Quem trabalha com estamparia sabe da importância de contar com a agilidade e simplicidade na hora de confeccionar uma peça personalizada. E para isso, utilizar técnicas e equipamentos mais tecnológicos são as soluções ideais.
Com a evolução de recursos, técnicas mais modernas de estamparia, como a DTG, surgiram. Esse método nada mais é que a impressão digital da estampa diretamente no tecido. No entanto, assim como todas as máquinas necessitam de cuidados, a manutenção de impressora têxtil também requer atenção para que sua vida útil seja prolongada, evitando ao máximo a necessidade de consertos constantes.
No ramo da estamparia, contar com equipamentos modernos e de fácil manuseio é muito importante para a confecção de diversos tipos de peças sem complicações, seja qual for o estilo. A técnica de impressão direta em tecido, além de ser um método mais sustentável, apresenta diversas vantagens, como:
Não utilização de matrizes intermediárias: as impressoras DTG realizam a impressão diretamente nas fibras do tecido, dispensando o uso de matrizes intermediárias, como as telas utilizadas na Serigrafia e o papel de transferência usado na Sublimação, preservando a natureza através da redução de materiais que, futuramente, seriam descartados.
A impressão DTG não é a única técnica de estamparia que utiliza impressoras para realizar a criação de produtos estampados. Assim como ela, a sublimação também faz uso da impressora, porém, de maneiras bem diferentes. Então, como explicar a vantagem da DTG?
As impressoras de sublimação utilizam tintas vinílicas sublimáticas para imprimir a imagem em um papel de transferência. Após a impressão no papel, a arte é fixada no tecido através de uma prensa térmica. Já as impressoras têxteis DTG, realizam a impressão diretamente no tecido, através de tintas à base de água.
Embora as duas técnicas utilizem impressoras de forma bem diferentes, é importante tomar alguns cuidados, realizando limpezas periodicamente de forma adequada, a fim de fazer a manutenção de impressora e evitar problemas futuros.
Realizar a manutenção de impressora é um cuidado preventivo para evitar problemas no equipamento e, consequentemente, prejudicar a produção devido à uma pausa na operação. Pensando nisso, separamos 5 boas práticas para uso cotidiano da sua estamparia digital DTG que, certamente, farão com que você tenha menos dores de cabeça no dia a dia:
1. Siga as instruções do fabricante da impressora: é indispensável que você leia atentamente as instruções do fabricante antes de fazer uso da impressora, evitando o uso de forma errada, sem prejudicar seu funcionamento.
2. Faça o pré-tratamento do tecido antes da impressão: fazer o pré-tratamento é fundamental para que haja uma boa absorção do pigmento, ancorando a tinta branca para impressão em tecidos escuros.
3. Seque bem o tecido antes da impressão: secar o tecido completamente através de uma prensa térmica ou uma secadora é importante para que, na hora da impressão da estampa, a tinta fique bem fixada no tecido, sem prejudicar a impressora.
4. Faça a impressão em materiais suportados pela impressora: ficar atento aos materiais e tecidos indicados para a impressora é fundamental para criar as peças com qualidade. Além de não conseguir realizar a impressão em determinados materiais, você ainda corre o risco de prejudicar o funcionamento do equipamento.
5. Não coloque a impressora em locais com pó: o pó é o inimigo número um de equipamentos tecnológicos, pois o acúmulo de sujeira pode atrapalhar o funcionamento da máquina, diminuindo seu desempenho.
Não se esqueça: tomar alguns cuidados preventivos é fundamental para manter o bom funcionamento de qualquer equipamento, inclusive, de impressoras têxteis DTG. Essa é a melhor forma de evitar consertos, além de prolongar a vida útil e reduzir potenciais custos com a resolução de problemas futuros.