Equipando seu home office: como escolher a melhor multifuncional?

Índice
Carregando...

O home office já existe há tempos. No entanto, foram as regras de isolamento social causadas pela pandemia que fizeram com que esse modelo se tornasse popular. E, convenhamos, trabalhar ou estudar em casa tem diversos benefícios, afinal, não há trânsito para enfrentar, é possível se manter debaixo das cobertas em dias frios e existe mais flexibilidade de horário.


Mesmo com tantas vantagens, toda rosa tem seus espinhos. No caso do regime remoto, o desafio está presente nos recursos e aparelhos, afinal, é necessário equipar o ambiente doméstico de modo com que a produtividade não seja afetada. A tarefa não é fácil, pois exige uma gestão de compras assertiva por parte das empresas, afinal, a distribuição do kit de trabalho aos funcionários é uma obrigação corporativa e deve ser pensada a partir das necessidades de seus colaboradores. Por isso, reunimos informações valiosas para direcionar sua escolha e equipar sua equipe da melhor maneira possível!

Trabalho em casa: uma tendência crescente

A urgência do trabalho remoto pegou muitas empresas de surpresa. Contudo, as regras de isolamento social, nesse aspecto, só aceleraram uma tendência que, ora ou outra, iria dominar o cenário corporativo do Brasil. Segundo a edição de 2020 da pesquisa FIA Employee Experience (FEEx), antes da pandemia, 43% das 213 empresas nacionais entrevistadas ofereciam alguma opção de atuação à distância e somente 7% dos 150 mil funcionários participantes do levantamento já estavam em home office parcial ou integralmente. Em contrapartida, o mesmo estudo mostrou que, no 2º semestre do ano anterior, 90% das corporações aderiram ao regime à distância.

A transição do escritório ao domicílio não foi fácil, é verdade. Mas, rapidamente, houve uma boa adaptação, principalmente devido aos recursos tecnológicos que aproximam pessoas mesmo quando estão distantes. Só que esse processo segue em constante evolução, no mesmo passo em que cada vez mais são descobertas novas possibilidades do mundo virtual.

 

Indo além do home office

Além do conhecido home office, outros formatos remotos são explorados, a fim de levar as vantagens de evitar trânsito e atuar no conforto de casa a diferentes nichos, como estudantes. Fora isso, com o esperado fim da pandemia, o convívio presencial certamente será mais valorizado e, por isso, regimes híbridos, provavelmente, serão aderidos em massa, explorando o melhor dos dois mundos.

Pensando nessa adaptabilidade, há três modelos muito eficientes para explorar a possibilidade remota:

 

Block-Text-1

 

  • Regime híbrido

Hibridismo significa mistura, logo, esse modelo de trabalho é dividido entre a casa e o escritório. Ou seja, o colaborador tem a possibilidade de se concentrar e produzir na tranquilidade do seu próprio lar e, nos dias combinados, faz reuniões presenciais com a equipe para fomentar o convívio e otimizar a conversa, afinal, nada melhor do que o face a face, não é?

Segundo a pesquisa realizada pelo Google Cloud encomendada à consultoria IDC (entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021), 43% dos 897 colaboradores de grandes empresas que atuam no país afirmaram que o modelo de trabalho híbrido já foi definido pelas corporações onde trabalham como padrão após a pandemia. Isso significa que o regime foi bem aceito e tende a ganhar cada vez mais espaço entre os negócios.

 

  • Coworking
O formato se trata de um espaço compartilhado com toda a infraestrutura necessária para que os colaboradores trabalhem em conjunto. Ele não é, necessariamente, o escritório de uma determinada empresa, porque o mesmo local pode reunir funcionários de diferentes companhias. Assim, além da vantagem de todos os equipamentos à disposição, a possibilidade de encontrar um coworking mais próximo à moradia e a troca de experiências entre pessoas de diferentes setores são características que fazem desse modelo de trabalho muito bem aceito.

A tendência é tão bem vista que, desde 2015, existe uma pesquisa direcionada exclusivamente ao assunto: o Censo Coworking Brasil, que é feito anualmente pelo portal homônimo. Em 2019, o estudo apontou que o número de escritórios compartilhados chegou a 1.497, o que representa um crescimento de 25% em relação ao ano anterior.

 

  • Ensino à distância

O famoso EaD permite que os estudantes acompanhem as aulas diretamente das suas residências com flexibilidade de horário e comunicação com professores por chats, e-mails e canais oficiais. A modalidade de ensino é muito usual em universidades, pois facilita a rotina de alunos que trabalham e estudam ao mesmo tempo, evitando deslocamentos e gerando uma melhor administração de tarefas.

A tendência não é de hoje. Prova disso é que, em 2019, 63,2% das vagas ofertadas em universidades foram de ensino à distância. Os dados fazem parte do Censo da Educação Superior 2019, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo Ministério da Educação (MEC). Para o futuro, a probabilidade é que esse número aumente gradativamente.

Desafios de trabalhar remotamente

O trabalho remoto, antes da pandemia, era visto com um olhar receoso pelas empresas, porque o usual - e ultrapassado - monitoramento integral não seria mais possível de acontecer. Assim, o risco do baixo rendimento do colaborador seria, supostamente, muito maior. No entanto, com a reviravolta do modelo de trabalho, foi provado o contrário, já que 78% dos brasileiros se sentem mais produtivos trabalhando remotamente, segundo a pesquisa feita pela Pulses e divulgada pela VOCÊ S/A em 2020.

Por um lado, mais produtividade e concentração, por outro, mais imprevistos inusitados e chances de distração. Segundo uma pesquisa com 240 profissionais feita pela Robert Half, 1 a cada 5 relatou que o maior desafio de trabalhar em casa é a distração com a família. Não apenas isso, as chances de procrastinação e desvio de atenção para o ambiente doméstico são maiores.

Para as instituições, o maior ponto de dor da migração foi, sem dúvida, equipar adequadamente cada um de seus colaboradores para que a estrutura permitisse o mesmo fluxo de trabalho que é seguido no escritório. Segundo os dados levantados pela FEEx em 2020, 60% das empresas relataram dificuldades de adaptação ao trabalho à distância, sendo que a maior delas foi a disponibilização de equipamentos (33%), seguida da adaptação dos funcionários (30%) e, por fim, conexão à internet (27%).

Block-Text-2

 

Possíveis soluções

O primeiro passo é prezar pela produtividade e bem-estar de toda a equipe. Para isso, é indispensável manter o convívio e comunicação, mesmo à distância, de maneira clara e organizada para que ninguém precise extrapolar horários ou se sinta desmotivado a ponto de criar distrações no ambiente doméstico. Investindo em uma metodologia de trabalho prazerosa, não há com o que se preocupar em relação a rendimento, por isso, cuidar da saúde mental e buscar feedbacks dos funcionários são rotinas essenciais.

Além das práticas de bem-estar, disponibilizar ferramentas e equipamentos é uma etapa fundamental para que a produtividade não seja afetada e, consequentemente, não haja estresse com o funcionamento (ou falta dele) dos materiais básicos de trabalho. Por isso, as empresas devem investir em planos de canais de comunicação, apps que ajudam no gerenciamento de tarefas e evitam procrastinação e, logicamente, estrutura básica para atuação, como cadeiras confortáveis, notebooks e impressoras.

Ainda sobre equipamentos, não dá para se esquecer da manutenção de todos os itens, atualização constante de pacotes e acompanhamento para saber se não são necessários upgrades. Pensando nisso, algumas empresas optam pela terceirização de serviços e/ou aluguel de máquinas. Enfim, tudo depende da quantidade de aparelhos que serão usados, recursos que oferecem e demais aspectos que envolvem os diferentes cenários de cada grupo.
Block-Text-3

Como garantir boa estrutura aos colaboradores

A regra básica do trabalho remoto à distância é a comunicação sem atrito. Por isso, os primeiros equipamentos que vêm à cabeça são: notebook, computadores e dispositivos móveis. Além disso, a rotina operacional não pode sofrer interferências, etapa em que entram softwares de organização e, claro, impressoras, scanners e multifuncionais.

 

Por que as multifuncionais são tão importantes fora do escritório

Imagine se, toda vez que fosse necessário imprimir ou escanear um documento, o funcionário precisasse mandar ao escritório ou a alguma copiadora perto de casa, buscar ou levar o arquivo ao local e ainda se restringir ao horário de atendimento, perdendo tempo de produção. As impressoras multifuncionais, como o nome sugere, concentram mais de uma função em um só equipamento, otimizando a rotina dos colaboradores que possuem um equipamento desses em seu próprio domicílio.

Pensando nisso, uma impressora multifuncional ágil é recomendada para uso em casa, enquanto os modelos que usam senha de acesso para preservar documentos sigilosos são mais indicados para coworking e ambientes corporativos com uso compartilhado dos equipamentos.

Vantagens de oferecer multifuncionais independentes do escritório
  • Flexibilidade, já que o colaborador imprime em qualquer horário e não depende de locais externos para a operação; 
  • Economia, basta escolher o modelo certo às demandas do dia dia e, certamente, os custos serão menores do que se o serviço fosse externo;
  • Segurança de dados, já que o equipamento é pessoal. No caso de coworking, esse aspecto se dá quando a multifuncional é protegida por senha de acesso;
  • Possibilidade de escanear com qualidade, dimensionando a resolução, contraste e edições necessárias de acordo com as características de cada documento.

 

block-Text-4-1

 

Como fazer a escolha mais assertiva de multifuncional 

Primeiro, entenda a demanda do seu negócio: Precisa de muitos documentos monocromáticos? Invista em impressoras laser para os colaboradores. Trabalha com muitas imagens coloridas? Invista na tecnologia jato de tinta. Veja alguns exemplos:

 

  • Administradores

Com alta demanda de planilhas, gráficos e muitos documentos digitalizados, os administradores precisam de uma multifuncional que garanta a boa resolução do seu material de estudo. Além disso, é ideal que ela seja equipada com um scanner poderoso, afinal, ninguém guardará eternamente boletos, documentos pessoais, contas e outros ativos fisicamente.

 

  • Professores 

Embora a maioria dos professores atuam presencialmente, os profissionais da educação possuem muita “lição de casa”. São avaliações, planos de aula, atividades extracurriculares e, dependendo do nível de envolvimento com a comunidade, até itens decorativos para festinhas ou materiais didáticos diferenciados. 

 

  • Arquitetos 

A impressão de projetos de arquitetura tem tudo a ver com imagens coloridas e em alta resolução para gerar pranchas, plantas, gráficos e até fotografias reais dos espaços de construção. Além disso, claro, há muitos textos e relatórios para acompanhamento de obras.

 

  • Advogados

A demanda dos advogados, em geral, são processos, documentos, relatórios, defesas. Enfim, muitos textos. Por isso, para eles, nada melhor do que uma multifuncional que garanta a melhor resolução monocromática e imprima rapidamente.

 

  • Profissionais de marketing 

A rotina de marketing envolve textos, relatórios, designs, infográficos e diversas etapas de estratégia. Por isso, os documentos precisam de cores para criar mais dinamicidade e visualizar o planejamento de ações a longo prazo.

 

  • Médicos

Com a pandemia, as consultas mais simples que eram feitas em hospitais e clínicas passaram a ser on-line. No entanto, a demanda por relatórios, receitas e prontuários continua a mesma, afinal, todo cuidado é pouco com a organização da linha do tempo da saúde de cada paciente.

 

Administradores
Professores
Arquitetos
Advogados
Profissionais de marketing
Médicos

Melhores multifuncionais para home office

Para escolher o modelo, primeiro, é necessário avaliar o que ele oferece. Embora alguns recursos variam de acordo com os diferentes nichos, existem algumas funcionalidades das multifuncionais que são indispensáveis para todos os tipos de home office e afins. Veja:

 

  • Tipos de conectividade: para computadores particulares, a simples conexão USB é suficiente. No entanto, se os dispositivos móveis forem usuais, é necessária uma impressora Wi-Fi. Além disso, para coworkings e espaços compartilhados, a melhor solução é a rede cabeada;

  • Sistema operacional: é importante que seja compatível com o sistema usual do computador;

  • Scanner: deve ter resolução suficiente para legibilidade dos documentos e a capacidade do alimentador automático de documentos deve condizer à demanda;

  • Funcionalidade geral: é necessário saber a velocidade de impressão, resolução, ciclo mensal e custo por página. Todos esses aspectos devem ser suficientes à demanda mensal do colaborador.

Conheça a Brother BM2800 

O modelo mecânico da Brother é ideal para quem prefere a simplicidade de manuseio e resultados precisos.  Ela é leve e facilmente transportável. Com ela, é possível criar peças, fazer costuras gerais, reparos de roupas, bolsas, entre outros. Veja as principais características da BM2800:

 

  • Velocidade de até 800 pontos por minuto;

  • 27 pontos, dos mais básicos aos decorativos para patchwork

  • Consertos em geral, zíper

  • Várias camadas de tecidos, quilt, com 63 funções;

  • Caseador automático de 1 passo;

  • Iluminação da área de costura (LED);

  • Braço livre para costura de peças tubulares;

  • 6 calcadores inclusos além de outros acessório especiais;

  • Passador avançado de linha na agulha;

  • Controle de largura e comprimento do ponto.

 

BM2800

 

Conheça a Brother CS6000XLDV

Modelo computadorizado que conta com estrutura interna reforçada de metal para desenvolver qualquer tipo de trabalho com tecidos finos e grossos. Com essa máquina, sua costura criativa, patchwork e quilting ganharão forma mais rápida, encantando seus clientes. Veja as principais características da CS6000XLDV:

 

  • Modelo Autovolt (110v ou 220v);

  • Velocidade de até 750 ppm;

  • 60 pontos decorativos com 7 tipos de casa de botão de 1 passo;

  • Botão Start/Stop;

  • Controle de velocidade (funciona com ou sem pedal);

  • Painel de operação em LCD e Iluminação em LED;

  • Ponto caseado para Patchwork;

  • 10 calcadores inclusos;

  • Regulagem de largura e comprimento de ponto pelo painel;

  • Acessórios para Quilt e Patchwork.

 

CS6000XLDV

 

A Brother tem a solução!

 

Nossa linha de multifuncionais é ideal para quem procura economia, eficiência e recursos para home office, coworking, híbrido ou ensino à distância.

TOUCH
DCP-B7535DW Velocidade de 34ppm; Impressão frente e verso automática (duplex); ADF para 50 folhas;
Conectividade USB, Wi-Fi e Ethernet;
Resolução do scanner de 1200 x 1200 dpi e
Melhor custo benefício de impressão.
DCP-B7535DW
TOUCH
DCP-T820DW Velocidade de 30ppm (mono) e 26ppm (cores);
Tecnologia Wi-Fi Direct®;
Conectividade USB e Ethernet;
Impressão duplex automática; ADF de até 20 folhas e bandeja multipropósito para até 80 folhas.
DCP-T820DW
TOUCH
ADS-2200

Digitaliza em 35ppm (A4/Carta); capacidade de ADF para 50 páginas; permite backups seguros e otimização de imagens em alta resolução.

ADS-2200

Explore nossos scanners e multifuncionais para um home office produtivo!

Equipe-se da forma certa para seu home office funcionar!

Os modelos de trabalho ou estudo à distância podem ser muito vantajosos, já que dispensam locomoções físicas e contam com o conforto de casa. No entanto, para realmente dar certo, são necessários dois pontos: adaptação da equipe, que deve se sentir bem com a forma de atuação, e infraestrutura básica para não interferir na produtividade remota.

Por isso, invista em práticas de bem-estar e garanta as melhores condições para sua equipe, alunos e parceiros! E não se esqueça, conte com a Brother para aproveitar as melhores impressoras e scanners domésticos para equipar o home office do seu grupo de trabalho!

Quer saber mais sobre nossas soluções em impressoras e scanners?

Sejam monocromáticas ou coloridas, ganhe mais rendimento e qualidade nas suas impressões com nossas soluções em scanners e multfuncionais. Tudo de forma intuitiva e facilitada para o home office ser mais produtivo.

Preencha o formulário para receber atendimento comercial.