O InkStation foi um evento online que aconteceu nos dias 18, 19 e 20 de junho e reuniu 300 tatuadores de todo o Brasil. A convenção juntou técnica, talento e desenhos impressionantes que concorreram em 20 categorias segmentadas por estilos.
O evento foi idealizado por Guga Scarpatti (@gugascarpatti), tatuador, professor de tatuagem para iniciantes e CEO do projeto INKStation. Especialista em aquarela, artes abstratas e fineline, está no mercado de tatuagem há mais de 4 anos.
A regra do evento era que o trabalho escolhido para a competição deveria ser exclusivo para o InkStation. Ou seja, a tatuagem só poderia ser feita depois do ato de inscrição e enviada à comissão julgadora através de fotos sem edição que mostrassem os processos: decalque em pele e resultado final. O profissional poderia mandar quantas artes quisesse, mas cada desenho teria que ser direcionado a apenas uma categoria das 20 existentes.
O InkStation contou com 10 tatuadores feras para avaliar as artes participantes:
Marco Treviso, jurado em Oriental;
Lucas Vareta, jurado técnico em Aquarela, Colorido e Cultura BR;
Edson Graseffi, jurado técnico em Neotraditional e Old School;
Richard Arthur, jurado técnico em Realismo CD, Portrait e Artfusion;
Tirza Setta, jurada técnica em Realismo PB e Preto e Cinza;
South Gama, jurado técnico em Geek, Comics, New School e Iniciante;
Rodrigo Tanigutti, jurado técnico em Pontilhismo;
Rhay Farinna, jurada técnica em Fineline e Whipshading;
Paulo Jovanini, jurado técnico em Blackwork;
Caio Cruz, jurado técnico em Caligrafia.
Todos eles são artistas renomados e entendem muito das técnicas de cada estilo. O julgamento foi transmitido ao vivo pelo canal do YouTube do evento, dividindo as categorias por dia e aplicando critérios de avaliação diferentes para cada uma delas.
No dia 18/06, foram avaliados os estilos Aquarela, Blackwork, Caligrafia, Cultura BR, Oriental, Neotradicional e Old School. Dia 19/06 foi reservado para Artfusion, Colorido, Realismo CD, Portrait, Pontilhismo, Whipshading e Fineline. Por fim, no dia 20/06, foram julgadas as categorias Geek, Comics, New School, Iniciante, Preto e Cinza e Realismo PB, além de ser divulgada a Premiação Especial para o Melhor do Evento.
Estilo marcado por contornos e traços grossos em cor preta, trazendo firmeza ao desenho. O Old School é a marca tradicional da tatuagem e remete às primeiras artes criadas ainda no século XX. Por isso, a paleta de cores se restringe a vermelho, amarelo ouro, azul médio, verde e marrom.
A evolução do Old School traz distorções e variações de linhas e planos. O estilo conta com técnicas de efeito de luz, brilho natural, contra luz e profundidade. Além disso, o tema para desenho foi livre, assim como a escolha de cores e texturas.
Elementos da cultura oriental dispostos na anatomia do cliente e fluidez do estilo.
Representação da cultura brasileira em geral, homenageando grandes nomes, comemorações típicas, flora, fauna, história, arte etc.
Construções tipográficas e lettering dispostas perfeitamente à proporção anatômica do cliente, mantendo a harmonia e fluidez da tattoo. Esse estilo poderia ser preto e branco ou colorido.
Estilo livre, desde que envolvesse cores vibrantes em sua construção. Foi avaliada a harmonia dos tons escolhidos conforme a disposição no círculo cromático.
Trabalhos com cores dispostas em manchas, splashes e efeitos aguados. A temática foi livre e os traços eram permitidos apenas para limitar detalhes.
Reprodução fiel de pessoas na tatuagem. Para a avaliação, foi necessária a imagem de referência para comparar ao desenho.
Mistura de estilos com temática livre. O trabalho, porém, deveria ser feito por apenas um artista.
Artes baseadas em histórias em quadrinhos. Quanto mais fiéis à referência, mais pontos. A categoria, porém, não permitia desenhos realistas.
Temas em geral trabalhados com tons de sumie, cinza e pontos de brilho e iluminação em branco.
Artes fiéis a objetos, animais ou pessoas trabalhadas em preto e branco. Para a avaliação, foi obrigatória a apresentação da imagem de referência.
Assim como a categoria acima, o desenho precisava retratar a realidade e a imagem de referência era obrigatória. A diferença é que a arte deveria ser colorida.
O desenho era formado através de pontos e não foram permitidos traços rastelados ou sombras. O tema dessa categoria foi livre.
As agulhas deveriam ser de 01, 03 ou 05RL e o desenho era construído em linhas. Para complementar, eram permitidas técnicas de rastelado, caligrafia e pontilhismo.
Categoria livre para abrir espaço a quem está começando na área. Para concorrer, foi obrigatória a comprovação de tempo de experiência igual ou menor que 2 anos.
Trabalhos exclusivamente executados com agulhas de traço, produzindo texturas degradês com pontos corridos, efeitos de rastelado e hachuras.
Categoria que avaliou o processo criativo, personalidade e originalidade do artista. Foram permitidos traços variados, utilização livre de cores, perspectivas diferentes e temáticas características do estilo.
A arte deveria remeter à cultura pop, como filmes, séries, games e animes. A técnica do desenho foi livre.
Desenhos formados em preto puro, com variações em texturas de whipshading, hachuras e pontilhismo. O tema dessa categoria foi livre.
Com 300 artistas de mais de 160 cidades diferentes, inclusive de fora do Brasil, como Estados Unidos, Inglaterra, Canadá, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Espanha e Portugal, o InkStation, sem dúvidas, foi um sucesso - além de disputadíssimo!
A categoria mais procurada da edição foi Preto e Cinza. Quem levou o 2º lugar da modalidade foi o Urbano Tattoo, que atende em Salvador-BA e é especialista em lettering e black & white. O 1º lugar foi conquistado pelo fera George Lange, que reside em Nova Iorque e mostrou para o que veio com uma arte cheia de técnica e complexidade, retratando o personagem Jason Voorhees.
Mas chega de suspense: o cara do InskStation Winter foi o Marcelo Simon! Com uma tattoo extremamente detalhada, o artista apresentou um bode de simetria perfeita que ocupa todo o peitoral do seu cliente. Ainda não está impressionado? Pois bem, o desenho foi composto apenas por pontos! Não estamos exagerando, a arte preenche todo o tronco de um homem adulto sem contar com traços, linhas ou rastelados. Bacana e muito merecido!
Os primeiros e segundos lugares de cada categoria levaram um super troféu InkStation e, claro, muita credibilidade na área. Já o melhor do evento, o destaque Marcelo Simon, levou para casa um super iPad 8 com Apple Pencil para criar suas artes com muita tecnologia e, lógico, uma Pocket Jet Brother para imprimir seus decalques fiéis aos desenhos originais. Que combo, não é mesmo!?
Todos os artistas mostraram para o que vieram no InkStation. O evento foi um sucesso e nós fazemos questão de apoiar todos os profissionais que estão crescendo na área. É por isso que criamos soluções pensadas justamente para o mundo da tattoo: as impressoras térmicas portáteis Pocket Jet. Para os melhores decalques, conte sempre com a gente!