Planejar bem o alicerce estrutural de qualquer construção é indispensável e, na hora de fazer um projeto para a construção de um edifício, deve-se pensar em muitas coisas, como por exemplo instalações elétricas, hidráulicas e de comunicação.
Muitos fios e cabos são passados em meio a uma construção, por isso, contar com um planejamento de instalação bem elaborado é fundamental. Para estruturar de maneira mais estratégica e organizada, é necessário que as edificações tenham um bom sistema de cabeamento em que todos os conectores estejam interligados de modo a otimizar a comunicação de dados.
Mas afinal, o que é o cabeamento estruturado? Também conhecido como sistema de cabeamento de rede, trata-se da disposição organizada de cabos, conectores, condutas e dispositivos que permitem a conectividade de um edifício com a rede de telecomunicações.
Como vivemos em um mundo cada vez mais conectado e tecnológico, é imprescindível estabelecer uma conexão facilitada no prédio para o uso de telefone e internet com bom desempenho. Esse sistema está diretamente ligado ao setor de infraestrutura de tecnologia da informação de uma empresa, agindo diretamente na segurança, durabilidade dos equipamentos e no suporte.
O cabeamento estruturado conta com alguns benefícios como:
Melhor performance de rede;
Prevenção de congestionamento;
Facilidade para efetuar mudanças de ramais;
Dados internos com circulação livre;
Simplificação para gerenciar o sistema;
Transferência de dados em diversos formatos sem atritos.
Não é novidade para ninguém que a organização é importante para descomplicar a vida das pessoas, e no sistema de cabeamento estruturado não é diferente. Além de toda a disposição de fios e cabos de maneira estratégica, a identificação é fundamental para manter a ordem e facilitar na hora de fazer a manutenção do sistema.
De tempos em tempos, é indispensável verificar a instalação para otimizar as conexões. Assim, quando os condutores estão rotulados com clareza, o processo de resolução de possíveis problemas ou melhoramento de estrutura será rápido e simples.
Caso o projeto de cabeamento esteja obsoleto, a estrutura pode ser prejudicada, apresentando instabilidade e falhas de conexão. Esse problema pode causar diversos prejuízos para centrais de comunicação ou empresas que utilizam muitos computadores, por exemplo, porque a resposta do sistema será mais lenta e, em consequência, o fluxo de trabalho será afetado. Por isso, ao identificar fios e cabos, a manutenção é otimizada, bem como o sistema em si.
Por mais que tenha uma grande quantidade de cabos e fios, existem etiquetadoras e rotuladores industriais que auxiliam o profissional na hora da instalação e, principalmente, no momento da manutenção.
Manter a eficiência e uma conexão de qualidade é fundamental. Para isso, é importante tomar alguns cuidados na hora de fazer o cabeamento estruturado do edifício. Para conservar a eficiência do sistema, alguns passos devem ser seguidos:
Baseie-se na norma nacional NBR 14565: é importante seguir as normas, sejam nacionais ou internacionais, que definem os padrões de cabos, conectores e meios para a implementação dessa rede.
Respeite os subsistemas: a rede é composta por 6 subsistemas e é importante respeitar as características deles. São eles:
Entrada do edifício: ponto de conexão entre a rede cabeada externa e os servidores disponibilizados na entrada do edifício.
Sala de telecomunicações: é a área onde os equipamentos e cabos estão posicionados.
Sala de equipamentos: espaço onde estão armazenados os principais equipamentos ativos da rede como servidores, roteadores etc.
Área de trabalho: é o local onde os usuários operam seus equipamentos como notebooks, desktops, telefones, etc.
Cabeamento horizontal: são os cabos responsáveis por promover as conexões entre a sala de telecomunicações e a área de trabalho da empresa.
Cabeamento Backbone: conjunto de cabos que integram a sala de telecomunicações, as salas de equipamentos e os pontos de entrada.
Organize e identifique o cabeamento: é importante identificar e organizar fios e cabos para manter a ordem e facilitar a manutenção.
Contar com uma identificação correta e organizada é fundamental para a eficiência da rede, garantindo a segurança e otimizando a comunicação de dados em grandes instalações. Embora existam muitos cabos e fios em um sistema estruturado, através de rotuladores, o processo de identificação de cada um deles fica muito mais rápido.