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27.04.2023 7 minutos de leitura

Guia para montar seu portfólio de produtos de papelaria personalizada

Quem trabalha com artesanato sabe como é vasto o universo da criatividade. Porém, muitos se deparam com desafios na hora de divulgar os produtos e fazer com que os clientes tenham a dimensão de todo o valor agregado em itens personalizados.

O valor dos trabalhos deve ser mostrado de maneira objetiva e clara, sem perder os detalhes e vantagens que oferecem ao consumidor final. Para isso, uma estratégia muito utilizada pelos artesãos é a criação de um portfólio de produtos que possa conquistar o consumidor. Continue lendo para saber como montar o seu e fidelizar ainda mais a clientela.

 

O que é o portfólio de produtos e qual sua importância?

 

Muito comum para profissionais de arquitetura, fotografia e design, o portfólio de produtos é um compilado de trabalhos com o objetivo de mostrar aos clientes as capacidades e a qualidade do produto oferecido. Para os artesãos que trabalham com papelaria criativa, o item também é uma excelente ferramenta de vendas, uma vez que é possível expor os materiais, as cores e características e o estilo de personalização que é ofertada aos clientes.

 

As pessoas compram pela emoção e tentam justificar pela razão, isso é fato. Por isso, o portfólio de produtos é importante para quem produz e, também, para quem compra. Ao visualizar seu trabalho, a tendência é despertar o lado emotivo das pessoas, o que pode ser muito eficiente para suas vendas.

 

Além disso, o portfólio é um meio de mostrar com fotos reais o processo de trabalho artesanal, que é cada vez mais valorizado pelos consumidores. Por isso, muito mais do que encantar o cliente, a visualização que os clientes têm dos seus projetos transmite confiança e credibilidade.

 

Como montar um portfólio de produtos de papelaria personalizada

 

É possível criar um portfólio físico ou digital. O físico é tipo um catálogo, assim como aqueles de revistas de cosméticos, por exemplo. Caso seja digital, você pode fazê-lo em PDF ou até em sites que oferecem designs pré-prontos de maneira gratuita. 

Independente da escolha do formato, veja algumas dicas estratégicas para montar o seu:

 

1- Defina um objetivo e um público: antes de começar, responda a essas perguntas: “que tipo de artesanato eu quero vender?”; “para quem eu quero vender?”; “qual o tipo de público eu quero atingir?”. Isso irá te guiar e te ajudar a manter o foco na direção certa e selecionar os produtos que, possivelmente, irão surpreender mais o consumidor para inserir no seu portfólio.

 

2- Organize por segmento: se você trabalha com papelaria personalizada e produz itens para festas em geral, por exemplo, você pode dividir em “tipos” de comemoração. Ou seja, em um bloco, ficam os eventos corporativos, em outro, festas infantis, mais para frente, quem sabe até ideias para personalizados de casamento. Dividir por categorias facilita a organização e direciona de maneira mais assertiva cada tipo de produto para o respectivo cliente.

 

3- Busque referências: pesquise como sua concorrência está divulgando o negócio e conquistando clientes. Inspire-se com quem já é do ramo para replicar estratégias que fazem sentido à sua empresa. Não há nada de errado em se espelhar em quem está aonde você espera chegar.

 

4- Escolha seus melhores trabalhos: faça uma seleção de suas melhores produções, entre dez e vinte. Não é necessário colocar todos os produtos para não confundir o cliente e poluir o visual.

 

Portfólio de papelaria personalizada nas redes sociais

 

Não dá para negar o ditado: “quem não é visto não é lembrado”. Hoje em dia, empreendedores que não divulgam seu negócio nas redes sociais correm risco de não serem reconhecidos, mesmo que os produtos sejam excelentes. Claro, isso não é regra. Pode ser que você esteja há muito tempo no mercado, com um público já fiel. Mas é inegável que as redes sociais te permitem ampliar de maneira considerável sua visibilidade e, consequentemente, suas vendas.

 

Para quem trabalha com artesanato, as redes sociais são a maior aliada na divulgação. O Instagram, por exemplo, pode se transformar em um portfólio super potente para mostrar seus produtos e processos dos bastidores, agregando valor a cada item produzido. O público se sentirá mais próximo a você e entenderá não só o preço, mas o valor do que está comprando.

 

Para usar as redes a seu favor, tire fotos bonitas dos produtos, peça depoimentos dos clientes satisfeitos, faça vídeos do processo de produção e interaja com os seguidores. Lembre-se: por trás de todo produto existe um ser humano que o está fazendo com toda a dedicação e cuidado. Os clientes precisam ver isso, pois é assim que eles se aproximam da marca e se fidelizam.

💡Aprofunde-se aqui: como vender papelaria personalizada.

 

Aprimore seu portfólio de papelaria personalizada!

 

Criar um portfólio de produtos com certeza irá facilitar seu processo de vendas! Confira mais dicas para vendas online de papelaria personalizada e veja o universo de possibilidades para alavancar seu negócio!

 

Guia prático para vender papelaria personalizada on-line

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