Pode apostar: quem faz artesanato aprendeu há muito tempo com algum familiar ou desenvolveu a habilidade em um momento de dificuldade financeira.
De um jeito ou de outro, o artesanato criativo vai além de hobby: pode ser sinônimo de liberdade financeira e bem-estar. De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o mercado artesanal movimentou cerca de R$50 bilhões por ano nas pesquisas anteriores à pandemia de Covid-19. E, atualmente, essa tendência não para de crescer.
Os dados do mercado de artesanato antes da pandemia já eram animadores e, de lá para cá, o segmento cresceu ainda mais. O Sebrae, em parceria com a FGV (Fundação Getúlio Vargas), identificou que durante 2020 e 2021, artesãos empreendedores foram os que mais usaram o WhatsApp como ferramenta de vendas dentre todos os setores da economia.
Essa reação positiva em um momento adverso pode ser atribuída ao aumento na preocupação do consumidor com a proveniência dos produtos, à valorização da prática justa de trabalho, à sustentabilidade e à personalização - o “feito à mão”, sem nenhum processo industrial.
Por isso, se você ainda não profissionalizou sua loja de artesanato, aproveite a “boa maré” para criar um negócio adaptado às novas necessidades do mercado.
Seja para vendas online ou abertura de loja física, empreender com artesanato criativo depende de organização e gestão de negócios. Pensando nisso, separamos 7 dicas que podem te ajudar nesse novo desafio:
1 - Defina seu mercado e público-alvo: onde e para quem você irá vender? Faça um questionário com respostas simples de “sim” ou “não” e envie para seus potenciais clientes. Uma dica é usar a ferramentas de formulários digitais para elaborar a pesquisa.
2- Crie um modelo de negócios: o modelo de negócios permite a visualização do “esqueleto” da sua loja de artesanato. Para isso, faça um projeto com um mapa visual de estratégias cruciais para o seu empreendimento. Caso não tenha experiência com a área de administração de empresas, existe muito conteúdo gratuito com cursos, e-books e vídeos educacionais sobre o tema na internet.
3- Estude a concorrência: como seus concorrentes se comunicam? Quais cores usam na divulgação? Qual o preço dos seus produtos? Você pode estudá-los pelas redes sociais, analisando quais conteúdos têm melhor resposta da audiência e identificar tendências de consumo. Com essas informações, inspire-se e adapte as ideias ao seu negócio. Mas lembre-se: inspiração não é cópia. Seja autêntico.
4 - Crie sua marca: pense na mensagem que quer passar ao público. Rascunhe algumas ideias até chegar ao nome. Se tiver orçamento, contrate um designer para criar a paleta de cores e logotipo. Se não, busque sites que possuem ferramentas intuitivas e fáceis de usar.
5- Faça um planejamento de marketing: para loja virtual, monte um cronograma para as redes sociais para iniciar a divulgação dos seus produtos. Atualmente, existem muitos perfis com conteúdo gratuito sobre marketing digital e produção de conteúdo com dicas para você começar essa nova jornada! Para loja física, pense em como vender seu artesanato criativo em sua comunidade, procure parcerias com outros comércios e invista na decoração e visual da fachada para chamar mais atenção dos consumidores.
6 - Estude a estrutura da loja e logística de entrega: para lojas virtuais, pesquise fornecedores de embalagens e estude as possibilidades de frete disponíveis. Já em caso de lojas físicas, avalie o tamanho do espaço, analise o ponto comercial (se há um grande fluxo de pessoas), como será a disposição dos produtos na vitrine, onde será o caixa, se terá um escritório etc.
7 - Faça uma planilha de orçamento: inclua os custos para colocar seu plano em prática: aluguel do espaço e estrutura (lojas físicas), custos com o site, domínio e embalagens para os Correios (loja virtual), matérias primas e equipamentos. Cote também a lista de materiais, softwares de edição de design, máquina de corte, colas e tudo mais que for necessário para a sua produção.
💡 Saiba mais sobre ferramentas essenciais para papelaria e artesanato.
Todo negócio envolve processos estratégicos. Mas, ao pensar em artesanato, não tem como deixar de lado a vivacidade da arte! Por isso, trouxemos algumas ideias para dar mais leveza à sua marca!
De dois anos para cá, mudamos completamente a maneira de empreender, e essa pode ser uma nova janela de oportunidade para artesãos apostarem no próprio negócio e conquistarem sua liberdade financeira. É desafiador, mas, com planejamento estratégico e foco, seu negócio será um sucesso. Por isso, não deixe de se aprofundar nas tendências do mercado e busque sempre ideias criativas para se diferenciar!