Impossível sair de casa e não ver alguém vestindo uma roupa repleta de desenhos. A verdade é que a estampa está presente em nosso vestuário desde a pré-história através das peles dos animais. Depois, a caça não se fez mais necessária, mas os designs continuavam em alta nas sociedades antigas como representação de status. Com a era moderna, surgiram técnicas de personalização como stencil, serigrafia e, bem mais tarde, a sublimação, que tornaram a estamparia ainda mais popular. Mas a evolução não parou por aí e, hoje, a novidade do mercado têxtil é a impressão em tecido, de forma direta.
Diferente da serigrafia, que utiliza uma tela como matriz, e da sublimação, em que estampa é transferida de um papel para o tecido, a impressão direta, como o próprio nome diz, é uma técnica de estamparia feita através de uma impressora de tecido que imprime o design diretamente na peça. Ela funciona como uma jato de tinta comum, só que, ao invés de gerar o produto final em papel, aplica o pigmento na superfície do tecido.
Para obter o melhor resultado na estamparia, alguns passos devem ser respeitados. A primeira etapa é o pré-tratamento e cura, que é preparada adequadamente para receber a impressão em tecido. Então, deve ser criado o design através de um software gráfico. Em seguida, basta colocar o tecido sobre o bastidor da impressora e deixar que ela estampe a arte instantaneamente. Para encerrar o processo, é feito o pós-tratamento, que consiste em fechar as fibras do material, permitindo a fixação definitiva da estampa.
Como a tinta é aplicada diretamente no tecido e introduzida entre suas fibras, não dependendo de matriz em tela ou papel, a técnica é mais rápida e o resultado, mais duradouro. Além disso, o processo de estamparia digital é mais sustentável e econômico, já que utiliza uma quantidade muito menor de água e energia.
A impressora DTG também é considerada mais versátil, pois, como não se limita a um número exato de cores, tamanhos nem a fundos claros, dá mais possibilidades de criação de estampas, permitindo diferentes tipos de designs personalizados de acordo com cada cliente.
Se você está pensando em empreender no mercado têxtil, saiba que, por ser uma máquina que ocupa um espaço maior e de custo mais alto, a escolha da impressora é fundamental para garantir a qualidade da estamparia. Por isso, é importante que você procure soluções com altas possibilidades de criação e confecção.
Pensando em um bom desenvolvimento para sua empresa, a Brother GTX Pro é uma ótima opção de impressora digital. Flexível e extremamente versátil, ela permite estampar os designs mais delicados e complicados, sem perder a riqueza das cores, mesmo em imagens fotográficas. Além disso, a máquina opera em menor tempo e com uma resolução incrível.
Para empreendedores versáteis de médio porte que desejam oferecer uma ampla possibilidade de peças estampadas, a GTX Pro vai permitir uma produção econômica, sustentável e em materiais como bolsas e sapatos. Ou seja, é a solução para quem quer inovar.
Já para a produção em massa, a GTX Pro B conta com o sistema Ink Bulk, que permite imprimir grandes volumes com mais agilidade e economia. Além disso, ambos os modelos garantem a alta qualidade que a impressão em tecido digital tem, evidenciando todos os detalhes e trazendo o diferencial que o seu negócio em estamparia precisa.
Se você deseja oferecer os melhores resultados, produzindo com mais praticidade, invista em tecnologia e conte com as impressoras digitais de tecido Brother!