Por mais que a tecnologia facilite a vida dos consumidores a níveis inimagináveis, existem alguns setores que nunca deixarão a prestação de serviço de lado. Por exemplo, em uma emergência ou acidente, é indispensável a presença do médico socorrista; ou então, quando um equipamento falha, é necessária uma visita técnica especializada; além disso, certas vendas precisam de atuação em campo.
O setor de serviços diz respeito às atividades que envolvem uma assistência ao consumidor. Muitas delas são exercidas em campo - ou seja, longe da sede fixa. O segmento é responsável por grande parte da economia brasileira, bem como pela geração de emprego e, embora tenha sofrido com as dificuldades causadas pela pandemia, mostra-se novamente em ascensão. Segundo o Sebrae, o setor é a principal aposta de crescimento para os próximos anos e as áreas que mais se destacam são: entregas, transporte de passageiros, alimentação, vestuário e construção. Veja o cenário dos últimos anos:
Diante desse crescimento, seja qual for a área, existem equipamentos básicos que precisam ser portáteis para acompanhar o profissional, como celulares, notebooks e uma impressora térmica compacta. Pensando na intensa rotina de circulação que nunca deixará de existir em alguns setores, reunimos algumas dicas para facilitar o desafio de trabalhar longe de uma sede fixa.
Para dar suporte aos prestadores de serviço, é necessário, primeiro, entender os desafios que eles enfrentam no dia a dia. As principais recorrências dos trabalhos em campo são:
O consumidor se acostumou com a agilidade na resolução de seus problemas através do ambiente digital. Então, quando não é possível buscar uma solução on-line, eles esperam que suas dores sejam sanadas na mesma velocidade de execução durante a prestação de serviço presencial. O imediatismo é uma exigência cada vez mais comum e, por isso, é indispensável manter um banco de dados bem organizado para oferecer a solução mais rápida e efetiva a cada atendimento.
Toda prestação de serviço envolve múltiplas etapas e, muitas vezes, uma sincronia perfeita entre o profissional em campo e a sede que oferece recursos e suporte para determinadas situações.
Os custos operacionais do atendimento em campo, geralmente, são elevados. No entanto, a cobrança aos clientes deve ser condizente ao mercado para se manter competitiva. Por isso, é importante estudar os recursos e buscar soluções simples e eficientes para acompanhar o trabalho dos profissionais externos.
Desde a chegada do prestador de serviço até a execução dos seus processos, o atendimento precisa ser o mais ágil possível. Por isso, é essencial uma comunicação otimizada e equipamentos à disposição em campo para resolver todos os problemas rapidamente.
De nada adiantam os esforços para agradar o cliente se o profissional está estressado com o processo. Por isso, é indispensável oferecer toda a estrutura móvel necessária para que o prestador de serviço possa executar seu trabalho sem complicações.
Você já percebeu que os desafios da prestação de serviço giram em torno de tempo e estrutura móvel capaz de suportar a rotina, não é? Pensando nisso, uma impressora compacta é indispensável para agilizar os processos burocráticos do trabalho externo, como disponibilização de orçamentos, cotações, relatórios etc. Enfim, os processos são otimizados com a elaboração desses documentos no momento do atendimento e disponibilização simultânea através de um equipamento portátil.
As impressoras compactas são projetadas justamente para o transporte. Por isso, ocupam pouco espaço e são leves, mas não perdem a qualidade em gerar documentos nítidos rapidamente.
As impressoras térmicas não precisam de cartuchos ou tintas, oferecendo uma disparada economia de suprimentos. Além disso, devido à sua portabilidade, não dependem de energia elétrica - exceto para recarregar suas baterias de íons de lítio.
Imagine preencher os relatórios do atendimento à mão. Com uma impressora portátil de mão, é possível digitar todas as informações e gerar um documento padronizado.
As impressoras compactas se conectam a dispositivos móveis sem a necessidade de fios. Assim, é possível digitar a partir do celular, por exemplo, e imprimir o documento rapidamente.
Só benefícios, não é mesmo? No entanto, só é possível aproveitar essas vantagens quando a escolha do equipamento é assertiva. A Pocket Jet Brother é ideal para serviços em campo porque oferece todos os recursos necessários para otimizar a rotina, como:
Velocidade de 8 ppm para gerar relatórios rapidamente;
Resolução de 300 dpi, garantindo melhor legibilidade e padronização dos documentos;
Baterias de íons de lítio, dispensando a necessidade de tomadas por perto.
Além disso, você pode escolher o modelo mais efetivo para seu dia a dia, afinal, a PJ763 se conecta por Bluetooth e a PJ773 se conecta via wi-fi.
Para acompanhar a boa experiência dos serviços virtuais, é indispensável investir em uma boa estrutura para os serviços que precisam ser presenciais. Por isso, conte com a Brother para garantir uma impressora compacta que facilite os processos de atendimento.