É comum que, em qualquer ramo de atividade industrial, haja discussões sobre as melhores formas de diminuir os custos com a produção e aumentar os lucros. No mercado têxtil não é diferente. É importante que, de tempos em tempos, seja realizada essa análise para que as empresas consigam tornar suas operações mais eficientes.
O custo e a lucratividade andam sempre juntos, por isso, apenas ajustando o custo de produção já melhora a lucratividade do negócio. Existem diversas formas de reduzir os gastos, e no ramo da estamparia, isso é possível através das técnicas utilizadas para estampar os tecidos.
Dependendo da técnica implantada na sua empresa, os gastos serão mais altos ou mais baixos. Cada método de estamparia conta com um custo diferente, e se você deseja reduzir seus custos, repensar nas formas utilizadas é um grande começo. Entenda melhor os custos de cada produção:
A Serigrafia, também conhecida como Silk Screen, é o tipo de impressão de estampas à base de estêncil, não necessita de uma máquina específica, ou seja, ela utiliza uma tela matriz que é esticada em um quadro e a impressão consiste em vazar a tinta através dessa tela.
Se você utiliza ou está pensando em utilizar essa técnica na sua empresa, você deve levar em consideração os custos mais comuns que ela apresenta, como:
Camiseta para ser estampada
Telas utilizadas
Tintas
Materiais para a preparação das telas
Também conhecida como Transfer, a técnica de Sublimação em tecido é a transferência de uma imagem impressa em um papel específico para o tecido ou material a ser estampado, ou seja, ela requer máquinas específicas para a confecção dos produtos.
Caso você use ou pretenda implementar essa técnica em sua empresa de estamparia, esses são alguns custos comuns que você deve levar em consideração:
Camiseta para ser estampada
Impressora específica
Papel específico para transferência
Tinta vinílica
Máquina de recorte
Prensa térmica
A técnica DTG é a impressão digital direta no tecido, através de uma impressora. O uso dessa tecnologia é fácil e apresenta maior agilidade na confecção de peças estampadas. Basta criar a imagem em um software de design e mandar imprimir. Pronto! A peça já sai estampada e pronta.
Sendo o método mais tecnológico de estamparia, ela conta com diversas vantagens, e caso você esteja pensando em adotar essa forma de estampa, ou já possui e está em busca de otimizar os custos, você deve levar em consideração os gastos com:
Camiseta para ser estampada
Impressora DTG
Tinta para tecido
Produtos para iniciar e finalizar a impressão da estampa
Embora o valor da impressora DTG possa assustar na hora da compra, o custo x benefício apresentado pela impressão digital direta, faz esse método se destacar diante das demais técnicas, principalmente por não precisar de uma quantidade mínima de impressões.
A longo prazo, o custo das impressoras DTG diminui, já que você gastará apenas com as camisetas e com a tinta, sem precisar se preocupar com a compra de diversos materiais, como por exemplo as telas da serigrafia. Assim, consequentemente, aumentará o lucro da empresa.
Pensando em maximizar seus resultados e diminuir seus custos, a melhor opção é utilizar as técnicas de forma complementar. Você não precisa buscar apenas um método de estamparia, podendo utilizar quantas e quais quiser para poder atender a todos os tipos de consumidores e vender mais.