Quantas vezes você abriu a geladeira e teve vontade de fechar de novo por ver tanta bagunça? Uma geladeira bem organizada previne o desperdício de alimentos, facilita a localização dos itens, e evita o acúmulo de bactérias, contaminação de alimentos e prejuízos com compras repetidas.
É possível deixar a geladeira super organizada, daquelas que dá até vontade de ficar admirando! As dicas são higienização, funcionalidade e alguns recursos - como etiquetas para potes - que facilitam sua “amizade com a geladeira”. Vamos te ajudar com algumas dicas!
Antes de iniciar a organização da geladeira é importante tirar todo o conteúdo, limpar e higienizar. Jogue fora tudo o que está vencido. Aprenda sobre a temperatura de cada parte da geladeira, pois são diferentes e, por isso, cada alimento tem o local correto. Confira:
A circulação de ar vem de cima e de baixo, o que significa que o ar que vem de cima é mais frio, portanto ele desce e refrigera todo o interior.
Já o ar mais quente vem de baixo e é mais leve e, por isso, ele sobe mais rápido. Essa troca entre ar quente e ar frio acontece o tempo todo dentro da geladeira.
Pois bem, pode não parecer, mas essa troca de ar é super importante para entender os locais de armazenamento dos produtos e influencia na forma de organizar a geladeira. Se guardar corretamente, o alimento tem uma conservação melhor e você consegue encontrar tudo o que precisa com mais facilidade.
1 - Porta da geladeira: nesse local existe mais variação de temperatura, portanto os alimentos indicados são os mais resistentes:
Molhos
Geleias
Sucos de caixinha
Bebidas
2 - Compartimento extra frio: como o nome já diz, aqui é bem gelado e os alimentos mais delicados podem ser guardados aqui, como:
Laticínios
Iogurtes
Queijos
3 - Parte debaixo da geladeira: local que recebe menos ar frio, conhecido por receber frutas, legumes e verduras.
💡 Dica extra: você sabia que alguns alimentos não podem ser guardados na geladeira? Exemplos: tomate, café, mel, batata, óleo, azeite, alho, cebola, maçã, pão, melão e melancia.
Agora que você já sabe onde vai cada tipo de alimento, é hora de escolher como armazenar. Os potes ainda são os maiores aliados, pois são funcionais para guardar os alimentos. A ideia é não deixá-los soltos na geladeira e também otimizar espaço.
Os potes transparentes são os mais indicados para você conseguir visualizar o conteúdo, principalmente quando se trata de perecíveis, como carnes e peixes. Não coloque panos e papeis na geladeira, pois impedem a circulação de ar e isso faz com que o consumo de energia aumente. Não deixe as verduras soltas na geladeira, armazene em saquinhos plásticos.
Todas essas dicas, aliadas à identificação de cada item, sem dúvida já é um grande passo para sua geladeira ficar organizada.
Vamos recapitular as etapas para que você tenha uma geladeira organizada: descartar itens vencidos, higienizar, entender os locais corretos para guardar cada produto, utilizar os potes para armazenar. Então, agora é hora de identificar os potes.
Usar etiquetas é uma facilidade enorme: imagine você bater o olho e já saber o nome do alimento, data de validade e quando a comida foi preparada? Até a comidinha do trabalho pode ter seu nome no pote para ninguém pegar!
O mais interessante, é que existem etiquetas que suportam a umidade e o frio da geladeira, como é o caso da etiqueta laminada, que são fitas colantes impressas por etiquetadoras e rotuladores domésticos. São mais resistentes que adesivos comuns e possuem maior durabilidade. São ideais para a geladeira e outros ambientes.
Aliás, uma boa dica para facilitar a organização é ter um rotulador em casa. Existem vários modelos portáteis que você pode usar para personalizar suas etiquetas, com economia e praticidade, e assim, organizar não só a geladeira, mas diversos ambientes da casa.
Viu como organizar a geladeira não é tão difícil? Inclusive, a identificação com etiquetas pode ser utilizada para outros fins, como: potes da dispensa, guarda-roupa, caixas de escritório, material escolar, entre outras opções. Você pode conhecer outras dicas que utilizam rotuladores domésticos para praticar em casa!