Independentemente do perfil, existe um fator em comum entre todos os consumidores: a preferência por compras econômicas. Que atire a primeira pedra quem nunca saiu feliz de uma loja que anunciou promoções irresistíveis, não é?
No entanto, ao comprar um cartucho falsificado, além de menor rentabilidade, você pode ter inúmeras dores de cabeça que não compensam o preço baixo. Vamos entender mais sobre o assunto?
O cartucho de impressora remanufaturado é aquele que reaproveita a carcaça do suprimento, mas a tinta / toner utilizados não são originais. Optar por esse tipo de produto pode trazer inúmeras desvantagens, como:
Qualidade inferior: como o suprimento não é o do fabricante, a impressão pode sair desbotada e/ou borrada, pois leva mais tempo para secar. Além disso, a durabilidade da cor no papel é inferior.
Danos na impressora: cartuchos remanufaturados são aproveitamento de carcaças já utilizadas e, consequentemente, desgastadas. Dependendo da condição do material, é possível que haja vazamento do suprimento na impressora, danificando suas estruturas internas.
Não há garantia: se os cartuchos remanufaturados ocasionarem danos na impressora, o usuário não pode recorrer à garantia, pois como o suprimento não é o indicado pelo fabricante, é considerado “mau uso” do equipamento.
Menor rendimento: achou atrativo o preço inicial da compra? Pois saiba que, a longo prazo, o valor não vai compensar, porque um cartucho remanufaturado imprime bem menos folhas que o original - além do possível prejuízo com os danos na impressora.
Danos ambientais: os resíduos dos cartuchos originais são recolhidos por empresas autorizadas para que o material tenha finalidades sustentáveis. No caso dos remanufaturados, não há conscientização sobre o descarte.
Além dos cartuchos remanufaturados, existem os falsificados - que são cópias grosseiras dos originais - e os clonados - que dificilmente são identificados, pois seguem a estética do fabricante. Nesses dois casos, além de todos os danos citados, a venda não é permitida por lei.
É muito comum que o consumidor sequer perceba que está comprando um cartucho de impressora falsificado. Para evitar essa situação, antes de tudo, tenha em mente que remanufaturados NÃO são originais, por isso, mesmo que o vendedor diga “é recarregado, mas é o da fabricante”, não caia nessa!
Ainda assim, pode ser que você tenha comprado um cartucho não original sem perceber. Nesse caso, comece a observar o rendimento da sua impressora e se algumas situações como essas acontecem:
O cartucho foi comprado recentemente, mas a tinta / toner não sai;
Percebeu como não é tão difícil cair na emboscada de cartuchos não originais? Por isso, para te ajudar na hora da compra, separamos algumas dicas para que você tenha certeza de que está adquirindo um suprimento do fabricante:
1. Prefira comprar em lojas oficiais e/ou diretamente da marca da sua impressora. Ou seja, para equipamentos Brother, acesse a Brother Store;
2. Desconfie de preços muito baixos e/ou ofertas improváveis. Quando o valor anunciado é muito diferente da loja oficial, é possível que seja um produto falsificado;
3. Atente-se às etiquetas de segurança e sua posição na embalagem. Para equipamentos Brother, o padrão de consumíveis está neste manual, e segue a seguinte disposição:
4. Consulte a autenticação dos produtos nos canais oficiais da marca pelo ID (código numérico presente na embalagem). Certifique-se aqui que os suprimentos são originais Brother.
Agora que você já sabe como identificar um cartuchos, toners e acessórios originais, faça sua parte. Além da garantia do fabricante para sua segurança, você preserva o bom funcionamento do aparelho, evitando falhas e economizando a longo prazo.
A Brother se compromete em produzir seus consumíveis com base nas normas e especificações ambientais, como a certificação ISO9001 e ISO14001. Ou seja, mais segurança para suas impressoras e mais garantia de sustentabilidade!