As máquinas de costura são a principal ferramenta de trabalho de artesãos criativos, costureiras e todo tipo de empreendedor que busca criar, a partir de tecidos e materiais diversos, itens exclusivos e personalizados.
Por ser uma grande aliada e determinante na qualidade do resultado das peças, é muito importante que os acessórios para máquinas de costura sejam os melhores do mercado. Continue lendo para ver quais são os três itens que devem acompanhar os equipamentos e são os mais comuns e utilizados.
A bobina é uma peça fundamental para o funcionamento da máquina. Ela é responsável por fornecer a linha inferior que se entrelaça com a linha superior na formação da costura. A bobina é inserida na parte inferior do equipamento, em uma área chamada de ‘’caixa de bobina’’. Quando a máquina é acionada, a agulha desce e puxa a linha superior através do tecido, enquanto a bobina gira e fornece a linha para formar os pontos.
A bobina é indispensável para produzir costuras retas e reforçadas, bem como para fazer pontos decorativos nos projetos. Ela permite que o trabalho seja realizado de forma eficiente e uniforme, garantindo uma boa qualidade de acabamento em suas peças e projetos de costura.
A limpeza da bobina também é muito relevante para o bom desempenho da máquina de costura. Use o pincelzinho que acompanha o equipamento para tirar eventuais sujeiras e pó que podem acumular no local.
O calcador para máquina de costura é uma peça fundamental para garantir a qualidade e precisão das costuras. Ele funciona como uma espécie de "pézinho" que pressiona o tecido contra a chapa da máquina enquanto a agulha costura, permitindo que o material não escorregue. Existem vários tipos de calcadores, a depender da finalidade do seu trabalho.
Na costura reta, por exemplo, o calcador possui uma abertura estreita para a agulha passar, conferindo mais segurança e firmeza ao material. Já na costura ziguezague, ao contrário da reta, a entrada é mais larga e possibilita o vai e vem da agulha. Para costuras de zíper, o calcador possui apenas um lado, o que permite que a agulha chegue bem perto de qualquer tipo de zíper, inclusive os invisíveis.
Na bainha de lenço, o calcador garante uma dobra perfeita e uma costura sempre linear e com a mesma distância. Se você não tiver uma máquina overloque, o calcador para chuleio irá garantir um alinhavo perfeito para que o tecido não desfie.
Ainda existem mais opções e é essencial conhecer, pelo menos, os principais tipos de calcadores. Isso irá impactar diretamente no resultado da peça, garantindo um produto de qualidade, de acordo com cada material ou tecido que será utilizado.
A joelheira de máquina de costura é uma peça que pode ser acoplada na base da máquina e serve para acionar o calcador sem o uso das mãos.
O maior benefício da joelheira é que ela proporciona maior precisão e controle durante a costura, isso porque as mãos ficam livres para manusear o tecido e ajustar a posição da agulha enquanto a peça é acionada com o joelho. Isso é especialmente útil em projetos de costura que requerem longas sessões de trabalho.
Outra dica é investir em uma joelheira com bom material, pois é comum que muitas se quebrem com o uso rotineiro. O bom uso dos acessórios, quando combinados, garantem um resultado diferenciado e de qualidade, características essenciais para todo artesão que busca encantar os clientes e produzir produtos personalizados e exclusivos.
Vale salientar que nem todas as máquinas possuem encaixe para joelheira - portanto, avalie se o acessório será útil na sua produção!
Usar bons materiais e máquina de costura faz toda a diferença na qualidade do resultado dos mais variados tipos de trabalho. Entender e utilizar da maneira correta é de extrema importância na hora de produzir peças personalizadas e sob medida. Pense nisso na hora de investir em equipamentos e, com os itens adequados à sua máquina, produza mais peças inovadoras!