O mercado de estamparia vem crescendo, e estampar uma peça com máxima fidelidade à arte criada, é um grande desafio para as empresas desse ramo, afinal, as pessoas querem que o desenho da camiseta seja idêntico a imagem que elas veem no computador.
Existem algumas técnicas para estampar tecidos, uma bem diferente da outra, e as mais utilizadas são a serigrafia (Silk-Screen), a sublimação (ou Transfer) e a estamparia digital, conhecida também por Silk Digital ou impressão direta em tecido (DTG).
A estamparia digital é a técnica mais recente para criar tecidos estampados, e vem ganhando cada vez mais espaço entre as empresas especializadas. Diferente da serigrafia, que é a revelação da imagem de uma tela de seda para o tecido, e do transfer, que é a transferência da arte de um papel para o tecido através de uma prensa térmica, a impressão DTG é um processo digital e prático.
DTG é a impressão da arte diretamente no tecido, através de um software de criação de design, sem a necessidade de telas ou papel para matriz. Como é uma técnica tecnológica, a estampa se mantém fiel à arte original. Mas quais as principais vantagens da adoção dessa técnica? Separamos algumas, como:
Alta resolução das imagens estampadas;
Ela é mais sustentável pois não cria resíduos, como por exemplo, telas e papel;
Pode ser personalizada uma única peça, sem necessidade de um pedido mínimo;
Agilidade no processo de impressão das peças;
Produz estampas em grandes quantidades de peças.
Existem diversas formas de começar um negócio com estamparia de tecidos. Seja para produzir camisetas para vendas individuais, ou para confecção em larga escala, é possível lucrar no modelo de estamparia desejado. Poder contar com equipamentos de última geração é importante para agilizar a produção e ajudar a alavancar as vendas.
Assim como em qualquer outra área, a lucratividade do seu negócio está diretamente relacionada ao planejamento financeiro feito e as estratégias criadas para o bom desempenho da empresa. Focar no marketing e na divulgação de sua empresa é um ponto positivo. Separamos algumas dicas de pontos que devem ser considerados para que a produção tenha maior lucro e eficiência:
Faça um bom controle financeiro
Fazer um comparativo entre custos de produção, receita e lucro, é importante para saber qual a melhor técnica a ser utilizada. Coloque na ponta do lápis todos os valores para produções de estampas por silk-screen, transfer e DTG, assim você saberá qual é a melhor opção para o seu negócio.
Expansão de oferta de produto para ter escalabilidade
Cada tipo de técnica é indicada para um tipo de demanda. É importante ter em mente que tipo de público você deseja atender e qual a demanda que você deseja ter. Por exemplo, para vendas de peças personalizadas, o recomendado é utilizar a impressão DTG e ter uma estrutura básica para operação de sua estamparia digital. Já que essa técnica de impressão produz estampas em alta resolução e produzidas de forma on-demand. Se o seu público são empresas B2B, e requer a impressão em larga escala, você pode adotar a impressão direta como técnica auxiliar ou complementar a outras utilizadas por sua empresa, como é o caso da serigrafia.
Para o bom desenvolvimento da empresa, é importante que estabeleça algumas ações de marketing, como: pesquisa de mercado, tendências e análises da concorrência; ações de comunicação, como: presença online, em feiras e eventos; e ações de estruturação de negócio, como: treinamentos para a equipe de vendas.
Vale lembrar que a lucratividade e a eficiência caminham sempre juntas, e adotando mais de uma forma de estamparia, é possível maximizar os resultados e lucrar mais. Dependendo da sua demanda, é possível utilizar tanto a técnica de impressão digital direta no tecido com as impressoras DTG, quanto a de serigrafia (silk-screen) ou até mesmo transfer.