Quando se trata do ensino de crianças e adolescentes, normalmente acreditamos que o ambiente escolar é a única opção. No entanto, existem outras formas de ensino que também podem gerar bons resultados. Tudo depende das circunstâncias, necessidades e dedicação de uma família.
Educação Domiciliar ou Homeschooling é uma modalidade em que os responsáveis ensinam seus filhos fora do ambiente escolar, através de professores particulares ou pelos próprios familiares, com a aprovação e avaliações periódicas de órgãos governamentais competentes. Apesar de ter crescido bastante nos últimos anos, essa opção ainda não é legalizada em todos os países.
No Brasil, a Educação Domiciliar é legalizada no Distrito Federal. Os demais estados ainda aguardam essa liberação.
No entanto, com as complicações e restrições que a pandemia do coronavírus trouxe, as instituições de ensino precisaram adaptar seus currículos presenciais para formatos de educação à distância (EAD). Consequentemente, os responsáveis também precisaram reorganizar a rotina de casa para que seus filhos pudessem dar continuidade ao ano letivo.
Para os estudantes, readaptar a rotina e os hábitos é um desafio e tanto. É necessário gerenciar o tempo, adaptar o espaço e manter a atenção na aula, mesmo com vários outros estímulos em volta.
Os responsáveis também precisaram adaptar o ambiente do escritório em casa, acompanhar o desenvolvimento e os desafios dos filhos nos estudos, preparar ambientes de homeschooling, além de cuidar dos afazeres domésticos.
Muitos professores estavam acostumados há anos com o mesmo formato de ensino e, de repente, tiveram que se adaptar a um novo método de aplicação sem treinamento pedagógico prévio, pois a mudança foi urgente.
Com essas mudanças, a transição para o ensino à distância trouxe algumas dificuldades de adaptação por parte de alguns alunos, responsáveis e professores. Foi - e ainda é - necessária a reestruturação em casa para acompanhar lives, fazer pesquisas e entregar todos os trabalhos pedidos pela escola. O desafio é grande, mas não impossível!
Para estruturar um ambiente de homeschooling ou ensino à distância, é importante ter um ambiente silencioso e bem iluminado, composto por mesa, cadeira confortável, e todos os materiais necessários, como livros, cadernos, canetas, computador e até mesmo uma impressora multifuncional.
Com a ajuda dos pais, é importante fazer um planejamento semanal, estabelecer uma rotina diária e alinhar os hábitos para que os alunos tenham um bom desempenho.
Existem diversos aplicativos e softwares que são muito úteis e podem ser instalados nos dispositivos, como o Zoom, Teams, Google Meeting, entre outros programas para chamadas de vídeo.
Além disso, o ensino à distância requer autonomia na elaboração de trabalhos para a composição de notas. Como os professores precisam de um material para avaliar, são pedidas muitas pesquisas e relatórios. Tudo isso pode ser enviado pela internet ou entregue na própria escola para o corpo docente ter materiais palpáveis. Outro recurso muito comum entre alunos é a impressão de materiais para estudo, como resumos coloridos que facilitem a revisão . Para essas demandas, é necessário imprimir e digitalizar as atividades escolares, e nada melhor do que contar com um equipamento que faça tudo isso em sua própria casa, não é mesmo? Com uma multifuncional, você não precisa depender de um serviço externo, basta recorrer à sua máquina na hora que quiser, garantindo economia a longo prazo.
Existem diversos equipamentos pensados e desenvolvidos para diferentes usos e finalidades. Conheça a variedade de recursos e encontre a multifuncional ideal para a sua rotina: seja para ensino à distância, como também para ambiente de Educação Domiciliar (Homeschooling).