Empreendedorismo criativo! Esse conceito pode ser muito bem traduzido quando falamos de arte com papel, e mais ainda quando se trata de confecção de joias com esse material. O que seria descartado se transforma em lindos projetos, que se tornam acessórios desejados por grande parte dos consumidores.
Embora a matéria-prima seja simples, os resultados podem ser incríveis. Se quiser saber mais sobre essa arte, acompanhe o que temos para contar nesse artigo.
Vender um produto criativo, fazer algo relativamente simples, com baixo custo e ainda oferecer um conceito de sustentabilidade. Se você pensa em empreender usando esses conceitos como base, então a arte com papel pode ser sua solução.
Se você fizer uma pesquisa, vai encontrar artistas do mundo todo que fazem peças lindas em papel, que muitas vezes chegam a fazer parte de exposições. Também vai entender as infinitas possibilidades de criação de joias, como colares, anéis e brincos: todos feitos com material que, possivelmente, seria descartado.
Mas precisamos desmistificar um ponto: não se engane achando que a joia de papel é uma peça frágil, pelo contrário, existem técnicas para revestir o material e deixá-lo firme! Inclusive, dependendo da produção do artesão, o item pode até ser molhado sem estragar.
As vantagens de criar uma linha de joias em papel são muitas, principalmente para quem deseja empreender, pois o público pode se encantar com itens exclusivos e que ainda transmitem consciência ambiental. Ou seja, é a união entre inovação, sustentabilidade e elegância - um sucesso para se diferenciar!
A arte com papel é apaixonante e o produtor pode fazer peças únicas utilizando diferentes metodologias de criação - desde o clássico origami, passando pelo paper cutting, até a técnica low poly para figuras tridimensionais geométricas. Tudo para que os produtos tenham o apelo estético aliado com a usabilidade.
Pensando nisso, as joias de papel podem se apoiar nessas diversas técnicas, além da criatividade do artesão para confeccioná-las. Já para realizar o processo de montagem, os materiais utilizados são basicamente os seguintes:
De forma geral, a técnica é simples, mas deve ser aprimorada ao longo do tempo. As joias em papel podem ser moldadas em diferentes formas e tamanhos, com uma atenção maior no acabamento para colagem, coloração e impermeabilização. Para finalizar, pode-se acrescentar pedras, cristais, contas de acrílico, entre outros adornos para personalizar a peça.
Não há limites nem receita para a criatividade! Com pesquisas e ferramentas certas, suas joias podem se tornar diferenciadas.
Quer inspiração? Então que tal conhecer alguns artistas que capricham nas joias de papel? A Raphaela Pareto é um exemplo de artesã que faz verdadeiras obras de arte com papel.
💡 Siga a artista nas redes sociais: https://www.instagram.com/raphacchan/
A Raphaela Pareto utiliza máquinas de corte para as peças serem mais precisas e participa de exposições com suas artes. Além disso, a artista compartilha seu conhecimento em vídeos de parceria com a Brother! Veja as dicas dela para confeccionar um colar de papel: clique aqui para assistir ao tutorial.
As joias em papel, assim como peças no geral de papelaria criativa, são excelentes opções para iniciar um negócio, pois o investimento não é alto. Além disso, a prática da confecção é uma ótima oportunidade para quem quer se desenvolver no artesanato e produzir itens completamente diferentes!
Por isso, não deixe de buscar inspirações para treinar sua criatividade. Muitas vezes, o simples material que está na sua frente pode virar uma bela obra de arte!