Índice
Carregando...

Rotulador Brother: Melhores aplicações para identificação profissional

Criar etiquetas é uma das maneiras mais eficazes para manter a organização. Se, em casa, o hábito já auxilia no dia a dia, na esfera profissional, a rotulagem é indispensável para a manutenção de equipamentos e processos, bem como para a segurança dos funcionários. Através de sinalizações claras e dispostas estrategicamente, é possível deixar avisos importantes visíveis pelo ambiente, fazer marcações em ativos delicados ou instruir determinadas operações. Mas, afinal, quais setores mais necessitam de processos de identificação detalhados? E como efetivá-los? Continue a leitura para explorar a aplicação!

Identificação profissional

Toda empresa possui processos. E é essencial que todas as etapas e ativos envolvidos sejam de igual conhecimento dos profissionais que fazem parte da operação. No entanto, quanto maior a instalação - seja um ambiente cheio de detalhes ou uma equipe muito grande -, mais difícil manter todas as pessoas numa mesma página. É por isso que existe a documentação.

Agora imagine: no pátio de uma fábrica, todos os colaboradores estão concentrados em suas funções. De repente, uma máquina quebra. Como avisar todos rapidamente? Sem dúvidas, não haverá tempo hábil para comunicar verbalmente, muito menos para cada funcionário ir à sede do escritório para ler relatórios completos. Por isso, etiquetas de sinalização são fundamentais em casos assim, bem como para processos comuns, afinal, o mais importante é manter a ordem em ambientes profissionais, visando maior produtividade e, principalmente, a segurança de todos através de uma identificação rápida e clara.

Objetivos principais da identificação com etiquetas

Seja qual for o ambiente em que as etiquetas serão aplicadas, seu objetivo é permitir que qualquer pessoa, ao ler o conteúdo do rótulo, possa identificar quais materiais estão contidos naquele local, bem como as maneiras de lidar com cada um. Ou seja, equipamentos, máquinas, cabos, ferramentas, ativos químicos, áreas restritas são algumas das diversas aplicabilidades que visam otimizar tempo e processos através de avisos rápidos.

 

img-1

 

As etiquetas podem agilizar a rotina de operação, contudo, o processo de rotulagem também deve ser rápido, afinal, a criação do conteúdo e sua impressão demandam tempo. Por isso, independentemente da área em que sua empresa atue, é muito provável que exista a necessidade de contar com uma etiquetadora industrial. É através de um equipamento desses que sua rotina é otimizada, porque os rótulos são confeccionados através de um equipamento que garante que as fitas sejam de excelente qualidade para que suportem, sem desbotar ou rasgar, até as condições mais extremas de temperatura, umidade e outros fatores adversos.

Pensando nisso, separamos as aplicações e boas práticas para identificação profissional.

Rotulagem industrial

A indústria é um dos setores que mais envolve pessoas em atuação. Sejam engenheiros, operários ou técnicos, todos precisam conhecer os equipamentos, os ativos e as áreas de atuação. Além disso, a identificação industrial é um meio de otimização de tempo, porque as etiquetas são personalizadas de acordo com as especificações do equipamento, portanto, suas normas de uso, botões e painel de controle são claramente entendidos por qualquer pessoa capacitada.

As etiquetas de identificação industrial não são utilizadas apenas para denominar equipamentos. É possível criar conteúdos mais detalhados com orientações de montagem e manuseio, bem como normas de segurança. A possibilidade se amplia, também, para manter um controle assertivo sobre a rotina, expondo informações como data da última revisão de determinado equipamento, vencimento de produtos, previsão da próxima manutenção etc.

Exemplos de identificação na indústria 

Seja para um identificação fixa ou avisos temporários, a rotulagem é um dos processos mais importantes da indústria para otimizar a produção e garantir segurança. Veja alguns exemplos de utilização de etiquetas no setor:

 

  • Identificação patrimonial

Existem itens que pertencem à empresa e devem conter uma identificação durável para evitar danos, perdas e até mesmo roubos. Ou seja, tudo aquilo que for patrimônio físico e de grande importância - desde documentos até peças de alto valor - precisam de etiquetas de alta fixação que dificilmente serão removidas, a fim de deixar clara a posse daquele objeto.

 

  • Identificação de equipamentos 

Seja para nomeação, controle de calibragem ou normas de uso, as etiquetas podem conter informações que auxiliam o profissional na hora do manuseio de determinada máquina. Além disso, a tecnologia está cada vez mais presente em operações como esta, visto que é possível dispor códigos QR para reconhecimento via dispositivo móvel, facilitando a manutenção de informações sobre cada equipamento.

 

  • Cumprimento de regras

Dependendo dos produtos utilizados na indústria, há normas de manuseio definidas por lei - principalmente para gestão de ativos. Por isso, as etiquetas são utilizadas para orientar quais são os procedimentos de segurança, alertar os riscos e quais são os cuidados necessários. Essa aplicação também é plausível para alertar sobre equipamentos perigosos, áreas de riscos ou máquinas quebradas.

 

  • Marcação de tubulação

A maioria das indústrias possui complexos sistemas de tubulação por onde circulam produtos ou gases. Portanto, é essencial identificar cada componente que passa pelo local, a fim de facilitar o trabalho de manutenção e alertar sobre os cuidados necessários para aquela área. 

 

  • Localização de equipamentos de segurança

Ao dispor de alertas sobre os cuidados básicos com cada componente da indústria, uma estratégia usual é deixar uma etiqueta de referência sobre onde encontrar equipamentos de segurança para utilizar naquela área. Por exemplo, se uma máquina apresenta algum problema e possui uma identificação de onde suas peças reservas ficam guardadas, não há perda de tempo na procura.

 

  • Controle interno

Os processos de organização mais simples também exigem identificação. Etiquetando arquivos, documentos e gavetas, a busca pelo objeto desejado fica muito mais simples.


 

Identificação patrimonial
Identificação de equipamentos
Cumprimento de regras
Marcação de tubulação
Localização de equipamentos de segurança
Controle interno

Fios e cabos

Em tempos de conectividade e globalização, dificilmente haverá uma construção sem uma ampla estrutura de fios e cabos. Seja para ligações elétricas ou conexões de rede de comunicação, a complexidade das instalações é cada vez maior, visando otimizar a troca de dados entre os dispositivos.

Pensando na amplitude da rede, organizar fios e cabos é essencial para promover segurança nas instalações e, quando eles estão identificados,  o processo de manutenção é mais simples. Quando falamos em condutores, há dois segmentos macros: elétrico e de comunicação de dados.

Setor elétrico

Qualquer construção necessita de um projeto elétrico bem elaborado. É por meio dele que os condutores de energia serão diagramados para que todas as luzes se acendam, aparelhos se iniciem e não ocorra nenhum acidente. Feito o esboço de disposição de fios, a instalação deve seguir à risca o planejamento, por isso, cada componente precisa de identificação, a fim de evitar equívocos que podem gerar problemas futuros.

Além da segurança, a disposição dos fios é o meio pelo qual a disposição de pontos de eletricidade, como tomadas e focos de luz, sejam mais estratégicos e atendam às necessidades daquele ambiente. O projeto elétrico é guiado pela NBR-5410, que oferece todas as informações necessárias para instruir a instalação elétrica e, por isso, deve ser consultada.

 

Setor elétrico

 

Cabeamento estruturado

O cabeamento estruturado é a disposição estratégica de condutores de dados de comunicação que visa agilizar a conexão entre computadores, telefones e internet. Essa metodologia é essencial para qualquer tipo de construção - desde residencial até empresas que possuem diversos dispositivos em funcionamento simultâneo.

Os estudos e descobertas sobre as melhores práticas de cabeamento estruturado acompanham a velocidade das evoluções tecnológicas contemporâneas. Por isso, principalmente em ambientes que dependem de conexões ágeis, é essencial que a manutenção do sistema seja periódica, promovendo constantes otimizações na comunicação de dados. No entanto, para que isso ocorra efetivamente, os condutores precisam de identificações claras e duráveis.


Riscos de uma identificação de cabos insatisfatória 

 

  • Etiquetas perdidas

Fios e cabos são cilíndricos, portanto, é indispensável que as etiquetas sejam flexíveis para que não quebrem ou caiam da superfície com o tempo. Além disso, o material deve possuir boa aderência para que não desgrude da instalação.

 

  • Impressão da etiqueta desbotada

O local onde o cabeamento está pode sofrer variações de temperatura ou ficar exposto à sujeira. Essas condições apagam a identificação, caso ela não seja feita com o material adequado.

 

  • Material não resiste a líquidos da máquina

Se a identificação de fios e cabos for de um máquina que fica exposta à água, óleos e líquidos, é essencial que as etiquetas sejam resistentes à umidade.

 

  • Falta de legibilidade

É essencial traçar um padrão de legendas, bem como seguir as normas para identificação correta de cabeamento estruturado, baseando-se, principalmente, na ANSI/TIA/EIA 606.

 

  • Não atende ao desenho técnico

Assim como o conteúdo precisa de padronização, a disposição das etiquetas também. Ou seja, não adianta distribuir rótulos por toda a extensão do cabeamento, é necessário estudar os locais estratégicos para fixá-los, como em racks e painéis.

 

  • Impactos na operação

Os profissionais podem sofrer pela falta de legibilidade de identificações, perdendo tempo de trabalho, além do risco de equívocos de instalação e conexão. Ou seja, o processo se torna mais lento e pode trazer prejuízos, já que as chances de erros são muito maiores devido a etiquetas que não transmitem o conteúdo necessário para que a operação tenha sucesso.

Como garantir eficiência

Já não é mais novidade que a identificação por meio de etiquetas é fundamental para processos operacionais. No entanto, para que essa otimização de serviço seja eficiente, há dois pontos indispensáveis para colocar em pauta:

Por que o rotulador industrial Brother é a solução ideal

A Brother oferece rotuladores industriais eletrônicos portáteis e de mesa, possibilitando que o profissional selecione o modelo que melhor atenda às suas necessidades. Além disso, com teclado embutido e compatibilidade a dispositivos externos, é possível editar o conteúdo das etiquetas de onde preferir: no próprio dispositivo ou no software instalado no computador.

Todo rotulador Brother imprime em fitas laminadas TZe. Ou seja, o material dos identificadores garante alta durabilidade de conteúdo, fixação e flexibilidade para se adaptar a diferentes superfícies. Além disso, as fitas resistem à abrasão, água, produtos químicos, temperaturas extremas e ambientes adversos em geral sem perder a resistência.

As fitas também são personalizáveis de acordo com suas demandas, afinal, há ampla variedade de cores e tamanhos de material, bem como fontes e símbolos incluso na memória do rotulador Brother para diferenciar um conteúdo de outro.

A Brother também dispõe de um software de criação de identificadores. O P-Touch Editor permite que textos, símbolos, imagens, códigos e molduras sejam criados e editados no PC para que, posteriormente, sejam impressos no rotulador. A conexão entre os dispositivos pode ser com ou sem fio.

  • Primeiro: a criação de rótulos deve ser rápida, com processos simples e em equipamentos de fácil manuseio. O ideal é contar com etiquetadoras e rotuladores industriais, afinal, com esses equipamentos, é possível digitar, editar e imprimir o conteúdo com praticidade.

  • Segundo: as etiquetas devem ser duráveis, mantendo a impressão legível e o material intacto independente do local onde o rótulo será colocado. Por isso, o ideal é utilizar fitas laminadas e flexíveis que garantam que o conteúdo fique registrado por um longo período de tempo.

Por que o rotulador industrial Brother é a solução ideal

 

Nossos modelos

PT-E110

PT-E110

   Ideal para identificação de fios e cabos, rede elétrica, CFTV e muito mais;
  Equipamento portátil;
  Velocidade de impressão de até 20mm/seg;
  200 símbolos na memória.

PT-E300VP

PT-E300VP

  Rotulador portátil com funções profissionais;
  7 fontes e mais de 380 símbolos;
•  Utiliza fitas laminadas de até 18mm de largura;
•  Imprime até 5 linhas em velocidade de 20mm/seg. 

PT-E500VP

PT-E500VP

  Rotulador portátil com conectividade via USB;
  10 fontes e mais de 380 símbolos;
  Acompanha maleta para transporte e bateria de íons de lítio;
  Imprime até 7 linhas em velocidade de 30mm/seg.

PT-E550WVP

PT-E550WVP

  Rotulador portátil com conectividade via USB e Wi-Fi;
  Utiliza fitas laminadas de até 24mm de largura;
  Imprime até 7 linhas em velocidade de 30mm/seg;
  Ferramenta completa para instaladores, eletricistas e profissionais da indústria.

Saiba mais sobre as soluções Brother para identificação industrial

Entenda mais sobre o rotulador Brother

Para mais profissionalismo e eficiência de serviço, é essencial contar com ferramentas práticas e de alta qualidade. Preencha o formulário para receber atendimento comercial e saber qual é a melhor solução para seu negócio.