Com os constantes avanços da tecnologia, cada vez mais surgem recursos que podem facilitar a vida cotidiana e as rotinas de trabalho. Quanto mais novidades, mais ligações e conexões devem ser feitas através do cabeamento estruturado.
O cabeamento estruturado visa otimizar a transmissão de dados, garantindo velocidade na conexão e segurança na estrutura de instalação. Por isso, os projetos de organização dos fios devem ser muito bem elaborados em todos os lugares que contam com redes complexas, como e-commerces, bancos, indústrias, universidades, hospitais e até condomínios residenciais.
Além da área elétrica, os cabos de telecomunicação também precisam de uma estrutura bem elaborada seguindo os padrões definidos pela Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel. As ligações podem ser internas ou externas, aplicando-se a aparelhos telefônicos, instalações subterrâneas, interligação de blocos de armários de distribuição, entrada de edifícios e outros.
Para atender a todas as necessidades de aplicação de telecomunicação, existem diversos modelos de cabos disponíveis no mercado. Os principais de uso interno são o CI e o CCI.
Os cabos CI possuem, no mínimo, dez pares condutores de cobre estanhados, com isolamento em termoplástico. Eles são indicados, sobretudo, para instalações internas de centrais telefônicas e edifícios residenciais, comerciais ou industriais, além de equipamentos telefônicos em geral.
Os cabos do tipo CCI também são constituídos por condutores de cobre com isolamento em termoplástico, mas possuem um número menor de pares, no máximo seis. Eles servem principalmente para aplicações em instalações telefônicas de edifícios.
Independentemente do modelo de cabo e sua finalidade, é essencial que a disposição seja organizada, seguindo todas as normas de cabeamento. Além disso, o processo de identificação é indispensável, afinal, é por meio dela que é possível definir a função de cada conjunto. Por isso, as fitas que nomeiam cada estrutura devem ser resistentes aos ambientes das instalações, garantindo durabilidade e legibilidade para facilitar o processo de manutenção dos cabos.
Pensando em otimizar o processo de identificação do cabeamento estruturado, a Brother oferece rotuladores práticos que contam com fitas laminadas de alta qualidade. Elas resistem à abrasão, água, química e ambiente adversos em geral para manter sua organização em dia.
Conheça dois modelos de rotuladores Brother que certamente vão te ajudar a se adequar às normas do cabeamento estruturado:
Rotulador robusto projetado para complexos sistemas de cabeamento, como setores elétricos, telecom e indústrias. Ele permite um alto volume de impressões de maneira prática e rápida, atendendo às necessidades de estruturas bem elaboradas.
Características:
Conectividade USB, Wi-Fi e rede cabeada;
Compatibilidade com o P-Touch Editor, app que permite criar suas etiquetas no PC e imprimir diretamente no rotulador;
Resolução de até 360 dpi;
Velocidade de impressão de até 80mm/seg;
Impressão de fitas TZe de até 36mm de largura, mantendo texto grande e nítido.
Ideal para eletricistas e instaladores que prestam serviços externos para grandes centros com instalações complexas, pois o PT-E550WVP é portátil. Além disso, ele vem acompanhado de maleta para transporte e bateria de íons de lítio, facilitando ainda mais o deslocamento.
Características:
Conectividade USB e Wi-Fi;
Velocidade de impressão até 30 mm/seg;
Impressão de fitas TZe até 24mm de largura;
Disponibilidade de 10 fontes e 384 símbolos;
Compatibilidade com o P-Touch Editor;
Resolução de até 180 dpi.
Os rotuladores Brother são projetados para uso em conjunto das fitas laminadas TZe. Elas são altamente duráveis, resistindo a oscilações de temperaturas extremas, ambientes úmidos, e produtos químicos. Além disso, elas tem diversas opções de cores e tamanhos que se adequam às necessidades de cada cabeamento estruturado.
O P-Touch Editor é o software de criação de identificações Brother. Ele permite elaborar as etiquetas de maneira rápida e dentro das especificações de tamanho.Além disso, é possível adicionar textos, imagens, código de barras e molduras e imprimir diretamente nos rotuladores Brother.
À medida que a escala dos atuais centros de dados e telecomunicações cresce, a necessidade de identificar cada estrutura de cabeamento de forma clara e confiável cresce também. Com nossas soluções de identificação industrial, facilitamos a criação de etiquetas profissionais com menos manutenção, eliminando o desperdício de tempo e otimizando a organização dos ambientes adequadamente.