O artesanato é um espaço amplo, com muitas alternativas para confecções de produtos. Se você gosta de usar a sua criatividade para projetos incríveis com linhas e tecidos, o bordado livre é o ideal, porque, por meio dessa técnica, você pode explorar com mais liberdade os pontos.
Imagine utilizar diferentes tipos de tecidos como camisetas, jeans, ecobags e bastidores, e fazer bordados com liberdade, sem precisar seguir grandes regras! Para isso, basta desenhar a sua ideia no tecido escolhido e pronto, você já pode começar. Como se não bastasse, ainda é possível gerar uma renda extra vendendo seus produtos. Pensando nisso, que tal explorar seu processo criativo no bordado livre e otimizar sua confecção para vender mais?
Se você é novo no ramo do bordado livre e quer aprender mais sobre essa técnica para criar o sua confecção, seja para enfeitar sua casa ou comercializar, vamos apresentar o que você precisa para começar:
Linha: geralmente é utilizada a linha moliné, pois ela é ótima para acabamentos e fácil de ser encontrada em diversas cores. Porém, se você não tem essa linha, é possível fazer o bordado com outro tipo, como a linha perlé ou de costura.
Agulha: a escolha depende do tecido que você deseja utilizar. Por exemplo, se você se pergunta como bordar calça jeans, a resposta estará em uma agulha que suporte a espessura do material. Então, pense primeiro na superfície e depois procure pela ferramenta adequada.
Tesoura: é indicada a utilização de tesouras de ponta fina para cortar as linhas que formarão o bordado.
Bastidor: é a armação onde se prende o tecido. Não é obrigatória a utilização, porém, é indicada para impedir que o tecido fique enrugado, dificultando o manuseio. Existem dois tipos de bastidores: o de madeira e o de plástico. O primeiro é muito utilizado para decoração, já o segundo, danifica menos o tecido.
Gráfico: são os riscos de frases, desenhos e imagens feitos no tecido para serem bordados. O uso também não é obrigatório, mas ajuda - e muito - na hora de bordar, principalmente para quem está começando.
Máquina de bordado: não é obrigatória, mas é indicada para quem deseja ter mais precisão nos bordados e confeccionar mais peças em menos tempo, afinal, a tecnologia permite acelerar processos que, manualmente, podem ocupar muita parte do tempo.
O bordado é uma técnica que existe há milhões de anos e, assim como todas as coisas, está em constante evolução. Atualmente, muitas pessoas têm investido seu tempo nessa atividade, seja por hobby ou até mesmo para ganhar uma renda extra.
Com a evolução do bordado, surgiram novas técnicas, e cada uma é indicada para um tipo de pessoa e de intenção. Agora, é possível fazer desenhos com linha no tecido tanto de maneira artesanal, quanto em máquinas de costura e bordado. Mas afinal, qual técnica compensa mais? Isso depende de qual é o seu objetivo.
Bordado artesanal: o bordado feito à mão é indicado para pessoas que querem passar o tempo com o hobby, que desejam peças mais artesanais, com customizações e acabamentos totalmente personalizados e que não criam muitas peças padronizadas. Ou seja, a confecção artesanal é voltada para fins não profissionais, em sua maioria.
Bordado na máquina: é indicado para pessoas que desejam confeccionar mais produtos em menos tempo. A máquina possui pontos pré programados, o que facilita a elaboração da peça e otimiza o processo, sendo muito utilizada para a produção de artes mais padronizadas, além de dar acabamentos mais precisos.
Decidiu qual o seu objetivo com o bordado livre? Agora é só escolher qual método compensa mais para você. Tanto artesanal, quanto na máquina, você pode expor sua criatividade e ainda gerar uma renda extra com o bordado livre.
Se você deseja profissionalizar e expandir mais sua produção, pode explorar as possibilidades que uma máquina de bordar tem a oferecer. Por isso, separamos uma indicação assertiva para otimizar seus processos, mesmo que eles ainda estejam em fase inicial: a Brother BP1430LDV! Veja algumas características de uma das nossas máquinas para empreender para que você possa analisar e saber como utilizar na sua confecção:
Compacta e fácil de usar: a Brother BP1430LDV conta com a qualidade da tecnologia japonesa e de fácil manuseio, além de se adequar facilmente nos espaços domésticos, chegando às dimensões de 30 x 69,3 x 42,1 cm (L x P x A).
Área de bordado: você consegue bordar o tecido desejado em uma área de até 26 x 16 cm.
Agilidade: ela borda em uma velocidade de até 850 pontos por minuto.
Variedade: a máquina de bordar Brother BP1430LDV possui 138 desenhos embutidos, além de uma ampla variedade de fontes de letras para você utilizar à vontade.
💡 Leia mais: Por que empreender em bordado computadorizado?
Nada melhor do que explorar a sua criatividade e transformá-la em lindas peças, além de gerar uma renda extra fazendo aquilo que você gosta. Por que deixar isso de lado? Com o bordado a máquina e a tecnologia Brother, você pode tornar esse sonho possível!