Mais do que folia, o Carnaval é uma oportunidade de negócio. Essa época reúne muitos visitantes e movimenta a economia - só em 2020, a festa rendeu R$8 bilhões para o turismo brasileiro (dados do Ministério do Turismo).
Onde tem turismo tem comércio. Das bebidas à fantasia, tem campo para diversos segmentos, inclusive, empresas de personalização têxtil que podem produzir diversos acessórios de Carnaval.
Para 2023, ano em que as festividades voltaram a ser permitidas, a promessa é que o folião esteja ansioso - e mão aberta! Para se ter noção, segundo o Ministério do Turismo, o Carnaval aumenta em 40% o lucro em comparação ao resto do ano. Nesse sentido, as estamparias têm uma grande oportunidade de negócio: a personalização de acessórios de Carnaval, aproveitando a identidade de cada bloquinho.
Com as técnicas de estamparia, é possível personalizar diversos produtos, como:
O abadá é a vestimenta mais comum nos bloquinhos e, na maioria das vezes, é composta por fios de poliéster. Nesse sentido, a impressão DTG ou DTF são as melhores opções, pois estampam com agilidade e atendem perfeitamente altos e baixos volumes. Além disso, com as técnicas, é possível incluir outros tipos de roupas, como camisetas, bermudas e até meias divertidas
Para carregar itens essenciais, os foliões dão preferência a bolsas leves e flexíveis. Por isso, as ecobags e sacolas de tecido são tão procuradas - e é claro que, se forem personalizadas com a estampa do bloquinho de carnaval, melhor! Muitas vezes, é usado o algodão como matéria-prima, portanto, a técnica mais indicada é a impressão DTG, que produz qualquer quantidade de peças sem prejuízo.
Nos bloquinhos ao ar livre em pleno calor de fevereiro, o boné é um acessório indispensável para proteger o folião. E como é um dos itens mais à mostra, é quase uma regra que ele esteja personalizado! Para facilitar o processo, a melhor opção é utilizar uma impressora DTG, pois com o bastidor adequado, ela estampa diretamente na peça, sem precisar de processos intermediários.
Tanto para vender no Carnaval, quanto para o consumidor em geral: foque em processos ecologicamente corretos! Segundo a pesquisa Carnaval de Dados de 2022, 56% dos foliões do Carnaval carioca se importam com sustentabilidade. Além disso, 65% dos compradores deixariam de investir em produtos de uma empresa poluente, de acordo com a Opinion Box, 2019.
Isso significa que sua empresa deve estar atrelada a um processo e posicionamento eco-friendly. No setor têxtil, pode parecer um desafio, afinal, as técnicas clássicas são poluentes - enquanto a sublimação desperdiça o papel usado na transferência, a serigrafia demanda muita água, utiliza telas que, depois, são descartadas, além de desperdiçar tinta.
Na contramão dessas tendências, está a impressão DTG! Com ela, não são usadas matrizes intermediárias, não há desperdício de água, assim como a tinta é aplicada diretamente no tecido, evitando perda de suprimento. Além disso, também é possível fazer impressão DTF na impressora DTG, possibilitando estampar diversos tipos de tecido na mesma máquina.
Carnaval, personalização, sustentabilidade. Essas são três oportunidades de negócio que valem a pena investir para ter sucesso na sua estamparia. E a técnica ideal para unir esses pilares é a impressão DTG!