Existem tantas opções de estamparia que fica difícil escolher a mais vantajosa. Mas você já pensou em usar mais de uma técnica em seu negócio?
Confeccionar produtos de qualidade é um requisito básico para uma empresa conquistar seus clientes e alavancar suas vendas. Com tantas opções para estampar tecidos, fica difícil escolher a melhor para o seu negócio. Mas, com uma junção entre técnicas, é possível aumentar a diversificação de produtos e ainda diminuir resíduos, tornando sua marca mais ecológica.
Para conseguir atender às expectativas dos clientes, sua empresa deve possuir os melhores equipamentos, que entreguem a melhor qualidade possível para a peça e, ao mesmo tempo, otimizem o processo de confecção, diminuindo o tempo de produção e aumentando a quantidade, mas sem esquecer da qualidade.
A estamparia surgiu há milhões de anos e, por mais que existam diferentes técnicas, as mais utilizadas no mercado têxtil nos dias de hoje são a sublimação, também conhecida como transfer, e a impressão direta em tecido (DTG).
Embora haja semelhanças entre as duas técnicas em alguns aspectos, a sublimação de tecidos e a impressão direta são muito diferentes. Cada modo conta com as suas características e benefícios, e separamos alguns para você entender a diferença entre elas.
A sublimação é uma técnica de estamparia de baixo custo. Através dela, o design é transferido do papel para o tecido por meio de calor. Esse método consiste em imprimir a arte desejada em um papel especial com uma tinta solvente específica, posicionar o papel em cima da peça a ser estampada e, com uma prensa de calor, fazer a transferência da matriz para o produto final.
Além de ser um método considerado barato, a sublimação em tecido tem diversos benefícios, como por exemplo:
Simplicidade e possibilidade de imagens multicoloridas
Adequada para pedidos pequenos ou impressões únicas;
Tecnologia mais acessível e baixo custo;
Possibilidade de estampar todo o tecido;
Possibilidade de personalizar facilmente diferentes produtos, como canecas, por exemplo.
A impressão direta em tecido, popularmente conhecida como DTG, é a técnica de estamparia que imprime a imagem diretamente na peça final através de um equipamento próprio para a função. Em alguns casos, é necessário fazer a preparação do tecido para receber o design, dependendo da máquina e das tintas utilizadas. Depois do processo todo de estamparia, é só realizar o tratamento para fixação da arte.
Esse método é fundamental para quem quer confeccionar uma quantidade maior de peças sem perder a alta qualidade, contando com cores ilimitadas e mais vibrantes, além de ser mais sustentável. Algumas características e benefícios da impressão DTG são:
Agilidade na confecção;
Alta qualidade de cores e detalhes;
Mais possibilidades de estampas;
Tecnologia mais ecológica, sem produção de resíduos;
Impressão de alta qualidade em tecidos claros e escuros.
Já pensou dispor das duas técnicas de estamparia em sua empresa e ter todos esses benefícios para agradar qualquer tipo de cliente? Você não precisa escolher apenas uma e, assim, pode aumentar seu leque de produtos.
Chega de selecionar apenas um nicho do mercado para atender! Recorrendo aos dois métodos de forma complementar, você não precisa escolher apenas um tipo de público, afinal, será possível confeccionar desde peças personalizadas e únicas, com pequeno número de impressões, até peças em grandes quantidades.
Aproveite as duas técnicas de produção de estampas de acordo com sua demanda. Ou seja, se o seu cliente busca uma quantidade menor de peças e o orçamento dele é mais baixo, use sublimação. Por outro lado, se a encomenda for maior ou as peças requerem mais qualidade, use a impressora DTG. O importante é que você pense em seu “custo x benefício” e ofereça soluções viáveis a qualquer nicho.