomodar uma dessas!
Para começar a empreender, nada melhor do que uma máquina de costura doméstica. Elas possuem excelente custo x benefício, são fáceis de transportar e contêm recursos diferenciados para dar asas à sua criatividade. Os modelos variam em velocidade e funções extras, mas todos são perfeitos para otimizar a produção do seu atelier, afinal, dispensam trabalhos manuais que podem levar mais tempo e nem sempre garantem os melhores resultados.
Os equipamentos domésticos costumam apresentar funções que trazem diferenciais às criações. Isso acontece porque eles são direcionados justamente para pequenos e médios empreendimentos que exigem diferenciais para se destacar, não apenas pontos retos como as produções em massa.
Pensando nisso, os equipamentos de Low a High End trazem recursos como fontes de letras e pontos decorativos para personalizar a costura. Esses adicionais dão margem para uma criação diferenciada, além da praticidade de múltiplas funções em um mesmo aparelho, garantindo mais economia no investimento inicial.
Além de tudo, existe uma grande variedade de modelos para você escolher qual é o que mais se adequa ao seu estilo de trabalho. Por exemplo, os profissionais que aprenderam a costurar de uma maneira mais tradicional costumam dar preferência a recursos manuais de configuração, então, nada melhor do que máquinas mecânicas. Por outro lado, existem equipamentos computadorizados, que garantem a mesma produtividade e ainda contam com a possibilidade de selecionar e visualizar os recursos que serão utilizados na costura. Enfim, seja manual ou digital, a escolha da máquina para começar seu atelier deve ser de acordo com os recursos que te deixam mais confortável para produzir e atendam à sua demanda.
Quanto mais pontos, melhor a máquina?
A dúvida em qual equipamento investir para começar é muito comum entre os empreendedores, afinal, o desafio de encontrar uma máquina que dê bons resultados, mas não exija um custo inicial tão alto é gigante. Pensando nisso, vem a pergunta: Quanto mais pontos e funções, melhor a máquina? Definitivamente, NÃO! É lógico que desejamos muitos diferenciais em nosso trabalho, mas o mais importante na hora de começar é entender a sua demanda de encomendas e desembolsar uma quantia que não te aperte em um modelo que seja suficiente para as suas necessidades. O segredo é ter calma, porque a evolução vem com o tempo. Pensando nisso, a Brother tem as melhores soluções para dar início ao seu atelier!
Nós oferecemos máquinas de costura mecânicas e eletrônicas, a gosto do freguês. A principal diferença entre elas está apenas na configuração de escolha de pontos. Enquanto uma é manual, ou seja, permite a escolha do tipo de costura com alguns giros no botão, a outra conta com uma pequena tela de LCD para visualizar e gravar na memória as suas seleções e customizações de pontos.
Conheça a Brother BM2800
O modelo mecânico da Brother é ideal para quem prefere a simplicidade de manuseio e resultados precisos. Ela é leve e facilmente transportável. Com ela, é possível criar peças, fazer costuras gerais, reparos de roupas, bolsas, entre outros. Veja as principais características da BM2800:
-
Velocidade de até 800 pontos por minuto;
-
27 pontos, dos mais básicos aos decorativos para patchwork
-
Consertos em geral, zíper
-
Várias camadas de tecidos, quilt, com 63 funções;
-
Caseador automático de 1 passo;
-
Iluminação da área de costura (LED);
-
Braço livre para costura de peças tubulares;
-
6 calcadores inclusos além de outros acessório especiais;
-
Passador avançado de linha na agulha;
-
Controle de largura e comprimento do ponto.
Conheça a Brother CS6000XLDV
Modelo computadorizado que conta com estrutura interna reforçada de metal para desenvolver qualquer tipo de trabalho com tecidos finos e grossos. Com essa máquina, sua costura criativa, patchwork e quilting ganharão forma mais rápida, encantando seus clientes. Veja as principais características da CS6000XLDV:
-
Modelo Autovolt (110v ou 220v);
-
Velocidade de até 750 ppm;
-
60 pontos decorativos com 7 tipos de casa de botão de 1 passo;
-
Botão Start/Stop;
-
Controle de velocidade (funciona com ou sem pedal);
-
Painel de operação em LCD e Iluminação em LED;
-
Ponto caseado para Patchwork;
-
10 calcadores inclusos;
-
Regulagem de largura e comprimento de ponto pelo painel;
-
Acessórios para Quilt e Patchwork.
Conheça os principais modelos de máquina de costura Brother
Outros itens que não podem faltar no seu atelier de costura
É lógico que as máquinas de costura são os equipamentos mais importantes de um atelier. No entanto, imagine uma oficina sem uma mesa e uma cadeira. Ou carretéis de linhas jogados em qualquer lugar, dificultando o processo de encontrar a cor ideal. Enfim, são diversos detalhes que devem ser pensados para que o espaço fique em harmonia, como disposição de prateleiras, caixas organizadoras, escrivaninhas, cestinhos, sacolas, cabideiros, entre outros. Para te ajudar, separamos, aqui, algumas dicas para deixar seu atelier de costura em ordem de maneira fácil e econômica:
- Reutilize móveis e itens da sua casa, como caixas e potes. Se quiser, pode customizá-los, assim, seus organizadores farão parte da decoração do seu atelier;
- Organize os tecidos por cor e estampa em prateleiras;
- Use caixas transparentes para guardar retalhos, assim, será mais fácil encontrá-los depois;
- Não jogue nada fora: quando o assunto é costura, qualquer pedacinho de tecido pode ser útil no futuro;
- Guarde itens minúsculos como botões, miçangas, viés e paetês em frascos de vidro transparente para que fiquem sempre visíveis;
- Organize os carretéis de linhas em caixas com divisórias ou fixe preguinhos na parede para pendurá-los.
Vamos empreender com criatividade e inovação?
Se você decidiu que está na hora de abrir seu atelier, organize-se, respeite seu orçamento, entenda seu público-alvo e abuse da criatividade. Por fim, é claro, conte com a Brother para se equipar da melhor maneira possível!
Oferecemos modelos para todos os gostos: de máquinas de costura mecânicas a computadorizadas, com inúmeras possibilidades de funções diferenciadas e para todos os tipos de demanda. Conheça as nossas linhas e escolha os melhores equipamentos para o seu atelier.
Preencha o formulário para receber atendimento comercial.