Para que qualquer construção seja executada com segurança, é indispensável a formulação de um projeto elétrico. Nele, é representada graficamente a disposição de fios e cabos, determinando onde estarão todos os pontos de tomada e de iluminação, o trajeto dos conduítes, a divisão dos circuitos entre outros aspectos.
Para estruturar a melhor organização de fios e cabos elétricos, é necessário que o projeto arquitetônico esteja pronto. Com a planta em mãos, todo o mapeamento estratégico é feito para facilitar a disposição dos pontos, bem como assegurar que não haja nenhum risco para a construção.
O projeto elétrico é uma etapa exigida pela NBR-5410, que são as normas técnicas que regulam as instalações elétricas de baixa tensão (residenciais, prediais, públicas e comerciais). Por isso, toda construção deve contar com uma representação gráfica bem detalhada de fios e cabos para que, assim, a execução siga o mapeamento para garantir mais segurança.
O projeto elétrico também permite que a disposição de pontos de tomada e iluminação sejam mais estratégicos, facilitando a rotina de quem irá usufruir da nova construção. Além disso, com a representação gráfica, são garantidos aspectos como:
Redução de custos: o projeto é elaborado dentro das necessidades de cada cliente, gerando o melhor custo x benefício a longo prazo. Além disso, com a visualização prévia de como será a instalação elétrica, a lista de materiais para a execução é mais precisa, evitando gastos com itens desnecessários.
Instalações elétricas dentro das normas: o projeto elétrico é exigido por lei, logo, se a construção não passar por esta etapa, pode se tornar irregular.
Com o projeto arquitetônico em mãos, o engenheiro estuda a planta para representar graficamente a diagramação de cabos e fios que seja mais eficiente e segura. Além disso, a NBR-5410 oferece todas as informações necessárias para guiar a instalação elétrica e, por isso, deve ser consultada para a elaboração do projeto.
Depois que o projeto elétrico estiver concluído, a instalação deve seguir à risca o que foi grafado. Para isso, cada fio precisa ser identificado, organizado e disposto de maneira correta, seguindo os devidos agrupamentos e caminhos determinados.
A segurança da sua instalação só será garantida se a instalação elétrica for executada de maneira fiel ao projeto elaborado com os estudos da planta arquitetônica. Para isso, os processos de organização não devem ser economizados, afinal, são inúmeros fios e cabos que compõem a construção e todos eles precisam de identificação legível, durável e resistente às condições adversas.
Os rotuladores eletrônicos Brother são as soluções ideais para as instalações elétricas, tornando seu processo de identificação mais ágil e possível de ser feito até em campo através de equipamentos portáteis. As fitas laminadas TZe geradas por esses poderosos aparelhos resistem a temperaturas extremas sem desbotar, rasgar ou se danificar a longo prazo, garantindo mais eficiência do trabalho e, lógico, muito mais segurança.
Conheça os recursos do PT-E500VP, o rotulador eletrônico portátil da Brother que é seu aliado para um projeto elétrico seguro:
10 fontes e mais de 380 símbolos disponíveis;
Acompanha maleta para transporte;
Acompanha bateria de íons de lítio;
Conectividade USB;
Resolução de 180 dpi;
Utiliza fitas laminadas TZe de até 24mm de largura;
Imprime até 7 linhas;
Velocidade de impressão de 30mm/seg.
De nada adiantaria um projeto elétrico muito bem elaborado se houvesse falhas na execução, certo? Com os rotuladores eletrônicos Brother, seus processos de identificação de fios e cabos são otimizados, garantindo organização nas instalações para que seu projeto seja concretizado com sucesso.