O mercado têxtil brasileiro sempre foi um dos pilares da economia, empregando milhões de pessoas. Mas o que podemos esperar para os próximos anos? Quais são as tendências e oportunidades para quem já atua no setor ou deseja empreender na área?
Seja você um empresário experiente, um designer independente ou alguém que sonha em ter sua própria marca, este artigo vai te mostrar o que está por vir na indústria têxtil no Brasil até 2025. Confira!
Aqui você encontra:
Atualmente, o Brasil possui uma das cadeias têxteis mais completas do Ocidente, abrangendo desde a produção de produtos para o varejo até a confecção própria de roupas e acessórios personalizados.
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), o setor é responsável por aproximadamente 1,3 milhão de empregos formais, representando 9,7% do total de trabalhadores na produção industrial brasileira.
Leia também: 7 nichos para lucrar mais e ampliar a oferta da sua marca de camisetas
Esses dados mostram que, mesmo diante de desafios econômicos globais, a indústria têxtil no Brasil segue sólida e com potencial para crescer ainda mais. Mas, claro, não sem algumas mudanças importantes.
Conforme as necessidades globais mudam e a tecnologia avança, algumas tendências ganham cada vez mais força. Veja a seguir algumas práticas que devem moldar o mercado e definir o futuro da moda e da produção têxtil em 2025.
O consumidor está mais consciente do impacto ambiental da moda, e isso se reflete nas escolhas de compra. Por isso, marcas que investem em materiais sustentáveis, processos menos poluentes e reutilização de tecidos saem na frente.
Leia também: Impressão DTG: produza sob demanda e evite estoques parados!
O upcycling, por exemplo, se tornou um movimento muito forte entre empreendedores, já que em vez de descartar materiais, o conceito incentiva a transformação de resíduos têxteis em peças novas e de alto valor agregado.
Um grande exemplo disso é o Projeto (RE) Estampa, uma iniciativa da Brother, em parceria com o Instituto Focus Têxtil e a Future Print. O projeto capacita profissionais para trabalhar com estamparia digital e upcycling, promovendo uma moda mais sustentável e inovadora.
As empresas do setor já perceberam a importância da automação e da modernização dos processos produtivos. Segundo a Abit, 74% dos empresários do setor vão destinar recursos para a aquisição de maquinários e equipamentos em 2025, enquanto 55% pretendem investir em tecnologia e automação.
Isso significa que veremos um mercado cada vez mais tecnológico, com impressão digital, inteligência artificial e softwares de personalização ganhando força. Isso ajuda a criar estampas exclusivas, prever tendências e ajustar a produção conforme a demanda.
Sobre este tópico, Rafael Korova, fundador da marca Korova, compartilhou sua experiência ao adotar a GTX Pro no seu negócio:
“Com a automação e a precisão da GTX Pro, a gente consegue reduzir a nossa mão de obra aqui dentro da loja, dando espaço para que a gente possa operar em outras áreas mais estratégicas e criativas. Isso faz toda a diferença e traz um resultado final bem interessante."
Saiba mais: Veja o depoimento completo da Korova sobre a Brother GTX Pro
O crescimento do e-commerce mudou a forma como compramos roupas. Hoje, os consumidores buscam cada vez mais peças personalizadas, exclusivas e que reflitam sua identidade, ao invés de opções genéricas e amplamente utilizadas.
Leia também: Loja de personalizados: vender camisetas é uma boa ideia?
Assim, empresas que apostam em produção sob demanda, garantindo exclusividade para os clientes, estão conquistando um espaço valioso no mercado. Isso sem falar na redução do desperdício, que vai de encontro ao movimento de consumo consciente.
"A produção sob demanda é o modelo de negócio da Korova hoje. Basicamente, 100% dos nossos produtos estão lisos na prateleira, esperando o cliente chegar, escolher a estampa, e a gente produz na hora e entrega na hora. Isso melhora muito a nossa questão de estoque, evita desperdício, dá agilidade na produção e na entrega", explica Rafael Korova.
E como ficam os números para os próximos anos? As projeções mostram que o setor seguirá em crescimento, ainda que de forma moderada:
Ou seja, o mercado segue em expansão, e quem souber se adaptar às novas tendências terá grandes oportunidades para crescer.
Para quem quer empreender ou expandir seus negócios na indústria têxtil no Brasil, apostar em soluções que unem sustentabilidade, tecnologia e personalização é essencial. E é exatamente isso que a GTX Pro oferece.
Leia também: 4 razões para escolher uma impressora DTG para sua marca
Essa impressora têxtil da Brother permite criar estampas com qualidade superior, cores mais vivas, menor desperdício de insumos e muito mais eficiência na produção.
“Desde que a gente está com a impressora GTX Pro, nossos clientes antigos vêm dando um feedback maravilhoso, comparando a evolução da impressão digital que a Korova tinha com a que a gente vem tendo agora.", comenta Jon, profissional da marca Korova.
Se você quer levar seu negócio para o próximo nível, adaptar-se às novas demandas do consumidor e investir em inovação são os segredos para se destacar e crescer no setor. E, é claro, com a Brother ao seu lado em todas as etapas!