Provavelmente, você já passou por algum estresse com equipamentos eletrônicos, não é? Quando algum aparelho dá problema de funcionamento, é natural se irritar e ligar correndo para a assistência técnica. No entanto, se esses episódios acontecem com frequência, significa que é hora de refletir se o uso que você está dando à máquina está correto.
Pense: você leu todo o manual do dispositivo quando comprou? Faz manutenção periódica? Segue as indicações de uso do fabricante? Muitas vezes, na correria do dia a dia, deixamos esses cuidados de lado. Acontece que eles são essenciais para evitar dores de cabeça maiores e acionar o conserto a todo instante.
Um dos equipamentos que mais apresenta falhas devido a um uso excessivo é a impressora. Pensando nisso, reunimos algumas dicas para você evitar acionar a assistência e cuidados para prolongar a vida útil do seu equipamento.
Muitas vezes, algum recurso do aparelho apresenta funcionamento diferente do usual e você, imediatamente, aciona o conserto de impressoras. No entanto, o que parece um grande problema pode ser apenas uma conexão ruim, um fio desconectado ou uma pecinha fora do lugar que você pode arrumar por conta própria. Para evitar o processo de assistência técnica a todo o momento, reunimos as resoluções mais simples que você pode fazer em casa quando alguma coisa não funcionar muito bem:
Se a impressão estiver muito lenta, altere as configurações mais avançadas do driver da máquina, como a resolução de cores, por exemplo. Alguns recursos exigem um processamento mais longo e podem fazer a operação ser mais demorada.
Se a qualidade de impressão estiver ruim, com linhas brancas ou borrões de tinta, pode ser que as configurações do aparelho não estejam em resolução máxima, a tinta esteja vencida, as cabeças de impressão estejam sujas ou o alinhamento do papel não esteja correto.
Quando houver algum problema com os papéis, veja como está a bandeja da impressora. Se ela estiver vazia, mal fechada ou com as folhas mal colocadas, provavelmente apresentará problemas na rolagem.
Todos esses aspectos podem ser resolvidos em poucos minutos, mas são facilmente confundidos com grandes problemas. Por isso, tenha em mente que a resolução, muitas vezes, é mais simples do que você imagina.
Você percebeu que pode solucionar diversas falhas pequenas sem acionar o conserto de impressoras, não é? No entanto, quando o problema é maior, não tem jeito: é necessário mandar o equipamento para a assistência. Por isso, o melhor de tudo é usar a máquina de maneira consciente para que seu funcionamento não seja afetado.
Se você tem dúvidas dos cuidados básicos que deve tomar com sua impressora, separamos, aqui, os 4 principais:
Embora existam suprimentos compatíveis, toda multifuncional é projetada para operar com os cartuchos e toners originais, porque somente eles garantem compatibilidade total com o equipamento. Outro ponto de atenção é que, sempre que for trocar ou fazer recargas, o passo a passo indicado pelo fabricante deve ser seguido à risca, tomando muito cuidado no processo para não danificar nenhuma peça.
Se você vai utilizar a impressora o dia inteiro, o ideal é mantê-la ligada na tomada. Se houver pausas durante o uso, você pode apenas apertar o botão de liga / desliga ou deixar o equipamento no modo sleep. O importante é evitar puxar o fio diretamente da tomada, porque isso pode comprometer o funcionamento da máquina a longo prazo.
Além do desperdício, essa prática pode danificar as peças da máquina. Por isso, se houver atolamento, abra o compartimento e desenrole a folha enroscada com cuidado. Para evitar que esse problema aconteça futuramente, a melhor coisa a se fazer é colocar uma quantidade menor de papel na bandeja, evitando que haja acúmulo de umidade e deixando o processo mais fluido até na hora de imprimir frente e verso.
Todo equipamento possui uma média de impressões mensais indicadas pelo fabricante. Para evitar uma sobrecarga, respeite o número que vem no manual e, se não for suficiente, significa que está na hora de investir em uma nova máquina que atenda à sua demanda.
“Prevenir é melhor que remediar”. O ditado é clichê, mas, tratando-se de equipamentos tecnológicos e que precisam de um cuidado constante, é uma grande verdade. Por isso, cuide da manutenção da sua impressora e faça seu investimento valer a pena, aumentando a vida útil do aparelho sem a dor de cabeça da assistência técnica.