Toda empresa, principalmente as que estão relacionadas à saúde e alimentação, requer cuidados especiais quando se trata de vistorias e fiscalizações, a fim de atender a todas as exigências e normas técnicas de qualidade e segurança.
Para isso, os estabelecimentos precisam passar por inspeções periódicas e os agentes fiscais devem tomar diversas precauções, como realizar um relatório de não conformidade para registrar o que foi observado em seu trabalho e o que deve ser mudado pelo estabelecimento.
Os relatórios de inspeções são documentos criados para registro de informações sobre a qualidade das instalações, além dos processos e atividades de uma empresa. O objetivo desse documento é identificar se existem irregularidades e como elas devem ser corrigidas.
Porém, para fazer o registro, é importante que os agentes fiscais tenham em mente que existem diferentes tipos de relatórios, e os mais comuns são:
Elaborar um relatório de inspeção é fundamental para os agentes fiscais, principalmente o de não conformidade, pois é através dele que o estabelecimento poderá realizar as melhorias necessárias, além de ser a melhor forma de otimizar o serviço dos agentes fiscais. Por isso, é fundamental que o documento seja elaborado, oferecendo benefícios como:
Comprovante da execução do trabalho: o relatório de inspeção é uma ótima forma de comprovar o trabalho dos agentes fiscais, porque permite documentar todo o trabalho realizado pela empresa.
Análise de dados e indicadores: através dos relatórios de inspeções, é possível ter acesso e analisar dados e indicadores para a gestão de serviços e assim, ter os melhores resultados e realizar as mudanças necessárias.
Planejamento e controle do trabalho: tendo os resultados e as informações sobre o que está funcionando corretamente e o que será necessário alterar, é possível realizar um melhor planejamento de novos serviços.
Quando falamos de segurança do trabalho e eficiência da operação, é indiscutível a importância da criação de um relatório, principalmente quando o assunto são as não conformidades. Por isso, é fundamental otimizar a criação desses documentos no momento da auditoria, bem como o uso de impressora portátil de mão para que eles estejam em mãos instantaneamente. Separamos alguns benefícios dessa prática para os agentes fiscais:
Melhorar a organização dos dados
Com relatórios de impressão padronizados e bem estruturados, as informações contidas nele ficam mais claras e organizadas. Essa prática ajuda na eliminação de retrabalhos, já que o preenchimento fica mais fácil e os dados pertinentes ficam concentrados em um único lugar.
Além disso, é possível imprimir mais cópias, permitindo que todos os envolvidos, seja agente fiscal, proprietário da empresa e cliente possam visualizá-los, antecipando as ações que precisam ser tomadas.
Outra facilidade da impressão dos relatórios de não conformidade é que, ao ter um arquivo padronizado e impressoras portáteis, toda a equipe mantém os mesmo processos, independentemente do local do atendimento.
Ter mais assertividade nas informações
Com dados incorretos, será impossível identificar problemas, principalmente solucioná-los. Por isso, trabalhar com relatórios digitalizados e padronizados é fundamental. Utilizar a tecnologia a favor é importante para elaborar relatórios de inspeção e de não conformidades completos.
Através da impressão desses documentos, não ocorrem erros referentes a rasuras e letras ilegíveis, além disso, é possível acrescentar tabelas e gráficos, que facilitam a leitura e entendimento dos relatórios.
Contar com mais rapidez e objetividade
É muito importante que os relatórios sejam simples e de fácil compreensão, por isso, é fundamental que eles sejam objetivos. Mesmo contendo diversos elementos, o principal desafio dos agentes fiscais é manter a produtividade sem perder a agilidade.
A impressão dos relatórios, inclusive, deve manter a qualidade dos documentos, bem como ser prática no momento da auditoria. Por isso, impressoras térmicas e portáteis devem fazer parte do kit de ferramentas de agentes fiscais.
Para criar um relatório de inspeção de qualidade, é importante que os agentes fiscais tomem alguns cuidados. Por isso, separamos dicas que podem facilitar a elaboração do documento, assegurando seu profissionalismo no momento da inspeção:
Criar relatórios é um trabalho muito importante para os agentes fiscais. Para facilitar e otimizar o serviços, algumas atitudes devem ser tomadas, além de adotar equipamentos mais tecnológicos, por isso, seguir o passo a passo é tão importante.