A busca por alternativas que reduzam o impacto ambiental da indústria têxtil, uma das mais poluentes do mundo, se tornou uma prioridade. Dessa forma, iniciativas como o Projeto (Re)Estampa, que unem tecnologia, criatividade e responsabilidade social ganham destaque, mostrando que é possível inovar e prosperar de forma consciente.
Neste artigo, você vai conferir os melhores momentos do Desfile (Re)Estampa no Focus Fashion Summit 2025, e entender como a tecnologia certa pode revolucionar a indústria, contribuindo para um futuro cada vez mais sustentável. Boa leitura!
Navegue por tópicos:
O Projeto (Re)Estampa é o resultado de uma parceria de sucesso entre o Instituto Focus Têxtil, o IED, a FuturePrint e a Brother Brasil. Seu principal objetivo é popularizar o upcycling na moda, ressignificando resíduos têxteis estampados para transformá-los em peças únicas, com designs exclusivos e, acima de tudo, uma história de propósito.
Com a mentoria de grandes nomes da moda sustentável, como Lucius Vilar, Rita Comparato e Walter Rodrigues, o projeto (Re)Estampa reforça a importância de valorizar a moda autoral brasileira e formar agentes de transformação, com consciência crítica, domínio técnico e capacidade de inovar em todas as etapas da cadeia produtiva.
Leia também: Upcycling: como renovar seus produtos com criatividade?
Nas palavras do diretor de Vendas da Brother Brasil, Paulo Akashi, "o que vemos no (Re)Estampa é muito mais do que um exercício criativo. É um projeto com forte impacto social, que estimula uma nova geração de empreendedores conscientes e preparados para atuar de forma estratégica no mercado".
➡️ No Instagram: Veja como foi a segunda edição do Projeto
O ponto alto dessa jornada de transformação do Projeto (Re)Estampa foi o desfile exclusivo que aconteceu durante o Focus Fashion Summit 2025. O evento, que se consolidou como um dos mais importantes do setor no Brasil, foi o palco ideal para mostrar ao mundo o resultado de meses de dedicação, aprendizado e criatividade.
Para cerca de 20 estudantes de moda, o desfile foi a grande chance de apresentar suas coleções autorais e mostrar suas visões, seus valores e suas habilidades, conquistando visibilidade, fazendo networking e estabelecendo conexões valiosas com o mercado.
O projeto já conseguiu dar uma nova vida para mais de 1,4 tonelada de resíduos têxteis e, somente nesta edição, foram mais de 800 kg reaproveitados. Esse número impressionante só reforça a ideia de que a moda pode ir muito além da estética, carregando uma mensagem poderosa sobre o consumo consciente.
Por trás de cada peça única e de cada coleção apresentada no desfile, há uma tecnologia que permite a materialização de ideias de forma sustentável e eficiente: a GTX Pro, impressora têxtil DTG (Direct-to-garment) e DTF (Direct-to-film) da Brother.
Veja a seguir como essa impressionantemente tecnologia japonesa de alta performance gera impactos positivos para a moda sustentável:
Diferente dos métodos de estamparia tradicionais, a impressão DTG utiliza a quantidade exata de tinta necessária para cada peça. Isso elimina o excesso de materiais e reduz significativamente o desperdício, algo fundamental para o conceito de moda sustentável.
Com a DTG, a liberdade de criação é praticamente ilimitada. É possível estampar designs complexos, com detalhes minuciosos e uma ampla gama de cores, diretamente sobre o tecido. Isso permite que cada peça se torne uma tela em branco, onde a criatividade pode florescer sem barreiras.
Leia também: DTG: a tecnologia para estampas mais criativas e ilimitadas!
A tecnologia DTG possibilita a produção de pequenas a grandes tiragens, ou até mesmo de peças únicas. Isso é perfeito para o upcycling na moda, pois cada resíduo pode ser transformado em uma criação exclusiva. Além disso, a produção sob demanda evita a superprodução, um dos maiores problemas da indústria.
Leia também: Impressão DTG: produza sob demanda e evite estoques parados!
As tintas Innobella utilizadas nas impressoras da Brother são à base d'água e livres de substâncias químicas prejudiciais ao meio ambiente, e ainda contam com as importantes certificações ecológicas OEKO-TEX®, GOTS 6.0 e ECO PASSPORT. Essa preocupação com a sustentabilidade é um dos pilares da marca e se alinha perfeitamente com a proposta do Projeto (Re)Estampa.
Além das impressoras DTG, os participantes também tiveram acesso a outros equipamentos Brother, como máquinas de costura para finalização das peças, máquinas de bordado para personalização premium, e a ScanNCut para cortar tecidos.
Leia também: Upcycling na moda: ideias sustentáveis de personalização e reaproveitamento têxtil
A participação da Brother no Projeto (Re)Estampa é um reflexo direto de sua estratégia ambiental global, que busca alcançar a neutralidade de carbono até 2050 e reduzir em 65% as emissões de CO2 em suas operações diretas até 2030.
Dessa forma, ao escolher a Brother, você não está apenas adquirindo um equipamento. Você está se associando a uma marca que tem um propósito maior: liderar a mudança na indústria e construir um futuro mais verde.
Quer conhecer mais sobre as tecnologias que estão mudando a indústria da moda e que podem ajudar o seu negócio a crescer de forma sustentável? Visite a Brother Store e explore todo o nosso portfólio de produtos!