Você é do tipo de pessoa que gosta de cada detalhe no lugar e se sente bem organizando o ambiente de convívio? Que tal transformar esse aspecto em profissão? Com preparo, você pode iniciar sua carreira de Personal Organizer!
Personal Organizer é o profissional responsável por organizar ambientes de maneira funcional. A carreira tem ganhado muito destaque: segundo estimativas de José Luiz Cunha, o organizador do Congresso Personal Organizer Brasil (POB), o segmento alcança uma marca de R$10 bilhões por ano aqui no Brasil (dado divulgado no POB - edição de 2019).
E o melhor vem agora! Segundo o site de empregos Glassdor, a média de salário de um PO ultrapassa R$9 mil mensais! Geralmente, o serviço é cobrado por hora e varia de acordo com a complexidade. Por exemplo, o profissional pode cobrar R$300 para dar um tapa na cozinha e, no closet, que exige mais técnicas, chegar a R$900. E como a profissão ainda está dando os primeiros passos, a concorrência não é das maiores: estima-se que sejam 2 mil pessoas especializadas.
O Personal Organizer analisa, planeja e organiza de forma personalizada o espaço. Ou seja, a tarefa vai além de uma arrumação comum: é necessário mapear a rotina do cliente, entender quais são os objetos mais usados e encontrar maneiras estratégicas de disposição para tornar o ambiente o mais acessível possível.
É por isso que o serviço se tornou sofisticado e muito procurado. Com tamanho sucesso, a profissão, inclusive, já está ganhando segmentos para se aperfeiçoar. Veja alguns exemplos:
Baby Organizer: quando um bebê está chegando, a rotina da família muda. Consultas, compras, adaptação da casa… tudo passa por uma verdadeira revolução. Por isso, contratar um profissional para ajudar a colocar tudo em ordem é uma prática que está se tornando cada vez mais popular.
Organização Corporativa: não é só em casa que a organização precisa ser funcional! Os escritórios possuem muitos arquivos, documentos, objetos de papelaria e pastas que precisam ser cuidadosamente catalogados e identificados com clareza, a fim de facilitar o encontro do material desejado pelos colaboradores.
Organização de Mudanças: quem já passou por essa situação sabe o quão trabalhoso é o processo. Um Personal Organizer especializado na área pode ajudar a identificar as 5 fases da mudança (pré-mudança, embalagens, gerenciamento, organização da casa nova e pós-mudança), orientar como organizar cada uma delas e auxiliar na casa nova com a montagem e consultoria.
Lembrando que existem muito mais áreas para se especializar! O mais bacana é que, quanto mais a profissão se consolida, maior a procura por diferentes nichos, aumentando as possibilidades
O primeiro passo é gostar de organização e planejamento estratégico. Além disso, existem etapas fundamentais para se profissionalizar e transmitir credibilidade ao cliente:
Faça cursos e capacitações: o Personal Organizer oferece serviços personalizados e sofisticados. Por isso, não basta apenas gostar de arrumar a casa, é necessário aprender as metodologias de análise, mapeamento, otimização de espaço e consultoria.
Identifique seu perfil: será que você se sairia melhor como Baby Organizer? Ou prefere seguir para arrumação corporativa? Tudo depende do seu perfil e qual área você se identifica mais para se especializar.
Faça laboratórios dentro de casa: nada melhor que treinar dentro da sua própria casa, identificando como é a rotina da família e organizando os objetos de maneira funcional a todos.
Estude sobre inteligência emocional: é comum se deparar com objetos que, para quem não conhece a história, seriam descartáveis. Porém, o item pode ter valor sentimental ao cliente, então aconselhar o desapego depende de empatia e cuidado.
Mapeie as ferramentas que você usará: as mais comuns são softwares de gestão, etiquetadoras e rotuladores domésticos e organizadores - lembrando que este último tem várias categorias e é importante conhecer cada uma delas.
Invista fortemente na divulgação pela internet: como a profissão é razoavelmente nova, o cartão de visitas acompanha a tecnologia. Além disso, na internet, é mais fácil divulgar seus trabalhos, postando fotos e vídeos de ambientes organizados por você.
Calma que isso ainda não significa contratação! Primeiro, você deve identificar o que é realmente necessário em cada caso. Depois, precisa apresentar seu plano de ação de maneira clara para que o cliente entenda o que será feito e, principalmente, por que será feito. Para isso, existem algumas etapas:
💡 Dica: um dos principais desafios dos Personal Organizers está na entrega do projeto, porque existe uma grande chance do cliente não entender a proposta. Por isso, é importante elaborar um documento simples e visual que contemple: problema, metodologia e solução. Aqui, o mapa mental é uma das melhores ferramentas para te acompanhar!
Se você é uma pessoa organizada e está em busca de uma atividade remunerada, a carreira de Personal Organizer te espera! Mas não se esqueça: o segmento exige preparo, por isso, busque cursos e ferramentas básicas para começar!