O que é uma jornada criativa de sucesso para você? Para nós, são histórias inspiradoras de pessoas que, com coragem, visão e muita dedicação, conseguem transformar suas paixões em negócios prósperos.
Uma dessas histórias é a de Alessandra Lord, a mente brilhante por trás da marca Docinho de Caneca, que usou a sublimação personalizada para se reinventar, expressar sua arte e, ao mesmo tempo, atender à crescente demanda por produtos únicos.
Hoje, ela compartilha um pouquinho dessa jornada conosco, e conta como a impressora de sublimação SP1 foi uma ferramenta essencial para deixar sua marca no mundo. Confira!
Navegue por tópicos:
Em 2020, a pandemia de Covid-19 impôs um cenário global de turbulência econômica, que forçou uma reinvenção brusca na forma de trabalhar. Aqui no Brasil, a abertura de MEIs cresceu 8,4% em 2020 em relação a 2019, indicando que milhares de trabalhadores optaram por fontes de renda mais flexíveis e, principalmente, operáveis de casa.
A história da empresa Docinho de Caneca reflete perfeitamente esse momento. Afinal, em meio à pandemia, grávida e buscando novas oportunidades, a Alessandra encontrou na personalização de produtos uma maneira de gerar uma renda extra e, ao mesmo tempo, ficar mais perto da família - em todos os sentidos.
“Minha mãe é artesã há mais de 25 anos, então sempre tive essa parte mais artística na família. Como eu já desejava ter algo físico para entregar aos clientes, fechei meu espaço na área da beleza para iniciar algo novo, totalmente do zero”, conta.

➡️ Visite a loja oficial da Docinho de Caneca
Porém, essa jornada criativa não foi fácil. Desde a insegurança de promover seus produtos e conquistar clientes no mundo digital, até as tentativas frustradas de usar uma impressora comum adaptada para a sublimação, a Alessandra enfrentou diversos desafios.
“Eu tinha muita vergonha de aparecer nas redes sociais, mas fiz o que precisava para conquistar meu espaço e deixar a minha marca cada vez mais forte”, comenta.
A sublimação personalizada se tornou a escolha natural para Alessandra. Mesmo antes de se tornar a Docinho, ela adorava criar coleções e lançar produtos, e essa técnica permitia que ela ampliasse sua criatividade, tornando cada peça única.
Veja no Instagram: Docinho ensina a criar produtos personalizados com a SP1
A flexibilidade também foi um fator decisivo, já que a sublimação permite personalizar uma vasta gama de peças. Segundo ela, "Muitas pessoas ainda pensam que a sublimação é só para canecas, mas basta estudar o mercado para conhecer inúmeras possibilidades, como camisetas, mdf, garrafas térmicas, vidro e muito mais”.
Ao longo de sua jornada criativa, a Docinho experimentou diversas ferramentas, mas foi com a SP1, impressora sublimática da Brother, que ela viu sua produtividade e qualidade de entrega alcançarem um novo patamar - e ela não esconde a satisfação com os resultados que obteve.
“Eu senti muita diferença. A produtividade aumentou, já que a impressão sai com os tons corretos, sem precisar ajustar o perfil de cor, e a máquina faz a auto limpeza. Além disso, o investimento se pagou muito rápido, já que posso criar muitas opções de produtos com a SP1. É o sonho do sublimador!”, comenta.
Leia também: SP1: A impressora de sublimação da Brother para personalizar e encantar seus clientes
A qualidade das impressões também foi um ponto positivo. Afinal, o design vibrante e cheio de personalidade que Alessandra cria é uma das razões pela qual sua marca se destaca. Com a SP1, ela consegue fazer isso de maneira rápida e sem complicação, garantindo que cada peça seja tão única quanto o desejo de cada um dos seus clientes.
“É um pouco da minha essência, de como eu enxergo o mundo à minha volta. E com a SP1, eu consegui, de forma visual, mostrar ao meu público aquilo que me inspira, por ter uma qualidade tão alta e ser 100% fiel às cores dos designs”.
Alessandra tem grandes planos para o futuro do seu negócio de personalização. Ela acredita que a evolução constante é essencial, tanto na adequação da sua marca às tendências de mercado, quanto na busca por inovações tecnológicas. Foi assim que conheceu a SP1 pouco tempo depois do seu lançamento no Brasil.
Leia também: Impressão sublimática: Como funciona em diferentes superfícies?

Além disso, hoje ela também oferece mentoria para mulheres que querem entrar no mercado de personalizados e sublimação. Para elas, a influenciadora recomenda investir em materiais e equipamentos de boa qualidade logo no início para evitar gastos futuros, e ainda deixa um recado inspirador:
“Na vida empreendedora, sempre terá desafios, a diferença é como olhamos para eles. Depois de tudo que eu passei, eu vi meu negócio decolar porque não desisti de fazer dar certo. Sempre voltava com mais gratidão e mais propósito. Quando eu comecei a escutar mais meus clientes, comecei a perceber o que as pessoas precisam e entender de fato o meu negócio. Estou vendo minha missão sendo cumprida todos os dias”.
Leia também: Tendências de sublimação: como a personalização está transformando o mercado
A jornada criativa da Docinho serve como um grande exemplo para quem está começando. A sublimação personalizada é um mercado promissor, e as máquinas certas, como a SP1, podem ser a chave para transformar suas ideias em um negócio que oferece flexibilidade e conexão real com os seus clientes.