Trabalhar como designer freelancer envolve diversos desafios, dentre eles, comprovar o profissionalismo. Por isso, a impressão de projetos e demonstração de protótipos pode ser uma boa alternativa para conquistar clientes exigentes.
Além disso, quem trabalha com design gráfico tem diferentes possibilidades de produtos impressos que pode oferecer - como cartazes, folders, cartão de visitas etc. Assim, é possível elaborar verdadeiras artes para clientes que procuram promover sua marca, criar identidade visual e até expandir o negócio. Enfim, oportunidade é o que não falta! Vamos aprender como se equipar para atender esse público?
Trabalhar com a identidade visual é um negócio que prospera - principalmente com o retorno das atividades presenciais, em que os consumidores voltaram a demandar materiais de divulgação. Por exemplo, no setor corporativo, um estudo realizado pela Associação de Marketing Promocional em 2017 demonstrou que 88% dos empresários afirmam que investem em promoções e brindes.
Nesse sentido, um designer freelancer tem o desafio de criar artes personalizadas para aplicá-las em materiais impressos, como:
Banners;
Cartazes, flyers, panfletos;
Receituários;
Blocos de anotações;
Brindes corporativos;
Materiais para PDV, como displays, banners, stoppers, sinalização;
Catálogos.
E além do público corporativo, os materiais podem ser elaborados e impressos para eventos especiais, como casamentos, formaturas, festivais, entre outros. Veja alguns exemplos de materiais muito procurados:
Convites de casamento;
Etiquetas (para gastronomia, presentes, etc);
Tags para embalagens de lembrancinhas e embalagens.
O serviço de designer freelancer é muito contratado para eventos, que são datas especiais e comemorativas. Por isso, a exigência dos clientes é altíssima e eles precisam ter certeza de que tudo será entregue como eles esperam.
Embora existam métodos para apresentar projetos de maneira digital, existem muitos consumidores que preferem visualizar o material físico para ter noção de tamanho, cores e detalhes. Por isso, um equipamento fundamental na rotina de um designer freelancer é uma impressora que entregue excelente qualidade, suporte a gramaturas maiores e grandes formatos de papel.
Nesse sentido, a aquisição de uma impressora tanque de tinta A3 requer um investimento maior, mas, em contrapartida, o custo de manutenção e impressão é baixo. O equipamento é uma solução tanto para protótipos de grandes formatos - como calendários, planners e banners -, quanto para projetos menores, por exemplo cartão de visitas, adesivos, panfletos, banners e calendários.
Lembre-se: as impressoras devem suportar diferentes gramaturas e tipos de papel. Isso porque, na maioria das vezes, são encomendados materiais em superfícies que vão além do sulfite, como papel fotográfico, por exemplo.
Se você se animou e já considera investir em impressoras A3 para apresentar seus projetos de design e transmitir mais credibilidade, nós te ajudamos com alguns pontos a serem considerados antes de realizar sua compra:
Verifique se é possível conectar a impressora com cabos USB ou Wi-Fi para uma comunicação simplificada com seu computador ou dispositivo móvel.
Pode não parecer, mas as funcionalidades das impressoras podem facilitar, e muito, na hora da impressão. Ter um painel touchscreen para selecionar funções, scanner para digitalizar materiais físicos e automações - como impressão frente e verso automática, por exemplo - para agilizar processos são recursos essenciais.
A impressora colorida mais indicada para alta qualidade é jato de tinta, pois ela garante maior vivacidade de cores do que a tecnologia laser. Além disso, é fundamental avaliar a qualidade do cabeçote de impressão para se certificar de que o material não ficará borrado ou manchado.
Pesquise as fabricantes antes de comprar para saber todas as especificações técnicas. Não esqueça também de verificar se a impressora possui impressão sem bordas, que permite aproveitar a totalidade da folha (tanto A3, quanto A4).
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Antes de adquirir uma impressora, verifique seu custo-benefício: o valor para você investir condiz com sua realidade? Lembre-se: o investimento faz parte da credibilidade e valor profissional que você deseja transmitir.