Quem trabalha no ramo da arquitetura precisa de muita qualidade para construir seus projetos e colocar no papel suas ideias, traços e design. Por isso, contar com uma impressora plotter ou impressora A3 é essencial. Ambas têm grande capacidade para impressão de projetos incríveis, com muita qualidade para apresentação aos clientes.
Porém, muitas vezes, fica a dúvida se vale mais a pena investir em uma impressora plotter ou em uma impressora A3 (ou, ainda, comprar as duas). Para clarear essa ideia e entender a diferença dos modelos, continue a leitura.
A plotagem é um processo de impressão de projetos em grande escala, como A3, A2, A1 e A0. Para isso é necessária a utilização de uma impressora plotter que, além de possuir precisão e qualidade, proporciona mais facilidade para fazer o trabalho. Através dela, é possível imprimir mapas, plantas, projetos e desenhos extremamente detalhados.
A utilização destas impressoras dentro do escritório de arquitetura é essencial, afinal, elas conseguem oferecer aos projetos uma semelhança de formatos e cores muito próximos do real, o que é extremamente necessário para fazer apresentações aos clientes e mostrar a qualidade da construção de determinada ideia.
Embora existam algumas semelhanças, as diferenças entre os dois modelos são notórias. Ambas possuem muita qualidade de imagem. Porém, a impressora plotter tem capacidade para tamanhos maiores de projetos, e também se sobressai na nitidez. Além disso, ela utiliza bobinas de papel e é indicada para imprimir desenhos técnicos de plantas finalizadas - aquelas que irão acompanhar a obra. Já o modelo A3 utiliza folhas de papel normal e seu uso, no caso dos arquitetos, é direcionado para apresentar o projeto para a aprovação.
Outro ponto de diferença é o valor, já que a impressora plotter é um investimento bem mais alto do que as impressoras A3. Por isso, a solução mais econômica pode ser uma opção viável e que, certamente, não ficará para trás em qualidade para arquitetos que ainda estão em início de carreira. E para quem já se consolidou no mercado, o ideal é se equipar com as duas soluções, pois a A3 é ideal para imprimir pranchas e estruturas primárias de um grande projeto.
Dentro do escritório, as impressoras A3 podem ser utilizadas para imprimir aqueles projetos que ainda estão no seu início, pranchas de arquitetura e matrizes, inclusive em folhas de alta gramatura (impressoras tanque de tinta cumprem bem esse papel). Assim, a utilização de uma impressora plotter é destinada apenas à planta final, fazendo com que seu uso seja reduzido e, consequentemente, haja menos desgastes de peças de um equipamento tão caro.
Outro ponto interessante na impressora A3 para arquitetura é a sua versatilidade, já que ela pode também fazer impressões A4. Assim, o equipamento, além das pranchas, pode ser destinado para imprimir documentos, contratos, propostas, notas fiscais, pedidos de serviços e mais inúmeros registros para negociação e administração do escritório.
Tudo isso faz com que a utilização das impressoras corporativas A3 valha a pena para se ter em conjunto com a plotter, já que, além dos projetos, também será possível imprimir papéis convencionais.
Tanto a impressora plotter quanto a impressora A3 são muito importantes em um escritório de arquitetura. Elas possuem funções diferentes, mas que, no fim, são necessárias para os projetos, plantas e documentos.
Contar com ambas faz com que o seu escritório tenha mais amplitude de atendimento e facilidade de trabalho no dia a dia, aumentando o dinamismo e a praticidade em imprimir os arquivos de projetos e documentação de costume. Analise a realidade do seu negócio e saiba como a impressora A3 pode ser uma grande facilitadora e companheira de todas as horas no seu escritório de arquitetura.