O artesanato é uma prática que promove inúmeros benefícios, pois é uma forma de terapia, auxilia no desenvolvimento motor, além de instigar a criatividade. Como se não bastasse, pode se tornar, também, uma fonte de renda!
Com a busca crescente por itens exclusivos e o boom do e-commerce, os objetos feitos à mão são cada vez mais valorizados pelos consumidores. Hoje, muitas pessoas já conseguem levantar uma renda extra através da sua produção artesanal ou até viver inteiramente dela. Segundo estudos do SEBRAE, o segmento emprega cerca de 8 milhões de pessoas anualmente, movimentando, em média, R$28 bilhões. No entanto, tudo que tem demanda, possui alta concorrência. Pensando nisso, será que vale mesmo a pena investir na área? É isso que vamos descobrir!
Todo tipo de negócio possui seus desafios. A produção artesanal, embora muito procurada, possui alta concorrência - principalmente, devido à pandemia, que fez com que muitas pessoas buscassem fontes alternativas para completar a renda. Contudo, investir na área traz muitos benefícios e nós separamos alguns deles para te inspirar:
Primeiro, encontre o tipo de produção que você mais gosta de fazer. Depois, veja com quais materiais você se sente mais à vontade para manusear. Feito isso, você pode definir uma gama de produtos para anunciar. Algumas ideias que estão em alta são:
Definida a produção, chegou a hora de comercializar! Veja nossas dicas para alavancar seu negócio:
1. Especialize-se, organize sua produção e mostre o valor do seu trabalho para que o consumidor perceba seu diferencial e fique encantado pela sua produção e atendimento.
2. Defina seu nicho e faça uma divulgação direcionada ao público mais assertivo para o seu produto, explorando a criatividade, inclusive, nos seus anúncios. E não se esqueça de utilizar múltiplos canais de comunicação!
3. Foque na produção artesanal sustentável, buscando matérias-primas naturais e evitando o desperdício. Lembre-se, também, que são seus custos mais o valor estimado de lucro que irão direcionar sua precificação.
2. Crie uma identidade visual e explore-a nos seus produtos. Além disso, busque participar de feiras e comunidades que compartilhem dessa cultura para divulgar seus personalizados e se inspirar com a produção de outros artesãos.
2. Invista em tecnologia para melhorar o processo de produção. Com a ferramenta certa, você consegue confeccionar mais peças com mais precisão, atendendo a um volume maior e oferecendo resultados encantadores.
Com tantas possibilidades, contar com uma máquina de recorte é fundamental para empreender. Por isso, a ScanNCut SDX225 da Brother vai se tornar sua ferramenta indispensável na hora de criar seus produtos artesanais, afinal, ela automatiza o processo de corte de diversos materiais de até 3mm de espessura, agilizando sua produção e entregando resultados muito mais profissionais.
Com a máquina de corte Brother, você otimiza o processo de preparo dos seus materiais, deixando-os na dimensão certa para que você foque sua produção no processo criativo.
💡 Para dicas de manejo básico na ScanNCut, veja nossas aulas online gratuitas!
Confecção própria é tudo de bom! Porém, para entrar nesse mercado, não se esqueça de estudar e se planejar para vender ainda mais sua produção artesanal.