Você já passou pela situação de precisar de um equipamento e ele falhar bem na hora? Às vezes, parece que o dispositivo escolhe o momento que você mais precisa para dar problema, não é? Mas a verdade é que esses empecilhos podem ser evitados se houver um cuidado contínuo entre todos os usuários.
Pensando em impressoras e scanners corporativos, essa manutenção é indispensável, afinal, a demanda de documentos corporativos é gigante e não dá para pausar o fluxo de trabalho a todo momento com envios constantes do equipamento à assistência técnica. Pensando nisso, reunimos dicas essenciais para você adotar na sua rotina com a equipe e garantir o funcionamento dos aparelhos do escritório.
Manutenção não significa apenas enviar a multifuncional ao técnico sempre que ela der problema. Na realidade, a intenção é justamente evitar esse tipo de recorrência através de ações cotidianas para manter o bom funcionamento do equipamento. Ao diminuir as idas e vindas da impressora à assistência, você perceberá muitas vantagens, como:
Impressões com mais qualidade: é normal que qualquer equipamento desgaste com o tempo. No entanto, quanto mais você cuida, melhor o desempenho dele a longo prazo. Ou seja, você pode desfrutar de impressões em boa resolução por muito mais tempo;
Economia: mais vale investir em manutenção preventiva que arcar com problemas maiores que podem surgir sem ela. Além disso, dependendo da falha, você pode chegar à necessidade de comprar uma nova impressora. Enfim, a matemática, nesse caso, é bem simples, não é?
Para desfrutar dos benefícios do bom funcionamento do equipamento, existem alguns hábitos comuns que você e sua equipe podem adotar. Veja:
Não adianta que apenas a gerência conheça os cuidados essenciais do equipamento. Para a manutenção preventiva ser eficiente, ela deve partir de todos os usuários, afinal, os equipamentos corporativos são de uso compartilhado.
Pensando nisso, você pode adotar práticas com sua equipe para que todos estejam em sintonia, como:
Participação de palestras educativas para que todos aprendam sobre os hábitos e a importância da manutenção de impressoras preventiva;
Definição de quais documentos realmente precisam de impressão e quais podem ficar em ambiente digital, a fim de não sobrecarregar a multifuncional e, também, economizar papel e suprimentos;
Estabelecimento de metas de impressão por mês, que podem ser gerais - para a empresa - ou por usuário. Esse número deve ser condizente às necessidades do escritório e não extrapolar o ciclo de trabalho mensal do equipamento para evitar que ele tenha problemas;
Consideração pelo aluguel, já que algumas empresas disponibilizam contratos para comprar ou alugar impressoras e costumam oferecer manutenção técnica pelo período contratado.
Quando os equipamentos da empresa estão em ordem, a produtividade da equipe não é afetada. Afinal, ninguém merece ficar esperando uma máquina travada, não é? Por isso, mantenha os cuidados da sua impressora e compartilhe a prática com o time!