24.09.2021 11 minutos de leitura

4 Ideias criativas para cartões personalizados artesanais

Uma das maneiras mais clássicas de demonstrar empatia e carinho é através de um cartão personalizado. Nele, é possível escrever mensagens especiais baseadas no tipo de relação que foi construída com a pessoa que receberá a lembrança. Ou seja, além de encantador, o artigo pode ter diversas finalidades, desde as profissionais, criando um relacionamento com o cliente, até pessoais, para acompanhar presentes em datas comemorativas.

 

[BROTHER]-Mundo-ScanNCut-divisor-1


No entanto, se for dado um mau uso ao cartão personalizado, ele pode parecer forçado ou clichê. É por isso que, ao criar mensagens customizadas e enviá-las ao receptor, é necessário inovar. Do conteúdo ao design, tudo precisa ser condizente à intenção do remetente, à relação que ele tem com a pessoa e à ocasião do envio. Então, para fazer seu projeto sair do comum e surpreender, confira nossas dicas criativas!


[BROTHER]-Mundo-ScanNCut-divisor-3

 

Por que criar cartões personalizados?

Os cartões personalizados possuem diversas funções e causam impressões muito variadas entre os receptores. Quando criativos e bem elaborados, eles podem impactar diretamente em:

  • Uma boa impressão: o cartão personalizado transmite um sentimento acolhedor. Se ele for enviado por um empreendedor junto a uma encomenda ao cliente, a empresa ganhará mais credibilidade. Por outro lado, se a finalidade for pessoal, como acompanhamento de um presente de aniversário, sem dúvidas, a lembrança criará mais afeto e tornará o momento mais especial.

 

  • Lembrança: quem recebe um cartão personalizado pode guardá-lo por toda a vida. Assim, ao abrir a gaveta, certamente lembrará da pessoa que lhe escreveu a mensagem, assim como do momento que marcou o envio.

 

  • Exclusividade: quando um cartão é comprado pronto, a mensagem é padronizada e pode não condizer tanto com a relação entre remetente e destinatário. Ao personalizar, é possível deixar todos os aspectos do jeitinho que mais converse com as características do receptor.

 

  • Praticidade e baixo custo: os cartões personalizados podem ser desenvolvidos até em retalhos, aproveitando um pedaço de cartolina jogado por aí!


[BROTHER]-Mundo-ScanNCut-divisor-5

 

4 ideias criativas para confeccionar cartões personalizados

Se você está pensando em agregar os cartões personalizados à sua produção de artesanato, confira nossas inspirações para surpreender clientes que buscam pelas lembranças afetivas:

1. Cartões multifuncionais


Nos multifuncionais, você oferece mais do que apenas mensagens. Eles são ótimas opções para cartões de visita, adicionando informações profissionais de uma maneira inovadora. Por exemplo, além do contato de um costureiro, é possível adicionar um trançado em linha às bordas, dando uma nova cara ao item.

 

Cartões artesanais com ScanNCut

 

2. Cartões pop-ups


São aqueles cartões que, quando abertos, revelam um objeto tridimensional feito através de recortes e dobraduras.

Cartões artesanais com ScanNCut


3. Cartões em materiais inusitados


Os cartões personalizados não precisam se limitar a canetinhas e cartolinas! É possível confeccioná-los em plástico maleável, madeira e até aço. Outra possibilidade é encapá-los com feltro ou tecido. Para marcá-los, você pode usar tintas, criar recortes vazados e explorar diferentes layouts.

Cartões artesanais com ScanNCut

 

4. Cartões de origami


Domina a arte de dobradura? Que tal uni-la à criação? Você pode fazer origamis para envolver a mensagem, como se fosse um envelope, ou simplesmente criar o cartão em formatos variados, como flor, cisne ou até um navio, por exemplo.

Cartões artesanais com ScanNCut

 

[BROTHER]-Mundo-ScanNCut-divisor-2

 

Dicas para criar as mensagens

Você pode se deparar com clientes que encomendam cartões personalizados, mas não têm ideia do que escrever neles. Embora sua produção de papelaria e artesanato seja direcionada ao design, se você deseja se destacar e empreender com papelaria, pode sugerir alguns caminhos para inspirar o desenvolvimento do melhor conteúdo para rechear sua confecção. Para isso, busque aspectos como:

  • Sinceridade: peça que seus clientes expliquem com precisão o sentimento deles com os destinatários. Assim, a mensagem será mais natural;
  • Lembranças: busque histórias para entender a relação que seus clientes têm com o destinatário para entender qual tom usar;
  • Descontração: os cartões personalizados, por si só, já trazem uma sensação mais íntima. Por isso, a linguagem não precisa ser extremamente formal;
  • Gratidão: agradecer sempre é um bom caminho para encerrar um bilhete de forma empática;
  • Disposição: principalmente para cartões de visita, a disponibilidade é um aspecto muito importante para transmitir acolhimento.

[BROTHER]-Mundo-ScanNCut-divisor-4

 

Encante com simplicidade!

Os cartões personalizados são lembranças afetivas que nunca sairão de moda. No entanto, para fugir do clichê, eles precisam ser inovadores. Pensando nisso, ofereça produções originais e cheias de sentimento que, certamente, irão surpreender seus clientes!

 

 

Brother - ScanNCut

avatar

E aí, o que achou?

Assine nossa newsletter para não perder nenhum lançamento do Mundo ScanNCut!