Seja em consultórios médicos, dentistas ou estéticos, o uso de jalecos profissionais garante mais credibilidade, padronização e, por que não, elegância ao negócio - além de ser considerado um equipamento de proteção individual (EPI), com uso obrigatório.
Nesse sentido, a personalização do uniforme pode ser uma excelente oportunidade de negócio. Ao bordar jaleco, é possível oferecer uma vestimenta única para a identificação do profissional, bem como um elemento elegante para uma identidade inconfundível.
O sistema de saúde é um segmento que nunca para de crescer. Para se ter uma ideia, em nove anos, houve um aumento de 66% no número de profissionais de saúde no Brasil. Os dados foram revelados pelo Ministério da Saúde, que fez a comparação entre os anos de 2013 e 2022.
E mais, o sistema de saúde particular também apresentou crescimento. Os dados mais recentes do setor, apresentados em 2017, mostram um aumento de 5,1% na abertura de estabelecimentos particulares de saúde em comparação ao mesmo mês de 2016. As informações foram divulgadas pela FEHOESP (Federação dos Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde, Laboratórios de Pesquisas e Análises Clínicas e Demais Estabelecimentos dos Serviços de Saúde do Estado de São Paulo).
Dentro desse contexto, estão os fornecedores de itens necessários ao setor da saúde. E é nesse momento que entram em cena os uniformes elegantes e, ao mesmo tempo, necessários para a segurança dos profissionais e pacientes. O jaleco bordado, além de permitir a identificação dos profissionais, pode ser um item sofisticado. Esse é um aspecto importante, por exemplo, para consultórios particulares e clínicas de estética, já que a ambientação deve ser acolhedora - e a vestimenta do profissional está inclusa nessa missão.
Já que estamos falando de uma oportunidade de expansão do negócio para atingir o setor de saúde, é preciso investir em uma máquina de bordar profissional multiagulhas. Esses equipamentos são os mais indicados para bordar jaleco, pois oferecem agilidade, precisão e flexibilidade de criação - aspectos cruciais para escalar a empresa.
Além disso, as máquinas multiagulhas operam em conjunto com softwares de edição de matriz de bordado. Isso significa que o design que será aplicado no tecido é preparado em um programa específico para bordar, garantindo que o logotipo da clínica e o nome do profissional sejam representados de maneira fiel à expectativa do cliente.
Por fim, para garantir uma boa visualização dos detalhes do bordado, é fundamental verificar se as máquinas possuem iluminação de LED e ampla área de trabalho. Outro recurso importante é a tela LCD acoplada ao próprio equipamento, pois ela permite ajustes finos e seleção de funcionalidades profissionais.
Além de bordar jaleco, é preciso levar em consideração os materiais e estilos de cada peça. Com isso em mente, você poderá oferecer mais opções para seus clientes. Vamos a alguns detalhes que podem diferenciar essa vestimenta profissional:
Os mais comuns são tricoline (100% algodão, mais confortáveis), gabardine (um tipo de microfibra, que amassa e amarela menos que os outros), oxford, oxfordine e brim (mais resistente). Certifique-se da possibilidade de oferecer todos eles, pois cada profissional tem uma preferência;
Existem quatro tipos comuns em jalecos: a gola padre, a gola ‘’V’’, a gola xale e a gola smoking. A gola padre é a mais fechada, portanto, a mais quente. Por isso não é recomendada para locais com alta temperatura;
Alguns diferenciais que você pode oferecer são: punho na manga, bolsos, botões invisíveis para ajuste ou zíper etc. Para isso, verifique se as máquinas de bordado utilizadas possuem bastidores para personalizar cada parte do jaleco.
O profissional que se destaca no mercado é aquele que enxerga oportunidades. Por isso, volte seu olhar ao segmento de saúde para ganhar mais clientes e trazer mais visibilidade para sua marca. Além disso, não deixe de procurar continuamente novos nichos de mercado para expandir sua empresa!