Para quem busca detalhes vívidos na sua estamparia de tecido e processos mais simples, adotar a impressão direta em tecido pode ser a melhor opção. Como o próprio nome sugere, essa técnica permite que a impressora fixe diretamente seu design à peça, sem a fase de transferência para a matriz de papel ou tela, como acontece na sublimação e outros tipos de impressão em tecido. Além disso, as cores se mantêm vibrantes e as possibilidades são ampliadas para customizar até superfícies escuras sem perder a qualidade.
De acordo com o estudo “The Future of Digital Textile Printing to 2023” (O Futuro da Impressão Digital Têxtil para 2023, em tradução literal), feito pela consultoria internacional Smithers Pira, o mercado de estamparia digital deve atingir mundialmente US$ 3,75 bilhões em 2023 – superando a marca de 2,7 bilhões de m² de tecidos impressos. Ou seja, a técnica acompanha a moda com versatilidade, afinal, sua flexibilidade de criação possibilita adaptar as estampas às tendências do momento, aumentando a capacidade de personalização para sempre encantar seus clientes.
De olho nesses números, é necessário buscar os melhores maquinários de estamparia digital, afinal, o mercado é competitivo e está em constante evolução. Desse modo, embora a impressora DTG (direta em tecido) tenha custo elevado, ela garante mais agilidade no processo e qualidade nos produtos. Assim, a promessa de retorno financeiro aponta para um negócio lucrativo que só tende a crescer.
A tecnologia da impressão em tecido de forma digital agrega, em um mesmo processo, facilidade, qualidade e versatilidade. Conheça alguns motivos pelos quais a DTG pode ser um ótimo investimento:
Enquanto outros métodos dependem que sua estampa seja impressa primeiramente em matrizes - como telas e papéis - a impressão digital dispensa essa parte do processo, porque o desenho vai diretamente à peça. Assim, você não depende de uma encomenda de grande volume para produzir em larga escala e a impressão do molde valer a pena. Ou seja, a técnica te garante mais independência e agilidade.
A impressora DTG funciona, literalmente como uma impressora comum. Então, se você ou sua equipe sabe como manusear um equipamento desses, provavelmente não terá dificuldade com a estamparia digital, a única diferença é que a superfície impressa não será papel, como de costume. Além disso, os tecidos precisam de um pré e pós preparo para a estampa manter o desenho deslumbrante, processos que também não exigem complexidade.
Graças à alta qualidade e resolução das estampas, a impressão digital se torna mais competitiva. Enquanto outras técnicas não oferecem resultados tão precisos, a DTG permite manter a riqueza de detalhes até em projetos pequenos. É uma opção excelente para encomendas corporativas que buscam manter o logotipo da marca em destaque, por exemplo, além de brindes e outras personalizações.
Você pode oferecer qualquer tipo de estampa, afinal, basta criá-la em seu software de design e imprimi-la diretamente no tecido. Além disso, você pode ampliar a oferta para qualquer tipo de demanda, já que a estamparia digital não depende de altos volumes para ser lucrativa.
A técnica utiliza menos água e energia elétrica quando comparada às demais. Também não há desperdício de tinta, uma vez que a máquina direciona a quantia exata que é necessária para estampar o tecido. Por fim, o processo não depende de papéis ou telas, o que significa menos materiais utilizados e, em consequência, menos descartes.
Outra vantagem é que é possível processar pedidos rapidamente com uma impressora DTG. Devido ao curto tempo de preparação e ao processo de impressão simplificado, você pode encantar seus clientes com um atendimento rápido que não compromete a qualidade. Isso tudo ajuda para que você melhore suas taxas de produtividade também. Quanto mais rápido você puder criar produtos e entregá-los mais pedidos podem ser processados.
Se você deseja se destacar, aproveite a expansão da estamparia digital! Tenha em mente que, para sua produção ter resultados incríveis, você precisa investir no equipamento certo e procurar sempre as tendências da moda para oferecer produtos que estejam em alta e alinhados com os desejos dos consumidores.