Nos últimos anos, com as mudanças climáticas que estão acontecendo no planeta, um dos assuntos mais falados é o “ecologicamente correto”. Consequentemente, muitas empresas estão mudando seus processos de produção para se adaptar à grande tendência tornar seu negócio amigo do meio ambiente, independente do segmento.
O grande objetivo desse posicionamento é fazer com que as empresas sejam menos poluidoras e mais ecológicas, a fim de preservar o planeta. Para isso, o movimento Eco-Friendly vem ganhando cada vez mais força.
Hoje, o conceito Eco-Friendly é muito comentado entre as companhias, mas afinal, o que ele significa? Uma empresa Eco-Friendly é aquela que não causa danos socioambientais ou, caso não seja possível ter emissão zero de poluentes, reduz consideravelmente seus impactos ao meio ambiente. Para os negócios com essa visão, a preservação da natureza vem em primeiro lugar.
Para se tornar uma empresa ecologicamente correta, diversos passos devem ser seguidos, como não realizar descarte de materiais no meio ambiente, utilizar menos água na criação dos produtos, não desperdiçar materiais, entre outras atitudes que devem ser adotadas.
A visão Eco-Friendly também está muito presente no mercado têxtil. As empresas de estamparia estão buscando cada vez mais adotar tecnologias e métodos que permitem a redução da produção de resíduos e evitando o descarte incorreto de materiais. Pensando nisso, separamos alguns exemplos de técnicas sustentáveis para que sejam adotadas no setor:
Também conhecida como reciclagem de água cinza, envolve a reutilização de água de lavagem, ou seja, proveniente de pias e máquinas ou a própria água da chuva. Basta realizar a captação, fazer um tratamento e utilizar em outra atividade, economizando a água que vem do abastecimento de rede e evitando o desperdício.
A energia elétrica que utilizamos, muitas vezes, vem de fontes que são prejudiciais para o meio ambiente. Uma ótima forma de ajudar na preservação da natureza é utilizando fontes de energia renováveis e limpas, como a solar e a eólica. Basta fazer a instalação das placas ou hélices com a infraestrutura adequada. Esse investimento, além de tudo, garante grande economia a longo prazo.
Embora não seja uma tecnologia nova, ela está ganhando mais espaço atualmente. Muitas empresas buscam por plásticos biodegradáveis para substituir o uso dos convencionais, já que o tempo de decomposição desses recursos é bem menor, fazendo com que o resíduos sejam reduzidos.
A impressão digital têxtil é uma ótima alternativa para quem trabalha com estamparia e busca por técnicas mais sustentáveis. Essa tecnologia é ecologicamente correta em todas as suas etapas, assim como mais rápida e de maior qualidade em cores e detalhes.
As empresas de estamparia estão acostumadas a utilizar técnicas que não são consideradas sustentáveis, principalmente devido à necessidade de utilizar materiais e recursos de matrizes intermediárias - como a sublimação, que utiliza papel, e a serigrafia, que precisa de telas. Essa necessidade, consequentemente, aumenta a quantidade de resíduos gerados no processo.
A impressora DTG é o equipamento mais sustentável do setor de estamparia. Devido a equipamentos de alta tecnologia, ela permite que a impressão seja feita diretamente no tecido, sem a necessidade de matrizes intermediárias para realizar a transferência do desenho para o tecido, não produzindo resíduos. Além disso, os equipamentos operam com tintas ecologicamente corretas e não desperdiçam água no processo.
Hoje em dia, a indústria têxtil é considerada uma das mais poluidoras do mundo, e para que essa realidade seja modificada, é necessário que as empresas do ramo comecem a adotar práticas mais ecológicas.
Existem diversas formas de transformar a produção têxtil em uma produção sustentável, basta buscar alternativas ecologicamente corretas, como a impressão digital. Para isso, investir nessa tecnologia é o primeiro passo para alcançar a excelência Eco-Friendly!