Quem empreende com bordado sabe que, além de muitas possibilidades de criações e segmentos que podem ser atendidos, este é um ramo que está em alta desde o início da pandemia, já que as pessoas passaram a valorizar cada vez mais itens personalizados.
Essa tendência não passou. Pelo contrário, consumidores adotaram a prática de buscar produtos customizados e a valorizar mais pequenos empreendedores. Os produtores, portanto, devem ficar atentos às demandas do mercado e se reinventar para atender seu público. Pensando nisso, itens de decoração com tecidos podem ser uma ótima opção para quem busca mais um diferencial para seu negócio com bordado.
O sucesso de qualquer negócio vai muito além de possuir talento. É preciso estratégia para decidir que tipo de produto criar e qual o público alvo. Trazendo o foco para o bordado, é válido ressaltar o quanto é vasta a abrangência do mercado.
Há quem faça patch bordado personalizado, uniformes incríveis, acessórios, e por aí vai. O importante é escolher um segmento para o qual vai se dedicar e oferecer produtos que sejam encantadores ao público. Nesse sentido, uma ideia que pode chamar a atenção de uma boa parcela de clientes é a decoração com tecidos bordados.
A principal categoria de público que cresce os olhos em decoração com bordados é aquela adepta ao Boho / Boho Chic. São pessoas que valorizam o estilo de vida nômade e cigano, porém aconchegante e contemporâneo (Boho é a abreviação para Bohemian Chic). Ou seja, prevalecem muitas referências hippie, étnicas, vintage e country.
Quando falamos em produtos personalizados, é imensa a quantidade de valor agregado que acompanha cada peça. E você pode - e deve - compartilhar tudo isso com seu público, deixando muito claro que trabalha sob demanda, portanto, recebe o pedido para então fazer o bordado. Comunique isso em sua divulgação. Dito isso, vamos aos outros tópicos.
Valor é diferente de preço. Você mostra seu valor compartilhando o processo, tempo e esforço dedicados para que o cliente receba o produto. Divulgue em suas redes sociais o processo criativo, a produção, e até os “perrengues” do seu dia a dia. Isso faz com que os clientes enxerguem muito mais do que um objeto, mas sim algo feito com cuidado, tempo e carinho. Já o preço deve ser falado às claras e sem delongas. Isso dá credibilidade e transparência para seu negócio.
As mídias sociais são sua maior aliada na hora da divulgação. Crie uma marca e mantenha uma frequência de postagens. Isso aumenta seu alcance e atrai mais clientes, inclusive, de outras regiões. Nesse caso, estude também as melhores formas de envio.
Compre matérias-primas de confiança para evitar danos no resultado do seu produto. Prefira sempre a qualidade em virtude do preço, buscando o melhor custo-benefício em tecidos, linhas, agulhas, entre outros materiais.
De nada adianta ter matéria-prima de qualidade e divulgação se você não possui o equipamento adequado para trabalhar. Por isso, invista em máquinas de bordado profissionais para completar o ciclo da boa produtividade do seu atelier.
Empreender com bordado vai muito além de possuir talento! É necessário pensamento estratégico e criatividade para se manter ativo no mercado e incluir sempre novos produtos para seus clientes. Acompanhe as tendências e busque mais ideias para o segmento!