Mundo ScanNCut

Tudo sobre a técnica Low Poly em papel e como confeccionar

Escrito por Time de especialistas ScanNCut | 27.06.2022

Você já ouviu falar em Low Poly? Essa técnica está deixando de ser apenas uma tendência e está ganhando cada vez mais espaço no segmento de papelaria personalizada. Com design marcante, a arte em papel atrai os mais curiosos olhares.

Low Poly é um termo usado para esculturas tridimensionais criadas através da junção de poucas faces geométricas. Essas obras podem ser feitas digitalmente ou por meio de diversos materiais. Uma das tendências de confecção que mais cresce é o com o uso do papel para papercraft.

 

Como surgiu a técnica Low Poly?

 

Embora seja uma técnica considerada moderna, ela se inspira em artes antigas, principalmente o movimento do Cubismo, que surgiu no século XIX. Naquela época, pintores como Salvador Dalí e Pablo Picasso utilizavam figuras surrealistas e formas geométricas para formar imagens.

 

Com o passar dos anos e com a evolução da tecnologia, a arte com imagens geométricas ganhou contornos digitais e passou a aparecer além das telas nas galerias. Por volta de 1997, quando os primeiros games começaram a virar febre, a técnica passou a ser mais conhecida.

 

Como o processamento de imagens era baixo naquela época, a técnica de Low Poly era a melhor opção. Este método utiliza polígonos de diversos tipos para conseguir cobrir uma imagem de base, formando uma mistura entre o mosaico tradicional e a famosa vetorização, trazendo imagens com um toque lúdico, mas sem perder o realismo. Assim, as personagens de videogame eram retratadas de uma forma que não sobrecarregasse os jogos.

 

Atualmente, o Low Poly é muito utilizado em artes. Ele é comumente encontrado em peças digitais, formando designs elegantes e chamativos. No meio físico, a técnica ganha destaque com o papercraft — o recorte e colagem de papel para formar esculturas.

 

Low Poly em papel é a mesma técnica que origami?

 

NÃO! Embora ambas as técnicas resultem em esculturas de papel, existem diversas diferenças entre elas. A principal é que, enquanto o origami é feito através de dobraduras, o low poly utiliza cortes e colagens em suas confecções.

 

 

Outra grande diferença entre as duas técnicas é que no low poly, muitas vezes, as imagens e as cores já estão impressas no papel. Já no origami, as artes são feitas por meio de dobraduras em uma única folha, sem figuras impressas e diversificação da paleta.

 

Como fazer Low Poly com material papel

 

Confeccionar peças utilizando a técnica de Low Poly é simples e prático, principalmente com a evolução da tecnologia. Hoje, existem softwares que facilitam a criação das imagens. Assim, você pode transformar polígonos, objetos e personagens tridimensionais em moldes para imprimir. É possível, também, escolher a arte que você deseja criar em Low Poly, realizar a impressão e começar os cortes e colagens.

 

Para a criação de peças em Low Poly - Papercraft, alguns materiais são necessários, como:

 

  • Papel com gramatura entre 120g e 200g: a escolha do papel vai depender da arte que você deseja criar. Para peças maiores, os papéis mais espessos são os mais indicados, pois possuem firmeza suficiente para esculturas sólidas. Já para peças pequenas, os papéis mais finos são suficientes.

 

  • Cola: você pode escolher a de sua preferência, como cola quente, permanente ou outra que contenha pouca água para uma secagem mais rápida. Dê preferência a colas que não deixam marca no papel, para não prejudicar a sua escultura.

 

  • Máquina de corte: na hora de realizar o corte dos polígonos, a máquina de corte garante maior precisão e mais facilidade para lidar com gramaturas maiores. Seguir à risca as dimensões do material é fundamental para conseguir um bom resultado do projeto.

 

Que tal desenvolver a técina Low Poly?


Se você tem o hábito de confeccionar peças com técnicas de papelaria e artesanato, não deixe de explorar o Low Poly e ampliar suas possibilidades em papercraft. Além da arte resultar em lindos projetos, a produção é acessível, pois utiliza materiais simples.